Glycia Paiva
Mossoroense, 23 anos, graduada em psicologia pela Universidade Potiguar.

RESISTÊNCIA NO PROCESSO TERAPÊUTICO

A resistência é uma característica essencial a qualquer pessoa e pode surgir em situações de confrontação nas quais o indivíduo terá uma tendência a defender sua posição. No processo psicoterapêutico, a resistência é prevista e manifestada em algum momento do relacionamento terapeuta – paciente. É compreensível visto que todos querem que aqueles…
Leia mais...

Qual o papel do psicólogo nos transtornos alimentares?

Antes de iniciarmos falando sobre qual a função do psicólogo diante dos transtornos alimentares, devemos deixar claro o que é um transtorno alimentar. Os Transtornos Alimentares  são caracterizados por comportamentos alimentares disfuncionais, podendo levar ao emagrecimento extremo, à obesidade, ou outros problemas físicos. Sendo assim, o…
Leia mais...

O QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE O TRANSTORNO BIPOLAR

Quando se fala em transtorno bipolar, logo vem a mente uma pessoa que muda de humor quase que de minuto em minuto, ou de situação para situação sem ter no mínimo uma causa aparente específica. Mas você sabia que o transtorno de humor bipolar tem suas fases? Ou seja, para obter o diagnóstico desse transtorno, deve-se haver uma longa e precisa…
Leia mais...

COMO SE DÁ O DIAGNÓSTICO DE TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico caracterizado pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietude motora) e impulsividade. O TDAH aparece na infância e na maioria dos casos acompanha o indivíduo por toda a vida. É importante dizer que o TDAH não é uma doença, portanto,…
Leia mais...

ATÉ ONDE VAI O SEU JULGAMENTO

Pare tudo o que você está fazendo e pense um pouco, não precisa me responder, mas somente hoje, quantas vezes você julgou alguém próximo a você? Ou melhor, da semana passada para cá, quantas vezes utilizou a frase “Se fosse comigo” ou “Se eu fosse você...”, bem, mas que bom que não é. Pois é, e foi exatamente por isso que resolvi falar desse…
Leia mais...

Precisamos falar sobre TARE em crianças

O Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE) é um distúrbio caracterizado por persistentes perturbações alimentares que levam a um aporte nutricional e energético insuficientes. A evitação ou a restrição alimentar em alguns indivíduos podem se basear em características como a qualidade do alimento, sensibilidade extrema a aparência, cor,…
Leia mais...

CONTROLAR A ANSIEDADE: É POSSÍVEL?

Tanto para quem sofre com os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada quanto para pessoas ligeiramente ansiosas é importante adotar mecanismos para controlar a ansiedade. Já que na maioria das vezes os sintomas ansiosos não condizem com a verdadeira realidade, pois as pessoas dão outra dimensão ao problema, geralmente aumenta. O mais…
Leia mais...

SOBRE DESACELERAR…

Demonstrar saúde mental atualmente é riqueza, já que passamos a presenciar cada vez mais um estilo de vida que nos acelera e consequentemente nos torna pessoas mais ansiosas e agitadas, onde os indivíduos tendem a se programar para tudo, inclusive para alguma resposta que possivelmente será negativa. E por que será que isso acontece? Quando falamos…
Leia mais...

Como agir diante de um surto psicótico?

Alterações repentinas de comportamento, alucinações, delírios (ideias de perseguição, escuta de vozes, visões irreais); reações desproporcionais à realidade; comportamento agitado, incoerente, agressivo ou catatônico são os principais sintomas de um surto psicótico, um episódio de dissociação psíquica no qual a pessoa perde a noção da realidade e…
Leia mais...

Como diagnosticar ansiedade?

Você é uma pessoa que tem alterações do sono? Convive com medos irracionais? Apresenta inquietação constante? Sente sintomas físicos, como taquicardia com frequência? Tem medo do futuro? Pois é, esses são uns dos vários sintomas que podem ser desencadeados em pessoas que tem uma predisposição a ter ansiedade, e pode ser  apresentado em pessoas que…
Leia mais...
1 De 7
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support