Glycia Paiva
Mossoroense, 23 anos, graduada em psicologia pela Universidade Potiguar.

SOBRE DESACELERAR…

Demonstrar saúde mental atualmente é riqueza, já que passamos a presenciar cada vez mais um estilo de vida que nos acelera e consequentemente nos torna pessoas mais ansiosas e agitadas, onde os indivíduos tendem a se programar para tudo, inclusive para alguma resposta que possivelmente será negativa. E por que será que isso acontece? Quando falamos…
Leia mais...

Como agir diante de um surto psicótico?

Alterações repentinas de comportamento, alucinações, delírios (ideias de perseguição, escuta de vozes, visões irreais); reações desproporcionais à realidade; comportamento agitado, incoerente, agressivo ou catatônico são os principais sintomas de um surto psicótico, um episódio de dissociação psíquica no qual a pessoa perde a noção da realidade e…
Leia mais...

Como diagnosticar ansiedade?

Você é uma pessoa que tem alterações do sono? Convive com medos irracionais? Apresenta inquietação constante? Sente sintomas físicos, como taquicardia com frequência? Tem medo do futuro? Pois é, esses são uns dos vários sintomas que podem ser desencadeados em pessoas que tem uma predisposição a ter ansiedade, e pode ser  apresentado em pessoas que…
Leia mais...

Brasil, o país mais ansioso do mundo e resistente ao tratamento

Sabe aquele momento em que parece que nada vai dar certo? Pois é! São momentos como esses que fazem com que o ser humano duvide da sua capacidade, e consequentemente perca o controle do seu próprio corpo, onde muitas das vezes não sabe o que está acontecendo consigo, e assim surgem dificuldades para dormir, dificuldade para se concentrar, uma…
Leia mais...

Qual o papel do psicólogo nos transtornos alimentares?

Antes de iniciarmos falando sobre qual a função do psicólogo diante dos transtornos alimentares, devemos deixar claro o que é um transtorno alimentar. Os Transtornos Alimentares  são caracterizados por comportamentos alimentares disfuncionais, podendo levar ao emagrecimento extremo, à obesidade, ou outros problemas físicos. Sendo assim, o…
Leia mais...

Convivendo com a dismorfia corporal

O chamado transtorno dimórfico corporal (TDC), um distúrbio que hoje atinge 2% da população, cerca de 4,1 milhões só no Brasil. Em tempos de redes sociais e culto à aparência em alta, o quadro encontra terreno fértil para crescer.  Homens e mulheres são vítimas em igual proporção. No entanto, os jovens entre 15 e 30 anos sofrem mais. “Quem convive…
Leia mais...

O que fazer para me motivar?

Um dos assuntos mais comentados hoje, é “como eu sigo uma rotina?” ou “como posso me motivar para executar uma rotina?”, o mais interessante dessas perguntas são as respostas que as pessoas esperam delas, onde é nítido que ao ouvirem respostas como “crie uma rotina e siga”, elas acabam ficando frustradas, pois as mesmas podem até já ter criado essa…
Leia mais...

Como lidar com a insônia de cada dia?

Nos últimos dias, o que mais se vê nas redes sociais são as pessoas se queixando de insônia, melhor dizendo, é um dos assuntos mais comentados, claro que depois do tema quarentena, onde de certa forma esses dois assuntos andam lado a lado, já que a dificuldade para dormir, e também a de manter uma boa qualidade do sono, tem sido uma das tarefas…
Leia mais...

Quando buscar psicoterapia?

Muitos se perguntam sobre qual seria o momento certo para ir ao psicólogo, como se existisse um prazo ou um sinal definitivo, onde na verdade, o que pode definir o momento certo de buscar ajuda psicológica é o que você sente no momento, ou melhor, o que já poderia estar sentindo há algum tempo. Quando o assunto é saúde mental, percebe-se uma grande…
Leia mais...

Resistência no processo terapêutico

A resistência é uma característica essencial a qualquer pessoa e pode surgir em situações de confrontação nas quais o indivíduo terá uma tendência a defender sua posição. No processo psicoterapêutico, a resistência é prevista e manifestada em algum momento do relacionamento terapeuta – paciente. É compreensível visto que todos querem que aqueles…
Leia mais...
1 De 6
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support