NA POLÍTICA OPOSTOS SE ATRAEM

Se você conhece aquilo que dizem os teóricos e psicólogos do comportamento, certamente saberá que, na verdade, pessoas opostas raramente se atraem. É óbvio, criamos empatia com pessoas que têm atitudes semelhantes às nossas e repulsa com aqueles que não têm. Porém, se o assunto é política e vem junta a luta pelo poder, o que vale mesmo é a conveniência. O adversário até com discurso de aparente inimigo de ontem, pode ser o correligionário na eleição de hoje. É isso, por exemplo, que acontece em Mossoró e Natal, claro, com olhares da conveniência analisando idênticos quadros de forma diferente.

Enquanto em Mossoró pessoas ligadas e simpáticas a candidatura da deputada Isolda Dantas (PT), a prefeitura local, criticam duramente o desejo de retorno da ex-prefeita Rosalba Ciaarlni acusando-a de tentar se unir a antigos desafetos, silenciam sobre o quadro de Natal. Na capital é a deputada Natália Bonavides (PT) que recebe apoio da ex-parlamentar Márcia Maia (PDT). Sim, uma cria dos “Maias” apontados antes pelos petistas como a própria figura do demônio na política potiguar. O mesmo PT que já anda abraçado com os “Alves”, outra família que antes não era nada atraente. Conclusão, reforçando o que já foi dito, na política sim, opostos se atraem em nome da conveniência de momento e a luta pelo poder.


PRORROGADO, FORÇA NACIONAL EM MOSSORÓ

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, prorrogou por 10 dias o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em apoio aos esforços de captura de 2 foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). A medida foi publicada na edição de 4ª feira (20.mar.2024) do Diário Oficial da União. O uso da FNSP na captura dos fugitivos foi autorizado pelo ministério em 19 de fevereiro a pedido do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, com apoio da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). Ao todo 111 agentes atuam em força-tarefa.

Os agentes começaram a chegar a Mossoró em 23 de fevereiro. Com a prorrogação, devem atuar no Estado até, pelo menos, 29 de março. Ao todo, cerca de 500 agentes estão trabalhando na força-tarefa, sendo 111 da Força Nacional. O grupo é formado por policiais federais, rodoviários, penais e militares do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Ceará. A operação conta com apoio de drones, helicópteros e cães farejadores. A força-tarefa busca por Rogério da Silva Mendonça (Tatu) e Deibson Cabral Nascimento (o Deisinho). Os 2 escaparam do presídio de segurança máxima em 14 de fevereiro de 2024. (Fonte: https://www.poder360.com.br).

GRAVE – STF AJUDOU A ENTERRAR  A LAVA JATO

As coisas nesse país, leia-se, Brasil, vão caminhando para um destino sem volta. A ditadura, seja qual for o pai ou mãe, nunca foi a melhor alternativa. Em entrevista concedida ao jornal O Estado, de São Paulo, repercutida pelo portal poder360, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, afirmou, com todas as letras, que essa Corte ajudou a enterrar a operação Lava Jato. Entre outros pontos o ex-ministro disse que, a partir da conclusão de que o juízo da 13ª Vara Criminal do Paraná não seria competente, se esmoreceu o combate a corrupção. Muito grave isso.

Um dos últimos julgamentos em que participou, foi o que analisou se o ex-juiz Sergio Moro foi parcial no caso do tríplex do Guarujá, que mirou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Marco Aurélio votou contra a suspeição de Moro, mas foi vencido. E ele foi mais adiante afirmando que houve uma concepção equivocada por parte do STF sobre os casos envolvendo a Lava Jato. Acrescentando que, só não houve a mesma concepção quanto ao Mensalão porque foi o Supremo quem julgou, aí evidentemente o tribunal, disse ele, ficaria muito mal na fotografia se viesse a declarar vícios na investigação e no próprio processo-crime. Resumindo, Marco Aurélio disse que houve retrocesso no combate à corrupção no Brasil nos últimos anos. “Houve um retrocesso brutal e não continuamos a caminhar visando tornar o Brasil o que se imagina do Brasil, o Brasil sonhado”, finalizou.

CRACOLÂNDIA VAZIA EM NATAL

Um bom exemplo a ser seguido. Em Natal uma ação conjunta envolvendo forças de segurança e instituições públicas e privadas, resultou no desmonte da chamada “cracolândia”, no bairro Lagoa Nova, entre avenidas Jaguarari, Nevaldo Rocha e Antônio Basílio. A Polícia Militar acompanhou uma ação envolvendo também assistência as pessoas em situação de rua, principalmente na questão médica. A ação poderia se repetir em Mossoró ali na Praça Vigário Antônio Joaquim, no coração da cidade,

No local, assim como acontecia em Natal, já foram registradas tentativas de assalto e o quadro tende a ficar pior se nada for feito. Aqui ninguém fala em descer o porrete, também não podemos deixar o cidadão de bem entregue à própria sorte e reação, como já aconteceu. Como disse em Natal o comando da PM, é um problema social, é sim, porém a presença da polícia no local de forma permanente, como acontece agora na capital, seria um passo importante para deixar a praça livre e sem medo para seus usuários em momento de lazer ou mero transeunte.

“LEGIÃO ESTRANGEIRA” NO FUTEBOL

Não é o futebol inglês, é o futebol praticado na Inglaterra por uma Legião de Estrangeiros, que faz a diferença. Digo isso para discorda daqueles que apontam o futebol da Inglaterra como forte e competitivo e isso, ao frigir dos ovos, não é verdade. A conclusão é fácil, outro dia assistindo a um dos jogos do seu campeonato, não contei todos, mais encontrei em um dos times jogadores de origem da Dinamarca, Grécia, Portugal. França, Japão, Colômbia, Suécia, Argentina e Brasil, esses com jogadores em, praticamente, todas as equipes.

E essa presença em grande número da “Legião Estrangeira”, nos leva a outra conclusão que comprova, na prática, a não evolução, qualificação de alto nível que leva a competitividade o real futebol inglês, a sua seleção. Vejam, vou montar um “time”, com os países campões das últimas onze Copas do Mundo. São eles: Itália, Argentina, Alemanha Ocidental, Brasil, França, Brasil, França, Espanha, Alemanha, França e Argentina. Vejam, até a última copa e retornando mais em total de 11, não aparece a Inglaterra e assim confirma-se a fragilidade do seu verdadeiro futebol, esse sem a presença da “Legião Estrangeira”, atletas oriundos de outros países.

GREVE NA SEGURANÇA PÚBLICA DO RN

Justo em um momento delicado da segurança pública no Rio Grande do Norte, surge a ameaça de greve no setor. De certa forma, com a suspensão de diárias operacionais, essa paralisação já começou. Com essa atitude o efetivo disponível diminui e a população tem o atendimento prejudicado. Esse é um quadro muito grave exigindo da governadora Fátima Bezerra uma ação rápida no sentido de evitar o pior, a paralisação geral. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), as perdas salariais desses profissionais já atingem a marca de 42%.

Uma prova de que o assunto é sério e de interesse geral da população potiguar, o tema foi debatido no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. Conhecedor da situação, na condição de policial militar, o vereador Tony Fernandes (Solidariedade) destacou com preocupação a mobilização dos policiais e bombeiros militares. Ele definiu como vergonhosa a proposta do Governo do Estado e por esse motivo a categoria não irá aceitar e a paralisação vai se tornando inevitável como forma de protesto. O vereador alerta que a redução de diárias operacionais deve diminuir em 30% o efetivo nas ruas. Preocupante.

MENSAGEM

“Tomei por advogado e senhor o glorioso São José e encomendei-me muito a ele(…) Não me recordo até agora de lhe ter suplicado coisa que tenha deixado de fazer. É coisa de espantar, as grandes graças que Deus me tem feito por meio deste bem-aventurado santo e dos perigos de que me tem livrado, tanto no corpo como na alma”.

(Santa Teresa)

O POTIGUR NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Com calendário para 2024 que vai além das disputas do Campeonato Estadual, o Potiguar de Mossoró-RN volta a disputar a nova temporada do Campeonato Brasileiro da Série D, assim como já havia acontecido em 2023. Em relação ao início do certame nacional, de acordo com anúncio da Confederação Brasileia de Futebol na última semana, está previsto para o dia 28 de abril, um domingo.

Além da data de largada a CBF também anunciou os grupos e a nova premiação em dinheiro por participação e avanço de fase. Ao lado de mais dois representantes do Rio Grande do Norte, América e Santa Cruz de Natal, o alvirrubro mossoroense estará no Grupo A3 que tem ainda Treze e Sousa da Paraíba, e os cearenses Maracanã e Iguatu. Sobre a premiação financeira a cota de participação subiu de R$ 300 mil para 400 e a classificação por fase de R$ 100 mil para 150. Motivação extra para reforçar o elenco.

FIM DA “SAIDINHA” TEMPORÁRIA

Pronto, prego batido e ponta virada entre parlamentares, só falta agora o presidente da República, Lula da Silva, sancionar ou vetar. Depois de passar pelo Senado Federal e receber uma emenda para, ainda favorecer aos que desejam estudar, a Câmara dos Deputados com 311 votos favoráveis e 98 insistentes contrários, pois um fim na saída temporária de detentos para visitar parentes e amigos, ou seja, acabou a “saidinha”.

Não é algo do acaso tantos votos favoráveis ao projeto de lei, na verdade os parlamentares traduziram a vontade do povo, em sua maioria, que não concordava com o benefício daqueles que não querem viver em paz com seus familiares. O sujeito assassina os próprios pais, e vem passar o Dia dos Pais ou das Mães, em liberdade. Absurdo total. O único benefício que foi mantido é no caso dos detentos que mostrem interesse em estudar, seja curso profissionalizante ou ensino médio. Permanecendo na comarca onde cumpre pena e comprovando o bom aproveitamento para manter o benefício, caso contrário a medida pode ser cancelada.

FUGA E “CORTINA DE FUMAÇA”

Como diz o ditado popular, “agora torou dentro”. Dois sujeitos passam por um buraco de uma lâmpada, segundo versão oficial, arrombam paredes de puro concreto, passam sem serem vistos por câmeras de segurança (em Mossoró e Brasília), vencem guariteiros e cercas e fogem de um presídio federal, dito de segurança máxima, e a culpa é a Polícia Militar local. É isso que estão tentando espalhar sobre o ocorrido em Mossoró-RN forçando uma nota de repúdio da Associação de Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN).

Como diz a nota, a calúnia contra a corporação da PM/RN parece um “ato orquestrado” que visa criar uma “cortina de fumaça” sobre os gastos da manutenção da operação e a demora na recaptura dos detentos. A nota de repúdio lembra que a PM/RN teve papel importantíssimo na atuação conjunta com os agentes da Força Nacional no combate à violência no Estado em 2023. Bem como já realizou diversas missões com êxito em parceria com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal em solo potiguar. Por fim, a ASSPMBMRN espera que tudo seja devidamente esclarecido e, havendo responsáveis, que respondam pelas suas ações e/ou omissões na forma da lei. Tem razão a associação, é preciso respeitar a PM e ficar atento as matérias publicadas e suas reais intenções.


DICA LEGAL – LEI SECA, FIQUE ESPERTO

Durante os finais de semana tem sido comum o registro de várias prisões quando o condutor do veículo é flagrado dirigindo sob efeito de álcool ou outro tipo de substância psicoativa. O registro cresce no período de feitado prolongado, entre sexta ou segunda-feira. Reforçando o alerta de, “Quando beber não dirija”, a dica legal traz o artigo que fala da punição. Quando completou 15 anos em 2023 a famosa “Lei Seca” como ficou conhecida a Lei Federal nº 11.705, de 19 de junho de 2008, teve como principal slogan em propaganda do governo – Lei Seca: 15 anos de proteção à vida e tolerância zero à mistura álcool e direção.

As punições vão além da questão administrativa e passaram a vigorar também na esfera criminal. O artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, com a vigência da nova lei (11.705), passou a ser perigo abstrato, presumido.  Diz o artigo: “Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência: Penas – detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor”. A multa é de R$ 2.934,70 considerada uma infração gravíssima e a suspensão é de 12 meses. Com a aprovação da lei 13.546 de 2017, a pena para quem provocar homicídio culposo na direção de veículo automotor, quando embriagado, passou de 2 a 4 anos de detenção, para 5 a 8 anos de reclusão.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support