POLÍTICO E ESTADISTA

O escritor americano James Freeman Clarke (4 de abril de 1810 – 8 de junho de 1888) sabiamente definiu que:

 “Um político pensa na próxima eleição; um estadista, na próxima geração”. Os anos e as décadas se passaram e essa verdade segue viva nos tempos atuais, principalmente quando vivenciamos mais um período eleitoral. Assistimos uma patota de políticos, e nenhum estadista, atuando na vida pública brasileira, seja no pleito federal, estadual ou, como acontece agora, em âmbito municipal. Muitos estão dando o bote nas prefeituras em 2024 porém com vistas e pensamentos voltados para a disputa dos cargos em 2026.

Observamos, por exemplo, políticos como de José Agripino Maia, no Rio Grande do Norte, sem força eleitoral para disputar ele mesmo um cargo eletivo, tem procurado arrego e refúgio em nomes emergentes como é o caso do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra. No cenário nacional, consciente que em seu partido nunca se trabalhou outro nome para liderar, apenas o seu, o presidente Lula tenta levar o debate municipal para o cenário nacional já pensando em sua sucessão. Como diz o escritor e pregador americano sobre político e estadista, essa turma não passa da patente de político, pois jamais se tornarão estadistas com pensamentos e ações apenas imediatas de ascensão ao poder.


CRISE NO PSDB FAVORECE PL

Ele que no cenário nacional já é apontado como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, isso de acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), agora vai se tornando também na principal liderança da oposição no Rio Grande do Norte. Estou falando do senador Rogério Marinho, do PL, que tem recebido em sua sigla importantes reforços com a crise instalada no PSDB potiguar. Os tucanos andaram pisando na bola na disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, na sobra, quem saiu no lucro foi o partido do senador.

Chateados com a posição do deputado Ezequiel Ferreira que, na escolha ao TCE, votou em George Soares (PV), quatro parlamentares que eram Tucanos, migraram para o Partido Liberal. São eles os deputados José Dias, Tomba Farias, Dr. Kerginaldo Jácome e, evidentemente, Gustavo Carvalho que pleiteava a vaga de conselheiro no TCE. Além do partido, o próprio Ezequiel sai no prejuízo, pois perde muito de sua condição de líder na Assembleia Legislativa. É amigo, na política é assim, um passo errado, prejuízo dobrado. O primeiros reflexos, em termos eleitorais, já poderão ser sentidos no pleito 2024 (eleição municipal) com respingos em 2026 (eleição estadual).

MUDANÇAS NO FUTEBOL

A Fifa anunciou na última semana algumas mudanças nas regras do futebol. A discussão do Cartão Azul foi retirada de pauta. Seria aquela situação na qual o jogador seria expulso de campo por 10 minutos e em seguida retornaria. Em boa parte das chamadas “mudanças’, a Internacional Football Association Board (IFAB), apenas confirmou aquilo que já vinha sendo praticado, como por exemplo, o uso de caneleira. Abaixo algumas das alterações ou confirmações.

Pênalti/goleiro – o goleiro deve permanecer com um dos pés sobre a linha, de frente para o batedor sem desrespeitar o jogo e o adversário, nem tocar nas traves ou rede.  O árbitro terá que acrescentar no final de cada tempo acréscimo pelos gols feitos. Se o árbitro não conseguir identificar no banco de suplentes quem cometeu uma infração o cartão será apresentado para o técnico. Invasão de campo antes do gol – se não tiver impacto na jogada, será confirmado o gol. Impedimento – quando um jogador em posição de offside receber a bola do adversário que tiver o total controle da bola – esse será habilitado. Pênalti/Cartão Vermelho – O árbitro apresentará o CV se o jogador que cometer a penalidade não disputar a bola em nenhum momento.  Exemplo; segurar, puxar, empurrar etc.). Árbitro Assistente Reserva (VAR) – Está autorizado a auxiliar o árbitro da mesma forma que os outros árbitros em campo.

MOSSORÓ – CANDIDATO A VICE-PREFEITO

A informação vazada quase como certa de que o ex-servidor da pasta da saúde, Marcos Antônio Bezerra de Medeiros, que também é tesoureiro do PSB em Mossoró, seria o candidato a vice-prefeito na chapa de Allyson Bezerra, agitou os bastidores da situação. Pretendente ao cargo, o ex-presidente do Previ Mossoró, advogado Paulo Linhares parece não haver gostado da novidade. Sobre a possibilidade do prefeito Allyson decidir sozinho seu companheiro de chapa, parece incomodar o ex-assessor.

Paulo Linhares chegou inclusive a dizer, em matéria publicada na Tribuna do Norte, que política não se faz sozinho e é chegado o momento de acabar com a postura dos velhos caciques. Cabe o questionamento: Será que, na visão de Paulo Linhares, o prefeito pratica a velha política, qual seja, dos caciques? Bom, o certo é que o ambiente no PSB da senadora Zenaide Maia em Mossoró é de disputa, de divisão nesse momento de escolha de quem vai compor a chapa na tentativa de reeleição do atual prefeito da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

80 ANOS DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA

Julho traz no calendário da história do Brasil uma data importante. Foi no dia 02 de julho de 1944 que teve início o transporte rumo à Itália do primeiro contingente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), sob o comando do General Zenóbio Da Costa. As homenagens aos pracinhas da FEB, enviados a Itália há 80 anos devem acontecer durante todo o mês, inclusive com direito a uma placa inaugurada pela prefeitura do Rio de Janeiro na Praça Mauá. Placa essa idealizada pelo músico João Barone, filho do pracinha João Lavor Reis e Silva, e integrante-fundador dos Paralamas do Sucesso.

Afinal, o que foi a FEB e sua missão na Itália? A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi uma força militar terrestre composta por 25.834 homens e mulheres que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi responsável pela participação do Brasil ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, em suas duas últimas fases (o rompimento da Linha Gótica e a ofensiva aliada final naquela frente). A FEB era constituída pela 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE). Seu lema de campanha, “A cobra está fumando”, era uma alusão irônica ao que se afirmava à época, que seria “mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra na Europa”. A cobra fumou e aqui nossa homenagem aos bravos.

PREFEITOS E GOVENADOR DO RS

Passado o período do jogo de cena, ações apenas para gerar publicidade, eis a realidade da situação no Rio Grande do Sul. Prefeitos foram até o Palácio do Planalto protestar e cobrar ações concretas do Governo Federal na luta pela reconstrução do Estado depois dos prejuízos causados pelas chuvas e enchentes. O grupo, sem sucesso, tentou subir a rampa do Planalto e foi impedido pelos seguranças. Eles pretendiam se reunir ou entregar ao presidente Lula um documento com suas reivindicações. Através das redes sociais o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), apoiou a ação dos gestores municipais.

A principal reivindicação do governador e dos prefeitos diz respeito a queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Eles querem a liberação de recursos urgentes. Os prefeitos lembram da necessidade de ajuda do governo federal e avisam que não vão desistir da reconstrução de suas cidades e do próprio Rio Grande do Sul. Como já foi dito, a turma visitou, fez fotos e discursos, porém precisam transformar tudo isso em gesto concreto e, o nome desse gesto concreto é dinheiro. Improvisar casas o próprio nome já diz, não resolve o problema de forma definitiva.

MENSAGEM

“Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada.”

Otto von Bismarck

TURISMO RELIGIOSO NO RN

Citando exemplos que deram certo em outras cidades do Rio Grande do Norte, o vereador Ozaniel Mesquita usou a tribuna durante sessão na Câmara Municipal de Mossoró para defender o turismo religioso e ele tem razão. Esse é um caminho que poderá apresentar excelentes resultados para a economia local. O edil citou que em Patu, será inaugurada 14 estátuas da Via Sacra, na Serra do Lima, e Mossoró tem potencial, para um santuário de Santa Luzia. Várias cidades estão apostando no turismo religioso, além de Patu, como Santa Cruz, também no RN, e Canindé, essa no estado do Ceará. Lembrou ele que o município cearense atrai romeiros de todo o Brasil.

No entendimento de Ozaniel Mesquita, que citou o sucesso do evento no mesmo pronunciamento, a movimentação religiosa iria se tornar um fator importante para o turismo, assim como já acontece com o evento Mossoró Cidade Junina. A festa de 2024 foi definida pelo vereador como sendo um evento “grandioso”. Sem olhar divergências partidárias, ele aproveitou para agradecer a todos que apoiaram o evento, citando as forças de segurança do Estado, Ursap e a Ufersa, ou seja, instituições dos governos estadual e federal em parceria com o município. Esse sim é um debate produtivo em favor do coletivo. Parabéns ao vereador.

CONSULTA PÚBLICA EM NATAL

O momento é de opinar, claro, na esperança que tudo que for dito seja respeitado e levado em consideração. Não adianta armar um ambiente e praticar algo diferente daquilo que vem sendo proposto. A questão aqui diz respeito a consulta pública aberta em Natal para que as pessoas interessadas possam opinar sobre o processo licitatório de concessão do transporte público coletivo de passageiros. O comunicado da Prefeitura de Natal, via Diário Oficial do Município, fala em sugestões que possam ajudar na questão jurídica, técnica além da econômico-financeira na hora da Concessão, mais precisamente, a sua Licitação.

A forma de participar é acessando o endereço licitacaotransporte.natal.rn.gov.br a partir das 08:00 com período já iniciado e vai até às 18:00 do dia 24 de julho de 2024. Uma boa oportunidade para a população da capital potiguar usuária do transporte coletivo falar de suas necessidades, como por exemplo, a existência de ar-condicionado, transporte em boas condições e cumprindo horário. Além dessas questões que irão impactar de forma direta na utilização do serviço, os interessados também poderão solicitar informações sobre a documentação apresentada pelos participantes da licitação. Isso posto, acessem o endereço eletrônico disponível e exerça o seu direito e até dever de cidadão.

A DEMORA DO VAR

Já conversamos aqui sobre o Árbitro de Vídeo (VAR) no futebol, e não descobrimos a roda ao afimar que essa é uma ferramenta que veio para ficar. Mesmo com erros e acertos pelos motivos que o amigo leitor quiser imaginar. Em princípio, na presunção de inocência, vamos crer que os erros sejam situações da natureza humana. Enfim, retornando ao VAR, o que precisa com urgência ser corrigido, é o tempo de sua avaliação.

Tem sido muito demorada as suas intervenções e isso acaba quebrando muito o ritmo da partida. Até mesmo o aquecimento dos jogadores fica prejudicado, sem falar no clima de tensão que é gerado e aquela chatice do árbitro seguir de um lado para o outro e os jogadores, dos dois times, indo atrás. Parece até, com todo respeito aos envolvidos, cadela no cio. Você certamente já viu, se em sua cidade tem muito cão de rua. A coitada da cachorra deita, levanta, anda, deita novamente e a cachorrada na perseguição. Voltado novamente ao Árbitro de Vídeo, se corrigirem o tempo de avaliação do lance, certamente cumprirá melhor o seu papel no futebol moderno.


DICA LEGAL – REGISTRO DE CANDIDATURAS

Atenção senhoras e senhores que pretendem concorrer a um cargo eletivo nas eleições 2024, fiquem atentos as certidões necessárias para o devido registro de suas candidaturas. A Dica Legal é no sentido de observarem o que diz, ou melhor, pede, o artigo 27 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (Res. TSE) de nº 23.609/2019; Esse dispositivo traz um rol de documento que devem estar anexados ao RRC/RRCI – Requerimento de Registro de Candidatura e Requerimento de Registro de Candidatura Individual, respectivamente.

Entre os documentos, por exemplo, é preciso apresentar relação atual de bens, preenchida no Sistema CANDex de forma simplificada, contendo a indicação do bem e seu valor declarado à Receita Federal, dispensando-se a inclusão de endereços de imóveis, placas de veículos ou qualquer outro dado pormenorizado. Entre outros tem ainda aprova de alfabetização, certidões criminais junto a justiça estadual, federal e tribunais competentes. Aqui um pequeno resumo das certidões que os candidatos deverão providenciar. Reforço, olhem o artigo 27 da resolução já citada.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support