CANDIDATOS PERDEM TEMPO

Sabemos que campanha eleitoral, principalmente as disputas municipais, como estamos vivendo em 2024, é um ambiente acirrado e fica muito difícil evitar as trocas de acusações. Isso é fato. Porém seria mais produtivo se os cândidos resolvessem usar a maior parte do seu tempo para convencer o eleitor que tem a melhor proposta para governar, e não apenas priorizar o discurso do ódio através dos ataques aos seus concorrentes. E, de preferência, aquele com mais simpatia eleitoral e condições concretas de vitória. Esse é o alvo preferido, obviamente.

Se essa tática da agressão já deu certo no passado, observamos que muitos dos atuais eleitores preferem outra tática, qual seja, a do confronto de ideias. Quando você só ataca, passa a impressão que não tem argumento suficiente, leia-se proposta de governo, para apresentar. Além do candidato perder muito tempo só atacando e tentando desacreditar seu rival, deixar de aproveitar a oportunidade de mostrar ao eleitor, se tiver, seu plano de governo. Em um debate, por exemplo, a melhor resposta ao primeiro ataque seria dizer que não discute agressões, e sim propostas que possam melhorar a vida em sua cidade. Fica a dica, pensem nisso.


GOVERNO QUER RETORNO DAS “SAIDINHAS”

Depois do presidente Lula vetar o Projeto de Lei, e este veto ser derrubado por deputados federais e senadores, o governo brasileiro resolveu buscar apoio do Supremo Tribunal Federal para anular a lei que acabou com as “saidinhas” temporárias de presos. Enquanto os legisladores, com dados em mãos, provaram que o crime aumenta quando essa turma se encontra na rua, o argumento da Advocacia Geral da União é de que barrar esse benefício compromete a reintegração social e enfraquece os lanços familiares. E essa turma lá pensou na família quando cometeu crime.

Com essa postura fica a certeza que os únicos punidos nisso tudo foram as vítimas dos crimes por eles cometidos. Quem sabe, muitos chegando ao resultado morte. Enfim, o pedido já foi levado ao STF e já começou a andar sob a coordenação do Ministro Edson Fachin, o relator, que já solicitou informações as autoridades envolvidas e interessadas na anulação da lei. Esse é o Brasil de hoje com bandidos condenando bandidos a morte (detalhes no tópico mais adiante) e as instituições legais querendo reforçar privilégios para aqueles que cometeram crimes, foram julgados e condenados.

RACISMO NO FUTEBOL, HORA DE GESTO CONCRETO

As faixas já foram mostradas pedindo o fim do racismo no futebol, as campanhas do tipo, “#soucontraoracismo”, foram muitas, porém é chegado o momento de ações concretas para fazer valer todo esse esforço. Nesse sentido, seguindo exemplos isolados já registrados, os atletas do Real Madrid, time da Espanha, resolveram fechar um pacto. De agora em diante qualquer ato de racismo contra seus jogadores o time, imediatamente, deixará o campo de jogo.

Pelo que ouvi da posição dos atletas, não importa se a partida esteja em seu primeiro, na metade ou último minuto de bola rolando. A decisão é, saem todos do campo direto para o vestiário. Fica aqui a esperança que o time adversário faça o mesmo, acompanhe os jogadores do Real na saída. Quem sabe assim as autoridades resolvam agir com mais rigor identificando, processando e colocando na cadeia os responsáveis pelo ato de racismo. É chegado o momento de, paralelo as campanhas, também adotarem atitudes concretas contra esse ato extremamente repugnante.

TRIBUNAL DO CRIME ORGANIZADO

Se a justiça convencional não age, ou se toma alguma atitude demora, o crime organizado no Brasil resolveu agir, também fora da lei, para punir criminosos que, segundo eles, fogem das regras estabelecidas pelo próprio ambiente do crime organizado. Coisa de louco mesmo em um país que vai perdendo as rédeas do controle. Foi assim com os assassinos dos dois médicos no Rio de Janeiro, e ninguém foi punido, e agora a cena deverá se repetir em Manaus, no estado do Amazonas.

Depois de um motorista de aplicativo atropelar um motociclista, um grupo de 30 moto boys o retiraram de dentro do veículo e espancaram até a morte. Como se tratava de um idoso, o comando do PCC de Manaus não gostou, identificou os envolvidos, publicou suas as fotos e anunciou: Todos foram sentenciados a morte. Isso mesmo, o tribunal do crime para punir criminosos. Todos serão mortos, decidiu o PCC que irá cometer outro crime e, tomando como base o que aconteceu no Rio de Janeiro, as autoridades legais nada farão. Essa é a previsão daqueles que acompanham de perto essa situação.

SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!

Sem dúvida a vida será sempre a melhor escolha, porém existem casos extremos nos quais as pessoas pensam em tirar a própria vida. Para ajudar e quebrar o tabu na discussão do tema foi criada a campanha anual do Setembro Amarelo, tendo o 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em 2024 o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!” quando diversas ações estão sendo desenvolvida em Mossoró, no Rio Grande do Norte, no Brasil e no mundo. Embora exista uma data específica se faz necessário discutir o assunto o ano todo.

Como já foi dito, ainda existe um tabu nesse tipo de discussão, porém é preciso conversar e ajudar as pessoas. O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Então, anote, “Se precisar, peça ajuda!”.

O SAPO CURURU DE AREIA BRANCA

Todos conhecem a história do sapo cururu quando você quer colocar ele pra fora de casa. Empurra com a vassoura e ele pula por cima e retorna. Você joga no meio da rua e o sapo faz a volta e retorna tentando entrar, a qualquer custo, em sua residência. Pois bem, assim vem se comportando o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Souza Neto, que quer retornar ao executivo no município de Areia Branca. Condenado e sentença confirmada, por improbidade administrativa, ele insiste em manter a sua candidatura, embora o registro já tenha sido indeferido.

Com problemas no erário, o popular “dinheiro público”, Souza foi condenado e perdeu seus direitos políticos por 6 anos, além de outras penalidades. Mesmo assim ele insistiu com a candidatura e foi preciso o Ministério Público Eleitoral pedir a impugnação, o que foi acatado pelo juiz da 32ª Zona Eleitoral, Emanuel Telino Monteiro. Deixando de ser Ficha Limpa, Souza terá que correr atrás de um plano B, que pode ser a candidatura de um familiar, como vem sendo noticiado. Porém, até o fechamento da coluna, tal qual um sapo cururu, ele insistia em seu projeto pessoal. Esse é teimoso.

MENSAGEM

“A democracia está na UTI… seu oxigênio depende da consciência do nosso voto.”

Prof. Osmar Fernandes

CASAS EM RUÍNAS NA ZONA LESTE

A Caixa Econômica Federal, prefeitura de Mossoró e quem mais tenha reponsabilidade sobre o assunto, precisa deixar de empurrar com a barriga e resolver a situação dos moradores do conjunto Odete Rosado, zona leste de Mossoró. A situação é delicada com as casas, assim poderemos dizer, em ruínas. Tem rachadura que a pessoa que vai passando na rua consegue visualizar quem esteja no interior do imóvel. É preciso não só resolver a moradia dos afetados, como também explicar o que aconteceu.

Quem errou na construção? O certo é que os imóveis foram condenados e as pessoas estão sem saber onde irão se abrigar, caso fiquem sem suas residências. É preciso que tudo seja muito bem explicado e, claro, resolvido para ontem. O que não pode é a total falta de respeito pelo próximo quando a Caixa joga para cima da prefeitura e essa por sua vez devolve o problema, e assim segue tudo sem solução aparente. Chegou a hora do Ministério Público do RN entrar na história e exigir providência rápida dos responsáveis.

PALMEIRAS RHAPIS

Deixo aqui mais uma dica para quem gosta de ornamentar o jardim de casa ou local de trabalho. E a novidade vem da “Martins Mudas Frutíferas”, que agora também dispõe, na matriz da cidade Serra de Martins e filial em Mossoró, ambas no Rio Grande do Norte, de mudas de palmeiras do tipo Rhapis (Ráfia). Eu vi uma das mudas e essa já mede 1,30, e a bicha é bonitona mesmo. Se interessar é só ligar no (84) 9 8667-7313 e falar com o amigo Augusto, o “Gugu”.

Se você quer conhecer um pouco mais da variedade que dispõe a “Martins Mudas Frutíferas” também pode acessar o @martinsmudasfrutiferas. Você vai encontrar, além da palmeira que é belíssima, mudas de jambo vermelho, limão galego, manga, acerola, graviola, seriguela, abacate, pinha e goiaba, entre outras opções. A graviola da Serra de Martins é simplesmente uma delícia, imagine você plantar uma muda dessas no quintal de casa ou sítio.  Fica a dica, aproveite.

MOSSOROENSE NO PALMEIRAS

Como eu disse na coluna anterior sobre a ida de um jovem atleta mossoroense reforçar o time de base do Cruzeiro, Minas Gerais-BH, essa é uma cena quase que rotineira. Uma semana depois dessa informação vem a notícia de que outro talento de Mossoró segue com destino a um grande centro do futebol brasileiro. Desta vez o destino é o forte clube do Palmeiras, de São Paulo. Trata-se do jogador Nícolas, morador do conjunto Redenção, região Oeste da cidade, filho de Naldo, pessoa bastante conhecida em sua comunidade.

De acordo com amigos da família, o pai, Naldo, deixou tudo em Mossoró e foi para São Paulo investir na promissora carreira do filho e, no primeiro momento, vai dando tudo certo. O jovem jogador Nícolas fez teste e foi aprovado na equipe palmeirense e, se tudo correr dentro do planejado, em breve poderemos assistir esse mossoroense vestindo a camisa do Verdão. Daqui ficamos todos na torcida pelo sucesso na carreira e que o pai se mantenha, dentro do possível, bem próximo ao filho para que este não tire o foco dos seus objetivos dentro do futebol. Votos de sucesso, sempre.


DICA LEGAL – CONTAS ELEITORAIS NÃO PRESTADAS

Assim como aconteceu na última edição vamos navegar mais um pouco nas informações sobre as eleições municipais de 2024. Tratando um pouco do que diz a Resolução nº 23.607/2019 que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos e candidatos sobre a prestação de contas. Por exemplo, o seu Artigo 80 que fala da decisão que julgar as contas eleitorais como não prestadas e o que acarreta. O inciso I diz que à candidata ou ao candidato, o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral até o fim da legislatura, persistindo os efeitos da restrição após esse período até a efetiva apresentação das contas.

Entre seus incisos, alíneas e parágrafos, destaca-se também o § 5º falando que a situação de inadimplência do órgão partidário ou da candidata ou do candidato somente deve ser levantada após:

I – o efetivo recolhimento dos valores devidos; e II – o cumprimento das sanções impostas na decisão prevista nos incisos I e II do caput e no § 4º deste artigo. Isso posto, sempre atento os assessores para olhar as resoluções, enfim, as regras do jogo eleitoral para seguir sempre na linha. No mais, boa campanha e muitos votos.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support