A VOLTA DA ASA BRANCA

O período chuvoso consolidado em vários estados da região Nordeste é motivo de alegria e celebração. Na canção gravada por Luiz Gonzaga, “A Volta da Asa Branca”, começa dizendo que “já faz três noites que pro norte relampeia”, só que, agora em 2023, já se passaram três meses e entramos no quarto, e a chuva e o relâmpago se fazem presente. Aqui os rios estão correndo, as cachoeiras estão zoando com terra molhada, mato verde, e que riqueza.

E assim registramos a volta da nova asa branca. Ela vem em forma de chuva, rios perenes, lagoas que transbordam, açudes que sangram e barragens sendo lavadas, como costumamos dizer na região. A nova asa branca virá logo adiante em forma de fartura com o homem do campo plantando, colhendo, guardando para o sustento próprio e negociando o excedente. A natureza já fez sua parte, façamos agora a nossa sabendo armazenar, principalmente a água, para servir de fonte quando a chuva faltar.


APAGÃO NO HRTM

O Rio Grande do Norte sendo dominando pelos bandidos, ataques terroristas, greve na educação, problema com a saúde e seus servidores, e a governadora Fátima Bezerra viajando. Já foi até a Grécia, Portugal e agora China. Se alguém souber me corrija, pois até agora não encontramos nenhum resultado positivo para o Rio Grande do Norte. Pelo visto, como estão dizendo, o único motivo da última viagem foi prestigiar a posse da companheira Dilma na presidência do Banco dos Brics, em Xangai.

Como autoridade ela pode viajar sim, porém entendemos, como outras pessoas assim pensam, que esse não era o momento. Além dos fatos já citados, tivemos na última semana problema grave com um apagão no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró-RN. Graças à ação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, pacientes não perderam a vida. A falta de energia foi provocada por problemas internos, como constatou a empresa de energia elétrica. Soma-se a esse caso a ausência de turistas no último feriado, devido a insegurança que reina. Enquanto isso a governadora diz que em suas viagens foi divulgar o turismo. Estão indo para outro lugar então.

BARCELONA É AQUI

A beleza natural da região Nordeste dispensa qualquer comentário, é conhecida por todos. Principalmente o litoral nordestino com belas praias e sol praticamente o ano todo. Então, ambiente natural propício para receber turistas, porém é preciso outras ações, seja pública ou privada, para tornar o ambiente mais atrativo e aconchegante. No caso da iniciativa privada destaco aqui a Pousada Barcelona Beach Residence e, digo mais, Barcelona é aqui, ou logo ali, na Praia de Canoa Quebrada no município de Aracati, no Ceará.

Ambiente agradável, apartamentos com cozinha na qual você pode preparar, ao seu gosto, seu próprio petisco e drinks ou até mesmo, se não quiser sair do local, um bom almoço. Tudo na direção de Malu. Sim, simples assim, Malu, pessoa forte em suas atitudes. Malu é uma mulher guerreira, valente sem precisar palavras de ordem ou faixa de protesto. O chão em sua vida sempre foi base de caminhada e nunca local de queda, pois sempre soube se erguer nas dificuldades. Pousada Barcelona Beach em Canoa Quebrada, eu recomendo. Telefone de contato: 88-99716-1096 ou pelo site: book.com.

ANEL VIÁRIO, PÉSSIMA IDEIA

Calma, não é o anel viário uma péssima ideia, e sim uma faixa de pedestre que resolveram colocar nas proximidades do acesso ao município de Upanema. No dia em que estavam pintando, infelizmente ela acertou, eu passava pelo local e a pessoa ao meu lado comentou: “Não dará certo essa faixa aqui, é muito perigoso com risco de acidente”. Na mesma semana um motociclista que respeitou e parou na faixa, foi atropelado e morto. Mesmo com a colocação de pardais, o local é de velocidade e pouco se observa alguém parado no meio da pista.

E a estrutura precisa ser desfeita rapidamente, pois o perigo é constante. Ali só resolve com a colocação de passarelas. Isso feito àqueles que optarem por não usar esse espaço seguro, estará assumindo total responsabilidade por seu ato. Repito que a colocação da faixa de pedestre praticamente no final de uma reta e início de uma pequena curva no anel viário, foi uma péssima ideia. O tema inclusive já foi alvo de pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Mossoró e os vereadores ao lado de deputados, principalmente federais, são peças importantes na resolução do problema. Pois é um problema oficialmente criado na rodovia que é federal em perímetro urbano.

MACONHA E COCAINA LIVRE

Embora o ministro tenha se esforçado para desvincular sua posição do governo que ele representa, fica difícil desvencilhar sua luta em favor da descriminalização das drogas do governo do presidente Lula. Afinal, quando defendeu essa posição, ele estava em uma audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília na condição de Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania. Estou falando do ministro Silvio Almeida.

Falando sobre a descriminalização de drogas, por exemplo, maconha e cocaína, o ministro disse na Comissão de Segurança Pública da Câmara, que o uso de drogas é um problema de saúde pública e não de natureza criminal. A outra contradição é que, no mesmo evento Silvio Almeida disse que essa descriminalização não irá diminuir e sim aumentar esse tipo de crime. Acredita apenas que as políticas de combate as drogas terão maior eficácia, dizendo que já existem países com resultados positivos. O tema é polêmico.

POTIGUAR E O BARAÚNAS

Percebi acompanhando o noticiário esportivo um aparente desentendimento na diretoria do Potiguar, com forte tempero colocado por alguns coleguinhas da mídia. De um lado declarações apimentadas do presidente do Potiguar, Djalma Júnior e do outro do jogador e também importante colaborador administrativo, Márcio Mossoró. Isso não é bom, só atrapalha um projeto que aparentemente vem dando certo e pode melhorar, porém essa melhora só virá se existir união.

Se começarem a falar “idiomas” diferentes, a tendência é o fracasso. Vejam o exemplo negativo do Baraúnas e no que ele foi transformado após brigas de vaidades e luta pelo estrelato principal. Para começar a estrela de tudo é o clube, e não seus atores que fazem parte do grande elenco. Que as partes, até para as entrevistas, conversem antes e não deixem que possíveis divergências internas se tornem incontroláveis. É assim que nasce uma “bola de neve” em pleno sertão nordestino.

MENSAGEM

“O melhor pensamento para exemplificar o que é trabalho em equipe: A união faz a força!”

O Pensador – Inserida por: Fagner Gouveia

SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Um tema que entrou em pauta por todo o país deve ser ampliado e contar com a participação do maior número de seguimentos possíveis. Falo da segurança nas escolas, pois as crianças, adolescentes, professores e demais servidores das escolas pelo Brasil não podem ficar reféns desses malucos criminosos. É preciso um trabalho frequente com linhas investigatórias capazes de, sempre que possível, detectar a manobra em seu nascedouro, na origem e punir exemplarmente o seu responsável ou responsáveis.

E um ponto importante tem sido a discussão e até algumas decisões já anunciadas de segurança armada nas escolas. Hoje a política das câmeras de segurança já provaram que servem, na maioria dos casos, apenas para identificar o seu autor quando o crime já foi praticado. A presença da segurança armada pode inibir a tentativa ou impedir a sua execução. E não podemos perder muito tempo com discussões, é partir de imediato para a prática  depois cuidar das correções necessárias.

PSICÓLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS

No dia 11 de dezembro de 2019, o então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro sancionou a Lei 13.935/19, prevendo que as redes públicas de Educação Básica contarão com serviços da Psicologia e do Serviço Social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação. Em Mossoró a vereadora Marleide Cunha (PT) propôs a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal com representantes da sociedade civil organizada e educadores para discutir o tema.

De acordo com a parlamentar, a inserção dos profissionais na rede pública de ensino ainda não foi efetivada e precisa ser discutida. Lembra Marleide que a Lei Federal determina prazo de um ano, a partir de sua publicação, para que os sistemas de ensino tomem as providências necessárias ao seu cumprimento. O encontro será a partir das 09:00 desta quinta-feira, dia 20. A vereadora ressaltou ainda que ter nas escolas equipes multiprofissionais desenvolvendo ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais, é um passo fundamental rumo a qualidade da educação pública.

ESTADADO DE GREVE NA SAÚDE

Finalmente uma boa notícia com o fim da greve dos servidores da saúde no Rio Grande do Norte. É um serviço que não precisa dizer essencial, devido a sua importância para a vida de todos nós, principalmente aqueles que dependem somente da assistência no serviço público. A categoria não cedeu às pressões do secretário de saúde, George Antunes de Oliveira, que dizia só negociar com o fim da greve. Alguém de um outro patamar parece haver interferido na conversa e, mesmo em greve, a categoria recebeu uma proposta e, em assembleia, resolveu terminar o movimento se mantendo, como eles chamam, em “estado de greve”, ou seja, se não cumprir com o prometido, a turma cruza os braços.

De acordo com as propostas apresentadas, tem a garantia do pagamento de progressão de nível a partir de maio, implementação da gratificação de incentivo à qualificação e implantação do abono de permanência e adicional de insalubridade automáticos até dezembro. Também com objetivo de terminar a greve, o Governo propôs aos servidores o aumento no valor das diárias pagas aos servidores que viajam a serviço da Sesap, já com percentuais definidos entre 60% a 75% em cima dos atuais valores. Agora a categoria promete ficar atenta, aguardar e fiscalizar a efetivação dessas e outras promessas em forma de proposta para o final do movimento paredista.


DICA LEGAL – DEIXAR LOCAL DO ACIDENTE

Mais um tema polêmico em nossa Dica Legal, qual seja, você se envolver e deixar o local do acidente com vítima fatal ou ferida precisando de socorro médico. O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) traz os artigos 305 e 304 que é a base legal do tema. Sabemos que é comum muitos envolvidos deixarem o local e isso pode render prisão, pois é crime como explicam os artigos citados. No entanto o tema é polêmico e já foi preciso, apesar da lei, ser discutido no Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma grande discussão em torno do tema diz respeito deixar o local do acidente temendo pela própria vida. Muitos alegam ameaça de agressão no local e por isso fogem. O STF reconheceu que é crime deixar o local, porém o risco de agressão pelo condutor pode haver alegação de uma excludente de licitude, do tipo, estado de necessidade ou legítima defesa. Só assim haverá a possibilidade de afastar o crime previsto no CTB, porém o envolvido terá que levantar provas robustas. Fica a dica.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support