no RN

Professores da rede estadual iniciam greve e cobram reajuste do piso salarial

Os profissionais retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (6) para comunicar à comunidade escolar sobre a paralisação e os motivos da mesma.

Professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte entraram em greve nesta terça-feira (7), com a principal reivindicação da categoria sendo o reajuste salarial de 14,95% referente ao novo piso salarial anunciado pelo Ministério da Educação no início deste ano.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte) afirmou que as propostas do governo até o momento foram insuficientes e que o indicativo de greve foi aprovado na sexta-feira (3).

Os profissionais retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (6) para comunicar à comunidade escolar sobre a paralisação e os motivos da mesma. O Sinte disse em nota que aceitou em 2022 uma proposta parcelada que trouxe perdas à categoria e que o governo não cumpriu com o pagamento em janeiro, conforme prometeu, adiando para março.

O sindicato também afirmou que a nova proposta do governo aponta para a implantação de retroativo no ano seguinte, em pelo menos oito parcelas a partir de maio de 2024. A categoria reivindica que o governo apresente uma proposta que contemple a categoria e resgate o pagamento do piso para o ano de sua aplicação.

Além disso, os professores também cobram o envio à Assembleia Legislativa dos projetos que visam instituir um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração para trabalhadores da educação, melhorar as escolas de tempo integral e garantir as gratificações de diretores e vices a partir do porte das escolas.

O Governo do RN lamentou a decisão da categoria pela deflagração da greve e afirmou que continua aberto a negociação.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support