Professores do curso de Direito da Ufersa defendem nomeação de vencedor
Ação é uma resposta a setores da universidade que se articulam em busca de nomeação da professora Ludimilia de Oliveira, terceira colocada na disputa
Professores do Curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) divulgaram nota em que defendem a nomeação, pelo Ministério da Educação, do professor Rodrigo Nogueira de Codes, primeiro colocado na consulta feita à comunidade acadêmica. A nomeação será feita em setembro.
A nota é uma resposta a setores da universidade que se articulam em busca de nomeação da professora Ludimilia de Oliveira (terceira colocada na disputa) e à própria docente, que declarou publicamente que aceita ser nomeada. O segundo colocado, professor Jean Berg Alves, já declarou que declinará do cargo caso venha a ser nomeado.
Os signatários da nota também apontam que a não nomeação do primeiro colocado na consulta é “negar os valores democráticos e a Autonomia Universitária é uma ofensa para com a memória histórica de muitas vidas, daqui e de alhures, que deram sangue, suor e lágrimas para que pudéssemos fazer as escolhas de nossos dirigentes”.
Os docentes ressaltam ainda que repudiam “quaisquer iniciativas ou tentativas de sufocar e burlar a vontade democraticamente oficializada pelo colégio eleitoral da UFERSA”.
Confira a nota na íntegra abaixo:
NOTA EM RESPEITO À DEMOCRACIA UNIVERSITÁRIA
“Nesta Reitoria só entra quem foi eleito.”
“Até que o eleito seja nomeado, nós não cessaremos.”
A despeito da sombria conjuntura da pandemia de COVID-19, temos ainda que enfrentar na sociedade brasileira os ataques constantes aos valores democráticos e à Autonomia Universitária. Foi uma brava luta contra forças internas e externas à UFERSA que garantiu a realização da consulta pública para a escolha de quem ocupará o cargo de Reitor, conforme o projeto de gestão submetido ao escrutínio dos segmentos da comunidade acadêmica.
Repudiamos quaisquer iniciativas ou tentativas de sufocar e burlar a vontade democraticamente oficializada pelo colégio eleitoral da UFERSA, partam de quem quer que seja. Negar os valores democráticos e a Autonomia Universitária é uma ofensa para com a memória histórica de muitas vidas, daqui e de alhures, que deram sangue, suor e lágrimas para que pudéssemos fazer as escolhas de nossos dirigentes. Não retrocederemos.
Nós, Professoras e Professores abaixo assinadas(os), posicionamo-nos publicamente para que o CONSUNI mantenha a ordem de classificação da lista tríplice, de acordo com o resultado da consulta pública realizada. Igualmente, pugnamos e lutaremos para que o primeiro colocado da lista seja nomeado pelo Exmo. Sr. Presidente da República.
Os lemas que abrem essa nota pública são paráfrases das posturas de Otto de Brito Guerra, então Diretor da Faculdade de Direito em Natal, e de Hélio Vasconcelos, na época estudante de Direito em greve contra o regime autoritário e cruel da ditadura militar no Brasil.
Respectivamente, A frase de Otto de Brito Guerra – “nesta faculdade só entra quem fez vestibular!” – foi pronunciada diante de contingente expressivo da polícia do exército, que tencionava ingressar na Faculdade de Direito em Natal para prender estudantes. Otto Guerra se colocou em riste diante das tropas e impediu que ingressassem na área e no prédio. Os(as) estudantes não foram presos(as) enquanto ele ocupou o cargo. Por sua vez, Hélio Vasconcelos era uma das lideranças do movimento estudantil que entoou a célebre oração de continuidade da luta: “até que tudo cesse, nós não cessaremos!”.
Imbuídas(os) da memória histórica das lutas que estabeleceram a Democracia e a Autonomia Universitária na Constituição Federal de 1988, conclamamos todas as pessoas da UFERSA a se unirem em prol da nomeação do mais votado, em respeito à vontade democraticamente manifestada.
Mossoró/RN, 16 de junho de 2020.
Ana Maria Bezerra Lucas
Arleide Meylan
Daniel Araújo Valença
Daniel Alves Pessoa
Elisabete Stradiotto Siqueira (Curso de Administração)
Felipe Araújo Castro
Gilmara Joane Macêdo de Medeiros
Jairo Rocha Ximenes Ponte
Julianne Holder da Câmara Silva
Lizziane Souza Queiroz Franco de Oliveira
Luiz Felipe Monteiro Seixas
Marcelo Lauar Leite
Mário Sérgio Falcão Maia
Rafael Lamera Giesta Cabral
Ramon Rebouças Nolasco de Oliveira
Raquel Araújo Lima
Rodrigo Vieira Costa
Oona de Oliveira Caju
Talita de Fátima Pereira Furtado Montezuma
Thiago Arruda de Queiroz Lima
Ulisses Levy Silvério dos Reis
Wildoberto Batista Gurgel