Prefeita admite subnotificação

Na entrevista que concedeu à TV Cabugi no início da arde desta sexta-feira, 3/4, a prefeita Rosalba Ciarlini discorreu acerca de questões ligadas ao coronavírus. Reclamou que o Governo do Estado ainda não montou os leitos de UI que prometeu, lamentou que a capacidade do Hospital Rafael Fernandes para atender a pacientes com suspeita de contaminação pela doença é limitada, e disse que a prefeitura está fazendo a parte dela.

Rosalba não disse o que a prefeitura não está fazendo. Exemplo: não disse nada sobre a crise na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Belo Horizonte, onde a equipe de plantão não vai mais atender a esse tipo de demanda por falta de condições mínimas para trabalhar com segurança.

Mas de tudo o que Rosalba falou chama a atenção o fato dela ter admitido que há subnotificação no registro de casos de coronavírus. Inicialmente, é importante ressaltar que Rosalba deve ter se referido à situação de Mossoró, que ela conhece bem.

A fala da prefeita pode apontar que o quadro é mais grave do que o que realmente se desenha conforme divulgado pela própria prefeitura.

O questionamento que fica é: como a principal autoridade de uma cidade fala em subnotificação de uma questão – grave – sob a qual está sob responsabilidade dos órgãos de sua gestão fazer registro, monitoramento e controle dos casos? Importante destacar que Rosalba é médica.

O que se espera agora é que a prefeita mobilize os órgãos de saúde da prefeitura para que atuem com mais rigor e contribuem para diminuir – e quem sabe até acabar – com a subnotificação que a própria Rosalba afirmou existir. O mínimo que se espera de uma auoridade quando ela diz que há um problema é que ela o resolva.

 

FORÇANDO

O presidente Jair Bolsonaro quer o fim da quarentena no Brasil. E vai fazer de tudo para que isso aconteça. Como tem deixado claro desde que virou figura pública, Bolsonaro não tem nenhuma afeição pela vida dos outros. Agora, ele ameaça baixar um decreto próxima semana obrigando a que todos voltem às suas atividades normais. Insanidade pura.

FAKE

Ao mesmo empo em que o presidente força barra para que as pessoas voltem à normalidade, pipocam nas redes sociais notícias falsas dando conta de que vai faltar mercadoria nos supermercados. Mentira deslavada. As milícias digitais bolsonaristas não tem um pingo de humanidade.

BRIGA GRANDE

O Parido Progressistas (PP) da prefeita Rosalba Ciarlini já tem nada menos que 8 vereadores filiados. Além de Francisco Carlos, que já estava no partido, chegaram Emílio Ferreira, Flávio Tácito, Tony Cabelos, Alex Moacir, Manoel Bezerra de Maria, Zé Peixeiro e Ricardo de Dodoca. Acho que muitos desses vão sobrar nas próximas eleições. É aguardar.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...