Desafio

Governo tenta aprovar hoje crédito extraordinário para pagar folhas salariais

Matéria terá que ser lida na sessão ordinária de hoje para, depois, ser votada numa possível sessão extraordinária

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte tem hoje uma verdadeira batalha na Assembleia Legislativa (AL/RN) na tentativa de aprovar o crédito extraordinário de cerca de R$ 1,8 bilhão para pagamento das folhas salariais, especialmente o mês de dezembro e o décimo terceiro salário de 2019.

O caminho promete ser tortuoso. Como a mensagem não foi lida na sessão anterior a de hoje, ela precisa ser lida na sessão ordinária desta quarta-feira. Caso isso ocorra, será necessário ainda que seja convocada uma sessão extraordinária para que haja a votação da matéria em plenário. O grande desafio será conseguir a leitura.

Parte dos deputados da oposição tem obstaculizado a entrada da matéria na pauta das sessões. Sem argumentos convincentes, buscam emperrar a aprovação do crédito, condição fundamental para que os pagamentos. Enquanto isso, os servidores vivem a angústia de não saber se receberão seus salários.

O deputado Souza (PHS) defendeu ontem, no plenário da AL/RN a necessidade de aprovação do mencionado crédito. Segundo o parlamentar, a matéria deveria ter sido enviada pela gestão passada, o que não aconteceu, e vai assegurar o pagamento dos salários dos servidores.

“Quando estávamos elaborando o Orçamento 2019, ficou clara a necessidade do crédito. O relator da matéria, o secretário Fernando Mineiro (PT), que era deputado à época, demonstrou que existia o déficit. Pedimos à gestão anterior para enviar o pedido, mas isso não foi feito. A atual gestão está, na verdade, corrigindo essa diferença”, explicou o deputado.

Souza afirmou que o crédito deve ser aprovado o quanto antes pela Assembleia, pois só assim, nas palavras dele, “os salários dos servidores estaduais serão pagos e os que estão atrasados poderão ser honrados”. “Se eu tiver que pagar o preço por aprovar essa matéria, eu vou pagar”, finalizou o parlamentar. (Com informações da AL/RN)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support