Fake, fofoca e ruindade
Fake news é uma expressão em Inglês que se incorporou ao cotidiano verbal dos brasileiros sem praticamente precisar de tradução. O termo fake sempre foi visto para maioria das pessoas como algo ruim, falso, como de fato o é.
Apesar de toda a sua carga de ruindade, as fake news desandaram a invadir o cotidiano dos brasileiros. Tanto é que chegaram a decidir uma eleição, infelizmente a favor do candidato que, provado até agora, era o que de pior se tinha entre os postulantes.
As fake news se espalham muito rapidamente. Para pessoas de mau coração, com o declarado intento de fazer o mal, de confundir, de destruir reputações. Para alguns inocentes no termo, elas são impulsionadas como aquele incontido desejo de alguns de fazer fofoca.
Não são poucas as pessoas que declaram despudoradamente que repassam uma notícia, fake ou não, pelo impulso de mandar adiante tudo o que lhes chega ao seu conhecimento. Como alguém que vê a filha da vizinha com uma outra pessoa e já sai espalhando que é um namorado novo (para usar um termo suave).
No Rio Grande do Norte, há um decreto em vigor que busca inibir a divulgação de fake news. Apesar do diploma legal, elas proliferam. E tem atingido até mesmo a governadora Fátima Bezerra. Como fake ou fofoca tudo o que se diz do outro com má intenção é ruindade e/ou crime. E como tal deve ser combatido. A bem da verdade.
NOVO MEMBRO
O advogado Sérgio Oliveira, que também é jornalista e nosso companheiro de casa, é o mais novo membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mossoró. Ganha a comissão, ganha a sociedade e ganham as pessoas com autismo. Parabéns, amigo.
SEM LOCKDOWN
O novo decreto do governo do Estado, em vigor desde ontem, tem sido interpretado por algumas pessoas como estabelecimento de lockdown no Rio Grande do Norte. Acredito que falta muito para ser encarado como tal. Acredito que o mais duro é o estabelecimento de multas, mas essa medida só terá eficácia com intensa fiscalização.
COM LOCKDOWN
Enquanto isso, a cidade de Itaú colhe os frutos de ter estabelecido o bloqueio total. O município tem apenas 9 casos de pessoas suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus. Das 14 pessoas que testaram positivo todas estão recuperadas. Acredito que o decreto deverá perdurá enquanto a situação no restante do Estado se mantiver como está.