Boa notícia

Taxa de transmissão da Covid-19 segue caindo no Estado

Índice atual é de 0.76 e poderá significar queda na ocorrência de novos casos caso se mantenha em baixa pelos próximos dias

O Rio Grande do Norte vive, atualmente, o pico da pandemia da Covid-19. Apesar dos números relacionados à doença serem sempre crescentes, um dado em especial vem animando as autoridades sanitárias: a queda na taxa de transmissão da doença.

Conhecer a taxa de transmissibilidade de uma doença significa descobrir a força de propagação dela. No caso do novo coronavírus, a taxa usada para verificar a sua situação se chama taxa R. Essa estatística mostra quantas pessoas um paciente infectado é capaz de contaminar.

Os pesquisadores chegam a esse dado usando dados atuais de casos confirmados e óbitos registrados e os cruzam com informações de semanas passadas, chegando ao número R de duas ou três semanas atrás.

No caso do Rio Grande do Norte, a taxa de transmissão vem caindo nos últimos dias. Esse índice é, hoje, de 0.76. Ele já foi 2.1, 1.5 e 1.9, e se refere a quanto cada pessoa contaminada pela doença é capaz de transmitir para outras. Então, se antes, um doente poderia contaminar mais de 2 pessoas, atualmente, ela contaminaria menos de uma.

Por ser uma doença nova, a Covid-19 ainda não tem uma taxa R fixa. Isso porque há muitas variantes que devem ser levadas em consideração, como a forma como a população está se protegendo, as medidas de isolamento social, o uso de máscaras e a adoção de medidas sérias de higiene. No começo da epidemia no Brasil, quando não se tomava nenhuma precaução, o R era de 3,5. Agora, chegou a 1,37.

Como se observa, a taxa de 0.76 está quase 50% abaixo da taxa nacional. Para a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN), o ideal é que essa taxa siga caindo ou pelo menos se mantenha nesse nível no próximo período de 7 a 10 dias. Além de contribuir para que haja queda nos novos casos da doença, uma taxa acima de 1 é considerada preocupante pelos especialistas. Uma taxa 1 significa que uma pessoa contamina outra, o que aumenta as possibilidades de o número de novos casos cresceram rapidamente num curto espaço de tempo.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support