Política

TSE anula votos do PSC de Mossoró por fraude na cota de gênero e cassa mandatos de vereadores

Uma decisão impactante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abalou o cenário político em Mossoró. O TSE anulou os votos obtidos pelo Partido Social Cristão (PSC) nas eleições proporcionais de 2020 devido a uma fraude na cota de gênero, resultando na cassação dos mandatos dos vereadores Lamarque Oliveira e Naldo Feitosa.

A decisão foi proferida pelo ministro Carlos Horbach, que acatou um recurso especial fundamentado no artigo 36, § 7°, do Regimento Interno do TSE. Com base nesse argumento, o ministro determinou a restabelecimento da sentença que considerou procedente o pedido apresentado na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Assim, os votos recebidos pelo PSC foram declarados nulos, juntamente com o registro de candidatura do partido (DRAP). Como resultado, os candidatos ligados a ele também tiveram seus diplomas cassados.

Além disso, a decisão do TSE determina o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, a fim de refletir a anulação dos votos do PSC. Ainda de acordo com a determinação, a decisão deve ser imediatamente executada a partir de sua publicação.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support