Entrevista

Conversa da Semana com Irmã Ceição

O Portal do RN continua com a série de entrevistas com os candidatos e candidatas a prefeito Mossoró. Nesta Conversa da Semana especial, os entrevistados falarão apenas sobre as propostas para a cidade. Elencamos 10 temas para que cada um mostre o que pretende fazer para essas áreas. Conforme informamos aos candidatos, a publicação obedeceria à ordem de entrega das propostas. Nesta segunda-feira, (2/11), será a vez de Irmã Ceição (PTB). Na quinta, sexta e sábado desta semana teremos as entrevistas dos demais candidatos. Veja abaixo, as propostas de Irmã Ceição.

Por Márcio Alexandre

PORTAL DO RN – Quais as principais propostas da senhora para a saúde?

IRMÃ CEIÇÃO – Implantação de um hospital filantrópico de proporções iguais ou superior ao Hospital Regional Tarcísio Maia, para descentralizar e desafogar o atendimento a urgências na cidade. Esse hospital filantrópico será mantido por doações e parceria com a prefeitura, que vai colaborar com as vias de acesso e seu terreno será requerido junto a instituições públicas por doação afim de garantir o espaço para sua construção. Também pretendemos criar um sistema informatizado (aplicativo de telefone celular) para a marcação de consultas e exames no município e criar um novo hospital psiquiátrico para a cidade de Mossoró que será referência em atendimento psicológico e terapêutico.

PRN – O que a senhora propõe para a educação?

IC – Inicialmente defendemos a realização de cursos de formação continuada para os professores e realização de concursos. Queremos introduzir um plano piloto de escola em tempo integral envolvendo o conteúdo curricular básico e outras atividades como reforço escolar, informática, ensino profissionalizante, esporte e cultura e, por fim instituir a escolha dos gestores das escolas municipais dentro do próprio corpo docente.

Vamos ainda estimular a implantação de empreendimentos industriais no município, dar incentivos fiscais para a instalação e permanência das empresas no município.

PRN – Como a senhora pretende estimular a geração de emprego e renda?

IC – De início, é necessário acabar com a perseguição aos comerciantes e vendedores ambulantes (camelôs) da cidade de Mossoró e criar incentivos, com cursos de capacitação, e parcerias entre prefeitura e vendedores ambulantes na construção do “Mercado do Camelô” no prédio do antigo ACEL, no qual será requerida a sua doação e/ou a sua desapropriação para fins públicos. Vamos ainda estimular a implantação de empreendimentos industriais no município, dar incentivos fiscais para a instalação e permanência das empresas no município. Também passa a ser uma prioridade desse plano de gestão, a implantação e ampliação de programas de capacitação e formação empreendedora como intuito de criar uma população preparada, bem capacitada de empregabilidade e oportunidades. É preciso também que haja o destravamento da máquina pública e desburocratização quanto à emissão dos alvarás e demais documentos de construção do pequeno, médio e grande construtor civil.

PRN – O que fazer para melhorar a mobilidade urbana em Mossoró?

IC – Construção de uma ligação viária entre o grande Vignt Rosado e o grande Santo Antônio desafogando principalmente a Avenida Leste-Oeste e proporcionando um acesso bem mais rápido entre os bairros circunvizinhos. Também vamos realizar obras de pavimentação em todos os bairros, priorizando os periféricos e implantar ciclovias e ciclofaixas para incentivo do ciclismo na cidade.

PRN – O que a senhora defende para a preservação do meio ambiente?

IC – Propomos a construção de uma nova subestação de tratamento do esgoto no centro da cidade, e com isso despoluir o nosso querido Rio Mossoró. Além disso, em parceria com escolas e universidades, criar programa de arborização na cidade e realizar campanha de conscientização para a população mossoroense criar o hábito de plantar árvores frutíferas, e ainda a criação do jardim zoológico e botânico municipal.

PRN – Quais as suas propostas para o desenvolvimento social?

IC – Vamos criar o “Jovem Tem Futuro”, um programa juvenil de inserção no mercado de trabalho no qual o jovem poderá trabalhar quatro horas por dia, estudar no outro horário e receber uma bolsa equivalente a 50% do salário mínimo vigente. Outra proposta nossa é a implantação do moderno programa “Cidade Conectada” para instalação de wi-fi gratuita e de qualidade (internet móvel) nos principais pontos e praças da cidade para facilitar comunicação e interação da população acompanhando as novas tecnologias e vamos revisar o Cadastro Único para inserção nos programas sociais, fazendo a busca ativa para incluir pessoas atualmente afastadas dos programas pela falta de acesso à informação.

PRN – O que fazer para fortalecer a agricultura e para evitar que o êxodo rural se intensifique ainda mais?

IC – É necessária a implantação de programa de extensão rural (assistência técnica e capacitação) de acordo com a aptidão de cada povoado. Também vamos criar um programa de fortalecimento e incentivo de produção agrícola orgânica na agricultura familiar e perfurar poços em todas as comunidades da zona rural bem como auxiliar no fornecimento da água encanada aos assentados.

Buscaremos ampliar as festividades da Estação das Artes, para a inclusão da semana gospel com a participação de cantores locais e convidados da música cristã.

PRN – Como o seu governo pretende trabalhar a inclusão?

IC – Entre nossas propostas, consideramos três fundamentais. Primeiro a implantação de uma escola municipal para a inclusão de alunos surdos-mudos. Também vamos revisar a questão da acessibilidade do município com melhoramentos das vias e calçadas e, visando à inclusão digital, a prefeitura buscará a isenção de impostos (IPI, ICMS, ISS) junto ao governo federal e estadual de aparelhos smartphones, tablets e notebooks, e financiará aos jovens de família de baixa renda em até 48x sem juros. Neste modelo de financiamento um aparelho celular custará em média um valor de R$ 500 que parcelado será apenas R$ 10,33 mensais. Ou seja, o jovem que sonha em ter o seu celular e estudar terá a oportunidade.

PRN – O que o seu plano de governo defende para a cultura?

IC – Criação do centro de tradição cultural e do programa municipal de valorização dos artistas da terra, e uma Estação das Artes/festividades juninas na qual será dado prioridade aos artistas da terra pela Prefeitura de Mossoró. Em relação aos artistas nacionais, buscar apoio com a iniciativa privada. Buscaremos ampliar as festividades da Estação das Artes, para a inclusão da semana gospel com a participação de cantores locais e convidados da música cristã.

PRN – Por fim, quais suas as propostas para contribuir com a melhoria da segurança na cidade?

IC – Implantação de armamento da Guarda Municipal, com o aparato necessário, curso de formação, avaliação e acompanhamento psicológico para os agentes. Queremos uma guarda respeitada e que respeite o cidadão. Vamos adquirir 30 viaturas estilo as que foram doadas a Polícia Militar junto ao Governo Federal para a Guarda Municipal e também estabelecer parcerias entre a Guarda Municipal e as Polícias Civil e Militar para o combate à criminalidade com um patrulhamento mais ostensivo e dinâmico. Teremos viaturas patrulhando 24 horas nas ruas do bairro de Mossoró.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support