OPINIÃO

‘Red flags’ que você não deve ignorar em um relacionamento:

Todo mundo já ouviu falar de alguém que viveu ou vive um relacionamento tóxico. Um amigo, um parente, a amiga da vizinha… A expressão está cada vez mais na moda, e isso não é necessariamente um mau sinal. O termo se popularizou nos últimos tempos porque comportamentos que antes eram vistos como normais e até aceitáveis, hoje são quase intoleráveis para muita gente (ou pelo menos deveria ser). No início de uma relação, é importante estar atento a sinais de alerta, como manipulação, falta de empatia, controle excessivo e infidelidade. Alguns sinais são mais “óbvios” que outros, mas é importante levar todos eles em consideração. Como por exemplo, quando a pessoa não expressa opiniões, ela pode fazer isto porque não quer dar a conhecer nada sobre si próprio que possa revelar uma incompatibilidade. Quando a pessoa não faz perguntas também. O ideal num encontro seria que ambas as pessoas fizessem perguntas de seguimento bem pensadas para mostrar o seu interesse e envolvimento. E também quando a pessoa começa a falar de um ‘ex’. Não é tão agradável trazer ‘os’ ex no assunto e fazê-los parecer relevantes quando deviam estar no passado.

Claro que isso são comportamentos que na visão de alguns podem parecer comum, mas mesmo quando é um sinal de manipulação, que pode fazer você duvidar de si mesma, culpar você por problemas criados por essa pessoa, deixando você mal, talvez ainda não fique tão claro assim pra você. E assim os únicos sinais mais “claros” que mesmo assim são ignorados ou confundidos como forma de “cuidado”, como monitorar constantemente onde você está e com quem está, isolar você de amigos e familiares, restringir seu acesso a dinheiro ou controlar como você gasta, nem sempre é motivo de alerta no início dessa relação. Já que no início tudo é ignorado mais facilmente. Algumas pessoas tem a falsa ilusão que relações são difíceis e por isso costumam ignorar até os comportamentos mais conflituosos da parte do parceiro, deixando tudo para ser resolvido depois, e assim nunca conversam sobre as problemáticas. Por isso, eu sintetizei alguns sinais CLAROS que você precisa estar atenta no início de toda relação, o primeiro deles é o tal do Ciúmes e controle excessivo, essa é exatamente a característica símbolo de uma relação disfuncional que pode ser difícil de captar, justamente porque o sentimento de ciúmes pode estar camuflado atrás de uma preocupação ou cuidado com o outro. Outro sinal é as Brigas constantes, é claro que discussões são comuns em relacionamentos.

Muitas vezes são até saudáveis para que haja uma comunicação mais sincera e transparente do que está dando certo ou não, gerando novos acordos que fazem sentido para o casal. quando essas discussões se tornam constantes, ou começam por assuntos banais e se escalam para brigas mais acaloradas, isso se torna um fator preocupante. Essa aqui você pode até achar que nem é um problema, Demonstrações exageradas de afeto, ouvir um “eu te amo” logo no início, receber inúmeras mensagens de amor ao longo da semana, ganhar presentes sem motivos aparentes, ser convidado a ficar junto o tempo todo. Todas essas ações podem ser muito sedutoras no início, mas a longo prazo demonstram um tipo de controle de uma pessoa sobre a outra. A gente sabe que toda e qualquer relação se configura num processo, e as pessoas precisam de um tempo para se conhecer. Nesse caso que estamos falando, esse tempo é muito abreviado, então as coisas ocorrem com uma velocidade muito grande. Outro comportamento importante é a Minimização do comportamento do parceiro, outra red flag que merece atenção é se você se pega mentindo para seus amigos e família ou omitindo alguns episódios quando fala sobre o comportamento de seu parceiro. A intenção por vezes é não gerar questionamentos ou preocupação sobre a relação, mas se você não consegue ser sincera, ou sente vergonha na hora de contar sobre o seu relacionamento, o sinal pode estar bem aí na sua frente. É importante reconhecer esses sinais cedo para evitar desgastes emocionais e manter relações saudáveis. Alguns sinais de alerta podem ser resolvidos com psicoterapia com psicólogo e conversas na relação, muitas conversas.


Glycia Paiva – 27 anos, mossoroense, atualmente morando em Natal-RN e atendendo pessoas do mundo todo por meio da psicoterapia online. Psicóloga clínica desde 2020, pós graduada em Neuropsicologia, com formação em andamento em Terapia Cognitivo Comportamental e em Relacionamentos. Atende pessoas do mundo todo por meio da psicoterapia online. Área de atuação: Relacionamentos. Uso meu perfil do Instagram @glyciapaivapsi para disseminar conteúdos sobre relacionamentos, então se você tem interesse em saber mais sobre esse tema, já segue lá.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support