REGISTRO FINAL DE CANDIDATURA
Como já informamos na coluna anterior, o período para o registro de candidatura acontece uma dia após a realização da convenção partidária, concluídas no dia 05, e o prazo de inscrição vai até 15 de agosto. De acordo com o “Manual de Prática Eleitoral – Eleições Municipais”, da James Lobo Advogados Associados, o Partido ou Coligação que não apresentar o Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) no prazo legal, o respectivo candidato poderá fazê-lo, individualmente, isso até quarenta e oito horas após a publicação da relação de candidaturas registradas. Lembrando que o registro de candidatura poderá ser realizado pelo partido político através do sistema CandEx, que já comentamos em outras edições da Repercutindo.
Ainda de acordo com o Manual, quanto mais cedo proceder-se o registro das candidaturas por meio do sistema CandEx, mais cedo a Receita Federal procederá a emissão de CNPJ de campanha no formato Eleição 2024 nome do candidato prefeito/vereador. Os partidos que realizarem o registro antecipadamente serão beneficiados, pois o sistema da Receita Federal não estará congestionado. Emitido o CNPJ, é hora de comparecer perante uma instituição bancária oficial e requerer a abertura da conta de campanha. Após aberta a conta de campanha, poderá ser iniciada a arrecadação de recursos, seja recursos próprios ou por meio de doação, a partir de 16/08/2024.
GASTRONOMIA EM TIBAU
Música para todos os gostos e estilos e, é claro, comida da boa. Assim poderia resumir mais uma edição do Festival Gastronômico de Tibau, polo da região da Costa Branca, no Oeste do Rio Grande do Norte, evento consolidado no calendário municipal e uma atração que vai se tornando obrigatória de sua presença, seja do Rio Grande do Norte ou de outro Estado. A multidão que frequentou o ambiente da festa da culinária local durante os três dias é a testemunha maior do que estamos afirmando.
A festa terminou deixando um gostinho especial de “quero mais”, e assim já começamos a contagem regressiva para 2025. Tudo muito bem organizado e do público presente só se ouvia elogios. A missão não é fácil, porém acredito, como a maioria presente, deu tudo certo e a credencial para o sucesso da próxima temporada foi carimbada. Muito bom que seja assim, pois Tibau já merecia uma movimentação extra para não ficar apenas no período de veraneio. Vale a pena visitar o litoral tibauense também no mês de agosto. Parabéns aos organizadores.
O AMIGO “PAREIA”
Tive o prazer de vê-lo jogar futebol, conheci seu trabalho na Prefeitura de Mossoró e, por fim, tive a honra de trabalhar ao seu lado quando este era vereador e eu já atuava na condição de servidor do legislativo mossoroense. A referência aqui é Nivaldo Dantas, ou simplesmente “Pareia” como gostava de se dirigir as pessoas próximas e também ser chamado. Infelizmente na última semana o amigo Pareia fez a passagem para a vida eterna deixando muita saudade.
Na caminhada como jogador de futebol, em particular no período que defendia o Potiguar ao lado de nomes como Manoel Ananias, Jotabê, Elói, entre outros, Nivaldo jogava duro, porém no estilo clássico. Sabia se defender e, com qualidade, de cabeça erguida, saia jogando estilo Falcão, do Internacional. Na condição de vereador tinha seus adversários políticos, porém nenhum inimigo. Pois sabia se relacionar muito bem com todos, vereadores e servidores. Chegava no ambiente sempre sorridente e cumprimentado a todos e a cada um. Que Deus o receba em um bom lugar.
TV GAZETA DO RN
Mais um canal de televisão chega ao território potiguar. Estou falando da emissora de São Paulo, TV Gazeta. A sua afiliada no Rio Grande do Norte tem sede em Mossoró, é a TV Gazeta RN. De acordo com o amigo comerciante e radialista Carlos Nascimento, a emissora montou seu estúdio na rua Dr. Mário Negócio, nº 03, no primeiro andar, bem no centro de Mossoró. E por falar em Carlos Nascimento, é bom dizer que, ao lado de J. Ferreira, ele já apresenta o programa “Ponto de Vista”, que começa ás 11:00, de segunda à sexta-feira.
Como assistir. No sinal da TV aberta o telespectador poderá assistir a Gazeta RN no canal 44.1, já na TCM será no 21.1 e no canal 82 da Telecab. Em Natal o sinal da emissora vem sendo captado no canal 137 da Cabo Telecom. Você também pode assistir no youtube.com/tvgazetarn e ainda no www.blogdoferreira.com.br. Aproveito para agradecer o convite para participar do programa “Ponto de Vista” e, nesse momento, recomendo o novo canal aos mossoroenses e todos os potiguares. Tem programação local e nacional.
GOVERNO VINGATIVO
O governo do presidente Lula (PT), não perdoa, persegue e pune aqueles que rezarem fora da sua cartilha. Quem vem sentido isso na pele são os militares do GSI, rebaixados e devolvidos para os quarteis. E o que fizeram de tão ruim esses integrantes das Forças Armadas para merecer essa punição? Eu digo. Lembram daquela campanha, via pix, que levantaram o valor de R$ 17 milhões em favor de Jair Bolsonaro, pois bem, alguns militares do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) usando seus próprios recursos fizeram doações e agora estão sendo punidos.
Eles perderam seus cargos no GSI, foram rebaixados e devolvidos aos quarteis pelo simples fato de utilizarem seus recursos. Não importa como, o dinheiro é meu e gasto como bem quiser. Infelizmente não é assim que pensa o atual ocupante do Palácio do Planalto em Brasília. Democracia, liberdade de escolha e opinião, só existem quando acompanham seus interesses. Atitudes que só lembram regime de ditadura, período de exceção, tão combatido no passado por aqueles que hoje praticam.
VÍTIMA – COMERCIANTE DE MOSSORÓ
Natural de Fortaleza, porém residindo em Mossoró há vários anos onde atuava na atividade de representante comercial, Thiago Almeida Paula era um dos passageiros que estava no avião da Voepass que caiu na tarde da sexta-feira, 09, em Vinhedo, interior de São Paulo, depois de deixar Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Sua presença no voo foi confirmado pelo radialista e religioso Chico Chagas, da igreja Assembleia de Deus Pão da Vida, da qual Thiago fazia parte. Em Mossoró Thiago residia no bairro Planalto 13 de Maio.
Lamentar a morte do Thiago Almeida que deixa esposa e filha e estava em viagem de trabalho. Em relação ao acidente já existiam, em Mossoró, muitas reclamações envolvendo a empresa e, embora seja favorável à manutenção dos voos, é preciso discutir com a empresa a utilização de melhores aeronaves. A morte de 60 pessoas nos deixa triste e ao mesmo tempo preocupados com as condições das aeronaves utilizadas pela empresa. Reforço que os voos precisam ser mantidos, como anunciou recentemente a direção da Voepress, porém a fiscalização deve ser redobrada.
VOANDO ATÉ DEZEMBRO
Uma boa notícia em relação ao comunicado anterior sobre os voos saindo de Mossoró para Natal e Fortaleza. Anteriormente a empresa Voepass Linhas Aéreas manifestava sua intenção de suspender esse serviço, chegando a cancelar alguns deles, porém recuou da decisão a manterá, até dezembro, um novo esquema de voos. Isso é positivo no sentido de que dará mais tempo para que autoridades e dirigentes da empresa possam conversar e negociar, quem sabe, a permanência por tempo indeterminado.
Em parceria com a Latam o novo calendário já definiu os voos entre os dias 27 de outubro e 30 de dezembro da seguinte forma entre Mossoró e Natal: Às segundas, quartas, sextas e domingos, das 16h45 às 17h45. Já de 28 de outubro a 31 de dezembro serão também às segundas, quartas, sextas e domingos no trajeto de volta, ou seja, Natal-Mossoró no horário das 19:00 às 20:00. Já em relação a Fortaleza ficou para os dias 29 de outubro a 31 de dezembro o itinerário Mossoró-Fortaleza nas terças, quintas e sábados sempre das 11:00 às 11:50. É torcer que o público continue prestigiando esses voos e a empresa entenda que não sofrerá prejuízo com sua manutenção.
MENSAGEM
“Amor não se transforma de hora em hora,
Antes se afirma para a eternidade.
Se isso é falso, e que é falso alguém provou,
Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou.”William Shakespeare
CÂNCER DE PELE
Embora seja mais comum se discutir o tema, câncer de pele, no período do verão, em particular no mês de dezembro quando as pessoas se expõem com mais frequência ao sol, esse deve ser um assunto para se debater o ano inteiro. E é isso que vai acontecer entre os dias 05 e 07 de setembro próximo em Natal. Tendo como tema central dos debates, “A Dermatologia na Cidade do Sol – Natal 2024”, a capital potiguar vai sediar o 77º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (CSBD).
Em relação aos cuidados para se prevenir a boa notícia é de que, principalmente, o nordestino, tem tomado consciência e melhorado atitudes de proteção. Essa avaliação é da dermatologista norte-rio-grandense Regina Jales ao lembrar a condição do Brasil de ser um país tropical, no qual a incidência solar se estende praticamente o ano todo. Ela atribui os cuidados ao grande número de informação sobre o tema, deixando a população mais consciente no hábito de usar proteção solar adequada. A Dra. Regina será a presidente do 77º CSBD a ser realizado no mês de setembro em Natal.
TUDO TEM LIMITE
Como disse através das redes sociais o próprio goleiro, tudo tem limite. Infelizmente no futebol os atos de racismo seguem marcando gol contra. E entre nós, falo do futebol do Rio Grande do Norte, apesar das dificuldades naturais, ainda surgem pessoas com esse tipo de atitude. A vítima do ataque racista foi o goleiro do América de Natal, Renan Bragança. Após a eliminação na Série D do Campeonato Brasileiro na cobrança de tiros livres da marca do pênalti contra o Retrô, de Pernambuco, uma mulher foi as redes sociais ofender de forma racista o defensor do Mecão.
A autora da ofensa, identificada como Glenda, através de uma conta no Instagran disse o seguinte: “Mds deixa de ser ruim lixo, deixa o outro goleiro joga feio preto macaco”. Respondendo as ofensas, e com toda razão, o goleiro que foi destaque do América no campeonato, disse que aceita todo tipo de crítica, todos têm seu livre arbítrio. Mas isso é passar dos limites. Não tomei conhecimento sobre o desdobramento do assunto, porém seria interessante usar os meios legais e tentar identificar a racista para que essa responsa pelos atos. Mais uma vez vamos apelar, isso precisa acabar.
POUPAR JOGADOR NO FUTEBOL
Esse é um tema que vai se tornando recorrente no futebol brasileiro, qual seja, os treinadores poupando os principais jogadores. Mesmo que os jogos aconteçam com quatro ou cinco dias de diferença. A turma hoje parece de porcelana, todos muitos sensíveis, apesar do excelente serviço de fisiologia existente nos grandes clubes do futebol brasileiro. Mas, para o torcedor, mudar time no jogo do domingo e da quarta-feira, não ajuda, perde a sequência que leva ao melhor entrosamento.
E pelos acontecimentos, parece que o torcedor tem razão. O time que utiliza seus principais jogadores apresenta um bom futebol e, quando resolve mudar cinco, seis ou mais peças de uma partida para outra, cai de qualidade e perde o jogo. Por sua vez os treinadores se defendem alegando que são muitas competições e os atletas não suportam a carga. A discussão é boa e merece maior atenção analisando o ponto de vista de cada lado, digo eu, jogadores, torcedores e treinadores.
DICA LEGAL – GRAVIDEZ, CRIANÇAS E ADOLESCENTE
Uma nova lei já foi sancionada no Rio Grande do Norte com o objetivo de aumentar a proteção as crianças e adolescentes no Estado. De acordo com novo dispositivo, Lei de número 867, sancionada no dia 02 de agosto de 2024, os hospitais públicos do RN, obrigatoriamente, terão que notificar casos e suspeitas de gravidez em crianças e adolescentes menores de 14 anos. Essa notificação deve ser feita ao conselho tutelar e também à polícia. Aquele estabelecimento que não cumprir essa medida sofrerá multa de um salário mínimo, de acordo com previsão na própria lei.
De acordo com matéria publicada na última semana pelo jornal Tribuna do Norte, essa medida também vale para maternidades, clínicas médicas e estabelecimentos similares. O ato sexual ou prática de ato libidinoso, mesmo com consentimento, é considerado estupro se praticado com menor de 14 anos. Quanto a notificação, a nova lei também prevê um prazo. Os estabelecimento já citados devem encaminhar a informação no prazo de até cinco dias úteis. Entre as informações que deverão encaminhadas estão o nome completo da criança ou adolescente, histórico de uma possível passagem para atendimento médico em outra unidade de saúde e assinatura do responsável pela elaboração da notificação. Considero a lei importante, quanto mais dispositivos existirem para combater esse tipo de crime, melhor será para a proteção das crianças e adolescentes.