Justiça suspende greve da saúde que começaria nesta semana pelo piso da enfermagem
A decisão é do desembargador do Tribunal de Justiça do RN
O desembargador do Tribunal de Justiça do RN, Glauber Rego, deferiu a tutela de urgência pedida pelo governo do estado para suspender a greve da saúde.
Para o Glauber é “indiscutível que as atividades desempenhadas pelos profissionais da saúde vinculados ao serviço de enfermagem são consideradas essenciais e inadiáveis, de modo que a interrupção de parte dos serviços coloca em risco direto à saúde pública de toda comunidade local”.
O desembargador decidiu: “defiro a tutela de urgência para suspender a deflagração do movimento grevista dos enfermeiros integrantes do SINDSAÚDE/RN e SINDERN, determinando a continuidade integral da força de trabalho, sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), a ser suportada pelo sindicato da categoria, limitada, a princípio, em R$ 200.000,00 (duzentos mil reais)”.
QUE GREVE?
O Sindsaúde anunciou na última semana uma greve em defesa da implantação imediata do piso salarial da enfermagem, começando na próxima segunda-feira (03).
A decisão foi aprovada na última assembleia geral que ocorreu na terça-feira (27), em Natal/RN e irá atingir os profissionais da enfermagem do Estado e dos municípios, com exceção de Natal.
A greve faz parte da luta nacional da enfermagem em defesa do cumprimento do piso, que está com o julgamento em curso no STF. Em Natal, o início da greve será marcado com um ato público em frente ao maior hospital do Estado, o Walfredo Gurgel, às 9h.
Com informações do Blog de Gustavo Negreiros e Portal 96 FM Natal