ARTE

Artesãs de Major Sales investem em produção de artigos natalinos

Entre os itens natalinos estão as guirlandas, bonecos de Papai Noel e panos de prato.

Neste mês de novembro, as mãos hábeis das mais de 10 artesãs e artesãos ligados à Associação Comunitária Sócio Cultural, no município de Major Sales, estão dedicadas à produção de itens natalinos, como guirlandas, bonecos de Papai Noel e panos de prato. Mães, donas de casa, chefes de família e trabalhadoras rurais, elas estão apostando na renda extra que deve vir com as festas de fim de ano, agregando estes produtos sazonais às bonecas de crochê, porta-joias e roupas que produzem habitualmente.

Há anos, as pessoas da comunidade do bairro Bom Jardim precisavam de uma oportunidade, o que veio quando a entidade localizada no Alto Oeste potiguar foi encaixada em um Subprojeto de Empreendimento Econômico e Solidário da Agricultura Familiar, na categoria Artesanato, e recebeu do Governo do Estado, por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Trabalho, Habitação e Ação Social (Sethas), o montante de R$ 589 mil para construção, reforma da estrutura física do empreendimento e compra de equipamentos para confecções e artesanato. Os recursos para esta atividade produtiva sustentável são originários do Acordo de Empréstimo estadual com o Banco Mundial.

“Aqui foi tudo demolido e reconstruído. Três máquinas de costura iniciaram nosso plano de negócios. Mais outras 20 foram obtidas com o rendimento do dinheiro aplicado”, conta Maria Carlos, presidente da associação. “E mesmo com a pandemia, o Senai, por meio do Governo Cidadão, ainda ministrou um curso de costura e outro de pintura, qualificando 30 costureiras”, completa, dizendo que a capacitação permitiu que elas aprimorassem a confecção de figurinos para grupos folclóricos locais e para a Prefeitura.

Tradição cultural

Os tais grupos têm seu ápice durante a Semana Santa, no tradicional Festival dos Caboclos, manifestação inspirada na dança indígena, com pisada forte e evoluções cadenciadas, reconhecida como patrimônio cultural, imaterial e histórico do Rio Grande do Norte. Assim, este apoio do Governo está fomentando a cultura, que também tem sido tema das produções da Associação. O artesão Adriano é um dos mais dedicados a fabricar bonecos do rei do congo – peça que se destaca entre as já usuais almofadas e objetos de decoração.

Além de inovações como esta, a associação conta a seu favor com uma localização estratégica, cortada por uma BR, onde podem expor mais facilmente sua produção. “Já somos conhecidos pela nossa cultura popular, recebemos prêmios do Itau Unicef Nacional e do FIES do Itau Social”, conta Maria Carlos.

“Apoiar um grupo majoritariamente formado por mulheres, e ainda voltadas a destacar a cultura local em suas produções, é uma satisfação para este governo, que tem como meta incentivar o desenvolvimento sustentável por todo o Rio Grande do Norte”, completou o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support