Nossas perdas, nosso vazio, nossa indiferença

Poderão morrer 300 no Rio Grande do Norte, dizem uns. As mortes chegarão a mil, preveem outros. Propagam-se óbitos apenas com a frieza dos números. Apesar de parecer inevitável que as mortes aconteçam, parece ainda mais claro que não lidamos com elas com misericórdia que o momento exige. Com o sentimento que a situação merece.

Perdemos o popular “Boquinha”. Morreu o não menos carismático e boa gente Neto da Panelada. Não temos mais o não menos bondoso Luís Di Souza. Tombou o não menos batalhador Luís Alves. Assim como as duas outras pessoas também vitimadas pela Covid-19 em Mossoró (cujos nomes não tivemos conhecimento, mas com certeza com tantas virtudes e atributos que os quatro que citamos). Pessoas com sonhos, desejos, expectativas, levadas à lápide sem direito sequer às homenagens últimas.

Talvez só os mais próximos estejam sentindo o vazio, que deveria ser da maioria. Talvez só os amigos e familiares lamentem as perdas, que são de todos nós.

Mas existe algo que é muito comum a nós todos, inevitavelmente: a indiferença. Se não fosse o nosso desprezo pela dor alheia não teríamos ruas tão movimentadas, supermercados tão cheios, filas tão imensas. Sequer estaríamos discutindo se o isolamento social é o meio mais eficaz ou não: estaríamos todos isolados.

Quando a dor do outro não nos toca, talvez não mereçamos nem o sentido da dor, porque como disse Osvaldo Giacoia, “o insuportável não é só a dor, mas a falta de sentido da dor, mais ainda, a dor da falta de sentido”.

SEM PAGAMENTO

Chegamos a um terço do mês de abril e a prefeita Rosalba Ciarlini ainda não pagou o retroativo da correção salarial do Piso do Magistério. Além de não pagar, a prefeita sequer anunciou quando será pago. Nas redes sociais, desencontro de informações. De forma oficial, nenhum pronunciamento.

SUPERMERCADOS E PADARIAS

Acredito ser necessário deixar supermercados e padarias abertos também nos finais de semana. Se as pessoas estão indo cada vez mais a esses locais, diminuir tempo de funcionamento é aumentar as possibilidades de aglomerações.

REDUÇÃO EM REPASSES

O duodécimo dos Poderes Legislativo e Judiciário, a ser repassado pelo Governo do Estado, sofrerá redução. A diminuição no valor, é importante deixar claro, é resultado de consenso construído pela governadora e presidentes da Assembleia e do Tribunal de Justiça. Arrecadação caindo com a crise, nada mais justo que todos arquem com parte do sacrifício.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support