Entrevista

Conversa da Semana com Janaína Holanda

Em tempos de pandemia, onde a covid-19 se alastrou pelo planeta dizimando vidas e causando muita dor e sofrimento, outro fantasma voltou a bater a porta de muitas famílias no Brasil, a fome. Muitos brasileiros e brasileiras perderam seus empregos, ficaram sem renda e consequentemente sem ter o que comer. Para tentar amenizar esse grave problema, os governantes estão tendo que criar meios de garantir a sobrevivência dessas famílias. Aqui em Mossoró, por exemplo, ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, estão conseguindo impedir que muitos mossoroenses passem fome. À frente dessas ações, está a secretária Janaína Holanda, assistente Social e Jornalista que está se utilizando de toda a sua experiência profissional e sensibilidade pessoal para levar soluções práticas e criativas as populações que estão em vulnerabilidade social em nosso município. A secretária Janaína Holanda é a entrevistada de hoje, 26, no quadro Conversa da Semana. Durante a conversa, ela fala sobre os projetos sociais, as inovações e como o município está criando meios de enfrentamento a maior crise sanitária do século, através da secretaria responsável pela assistência aos mais necessitados.

Por Sayonara Amorim

PORTAL DO RN – Janaína, no atual cenário de pandemia, onde a fome voltou a bater a porta de muitas famílias, quais são as ações da secretaria de Desenvolvimento Social para conter esse problema em Mossoró?

JANAÍNA HOLANDA – A fome é um monstro que voltou a assustar o país inteiro, e aqui em Mossoró, não é diferente. Nós temos observado um aumento da linha de pobreza e isso é uma preocupação muito grande aqui para a secretaria. Nós sabemos que a fome não pode esperar e por isso nós estamos com várias ações emergenciais para atender a famílias que estão em situação de vulnerabilidade, que foram mais afetadas pela pandemia, que perderam seus empregos ou que precisam ficar em casa por não ter com quem deixar seus filhos. Estamos realizando ações não somente para sanar a fome, mas estamos fazendo o acompanhamento dessas famílias com o objetivo de auxiliá-las a superar esses momentos difíceis impostos pela pandemia. Estamos fazendo a distribuição de cestas básicas e através dos nossos equipamentos, temos equipes que fazem um trabalho de cadastramento e acompanhamento que inclui encaminhamento para ações e benefícios federais, entrevistas de emprego e demais ações que visam assistir de forma mais completa as famílias. Nos já distribuímos, nestes últimos meses, 11 toneladas de comida e essa é uma ação contínua.

PRN – Ao assumiu a secretaria, qual foi o seu principal desafio à frente da pasta?

JANAÍNA HOLANDA – Primeiro eu fui conhecer a secretaria, identificar os programas que já existiam, fazer um levantamento sobre o que estava funcionando para então sentar e traçar um plano de ação. Junto com a equipe, fizemos uma listagem de todos os serviços e programas existentes para identificar as principais necessidades da população para dar início a elaboração do plano de ação.

PRN – A secretaria vem desenvolvendo várias ações com moradores de rua, esses programas já existiam?

JANAÍNA HOLANDA – Na secretaria existe um programa chamado SEAS que é o Serviço Especializado em Abordagem Social e através desse programa funciona o Consultório de Rua, onde são feitas abordagens as pessoas em situação de rua. Nesse contato, as equipes traçam um perfil do entrevistado para então encaminhá-lo para as ações. Nós estamos expandindo esse serviço e estamos realizando, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra covid e encaminhando as pessoas que tem algum problema de saúde para a assistência especializada. Nós reconhecemos a necessidade de assistência a esse público e por isso nós ampliamos os dias de atendimento. Antes eram apenas três dias e agora a assistência acontece nos sete dias da semana. Além da ampliação dos dias de atendimento, nós também estendemos o serviço para a zona rural, o que antes não existia. Entre as mudanças que estamos fazendo, ampliar os programas já existentes é uma delas. Outro ponto importante a ser falado sobre o SEAS é que este serviço não se restringe apenas a pessoas em situação de rua, também assiste a crianças que sofrem violências, maus tratos a idosos, violência contra a mulher, trabalho infantil, ou seja, é u serviço muito amplo e que vamos desenvolver muitas ações para atender a todos esses grupos. Esse é um serviço de extrema necessidade e por isso uma de nossas primeiras ações foi exatamente, expandir esse programa.

Nós fomos aos locais considerados de maior vulnerabilidade para a ocorrência deste tipo de violência.

PRN – A sua gestão desenvolveu uma semana de ações voltadas para o dia 18 de maio, data em que se busca conscientizar a população para o combate a violência sexual contra crianças e adolescentes, como você avalia as ações que foram realizadas pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social aqui em Mossoró?

JANAÍNA HOLANDA – Foi a semana em que nós intensificamos as ações que são desenvolvidas pela secretaria voltadas para esta problemática. Nós avaliamos que foi muito positivo o trabalho realizado, porque apesar de não ter sido possível desenvolver ações nas ruas, nós fomos aos locais considerados de maior vulnerabilidade para a ocorrência deste tipo de violência. Fizemos panfletagem e levamos orientação as pessoas com o objetivo de conscientizar sobre a gravidade deste tipo de crime. Nós fomos em bordeis, postos de combustíveis, mercados públicos e centro da cidade. Todo o trabalho buscou fortalecer a rede de denúncias e nós conseguimos reunir profissionais das secretarias de saúde e educação, CREAS, CRAS, conselhos tutelares onde realizamos uma ação conjunta, mas as ações voltadas para esta problemática acontecem o ano todo.

PRN – Quais outros projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social serão ampliados e estão sendo postos em prática?

JANAÍNA HOLANDA – Nós estamos desenvolvendo, no momento, um projeto no CRAS Bom Jesus que se chama ‘CRAS Bilíngue’ que é um programa voltado para a inclusão. Neste projeto, uma vez por mês um grupo de profissionais realiza um momento virtual com a comunidade surda onde toda a comunicação é feita em LIBRAS e com este trabalho é repassado para os surdos informações importantes sobre a política da assistência social, eles recebem orientação sobre como se cadastrar no Cadastro Único, entre outras informações que são repassadas através da língua de sinais. Nós também acabamos de receber um ônibus que vai nos permitir realizar ações itinerantes, e estamos realizando um trabalho com os imigrantes. Estamos atendendo a 100 famílias de imigrantes e temos uma equipe específica para assistir a esse grupo. As famílias estão sendo assistidas com aluguel social, alimentação, encaminhamento para o mercado de trabalho e para a educação. O programa de assistência aos imigrantes tem como objetivo, em um ano que eles tenham autonomia, que tenham emprego e possam garantir a própria sobrevivência e não mais precise da assistência do poder público.

Sim. A juventude é um foco dessa secretaria.

PRN – Recentemente foi divulgada a oportunidade de cursos profissionalizantes para o público jovem, existem outros projetos a serem desenvolvidos para atender a este público?

JANAÍNA HOLANDA – Sim. A juventude é um foco dessa secretaria. Em breve nós vamos retomar o Programa Estação Juventude, nós já estamos nos tramites finais e vamos reativar o projeto com a oferta de 400 vagas de cursos profissionalizantes em quatro áreas. A nossa ideia é investir na juventude porque reconhecemos o potencial dos jovens e vamos proporcionar a juventude a oportunidade de se capacitarem para o mercado de trabalho. No momento nós estamos oferecendo quatro cursos com 70 vagas para corte masculino, designer de sobrancelhas, Word e Excel e Técnicas de venda. São cursos que acontecerão em parceria com o Senac e são voltados para jovens que não concluíram o segundo grau, porque entendemos que se trata de um grupo que tem mais dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e o curso profissionalizante vai garantir essa oportunidade. Recentemente nós lançamos um programa para jovens empreendedores com linhas de crédito para a abertura de pequenos negócios, enfim, nós pretendemos durante a nossa gestão desenvolver ainda muito mais programas para o público jovem de Mossoró.

PRN – Janaína, como foi que você recebeu o convite do prefeito Allyson Bezerra para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social?

JANAÍNA HOLANDA – Foi um convite que eu não esperava, mas que aceitei de pronto, porque o social tem tudo a ver comigo. O prefeito tem feito escolhas muito técnicas e ele tem um perfil diferente. O prefeito não quer um secretariado de gabinete, todos os secretários dessa administração vão para as ruas, acompanham os serviços, atuam de forma integrada e ativa e isso é muito característico do prefeito. Eu, por exemplo, organizo o planejamento aqui na secretaria, mas vou acompanhar o desenvolvimento das ações de perto. O prefeito sempre fala para ouvir as pessoas, escutar os problemas da população. O prefeito Allyson é muito sensível as nossas demandas e isso nos deixa muito a vontade para trabalhar. A prefeitura de Mossoró tem aderido à pactos importantes como pacto da Infância, do Idoso e agora dos Imigrantes. Isso mostra a sensibilidade do prefeito para as causas sociais. O prefeito deixa sempre bem claro que sabe como é buscar um serviço e não ter acesso. Por isso ele fala que devemos prestar o melhor serviço possível a população.

PRN – Janaína fique à vontade para fazer suas considerações finais

JANAÍNA HOLANDA – Eu queria dizer que estou com uma expectativa muito boa. Estou muito motivada para trabalhar em várias frentes. Nós estamos organizando o nosso plano de ação com projetos para atender a primeira infância, a mulheres, a juventude, os idosos. Nós temos uma equipe técnica muito capacitada para atender a população. Temos consciência que a nossa assistência social ainda não está boa, mas, reconhecer isso é um ponto de partida para que possamos trabalhar para colocar Mossoró em outro patamar no que diz respeito a assistência social.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support