DPGV

Governo prepara criação de departamento de proteção na Polícia Civil

A governadora Fátima Bezerra classificou a iniciativa como um importante passo para a população

Foi apresentado na tarde de ontem (28) a minuta do Projeto de Lei (PL) que tem como objetivo a criação do Departamento de Proteção a Grupos de Vulneráveis (DPGV) no âmbito da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte.

Quando implementado, o departamento irá coordenar, planejar, fiscalizar e executar as atividades de polícia judiciária e de investigação criminal relacionadas às infrações penais nas quais a mulher, idoso, criança, adolescente e pessoas portadoras de deficiência figurem como vítimas, em razão dessa condição.

A governadora Fátima Bezerra classificou a iniciativa como um importante passo para a população do Rio Grande do Norte. “É preciso agir e ampliar atendimento para o público que sofre preconceito diário e violência gratuita. Vivemos infelizmente em uma sociedade que traz a desigualdade em sua raiz e há segmentos, sim, mais desprotegidos. O Estado existe para promover direitos e estamos lutando para ampliar o atendimento e o bem-estar do povo do Rio Grande do Norte”, destacou a governadora durante a apresentação.

Será responsabilidade do departamento agregar o atendimento resultante de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional ou orientação sexual. Este é o primeiro passo no âmbito estadual para o andamento da minuta do projeto, que seguirá para o Gabinete Civil e, quando finalizado, enviado para aprovação na Assembleia Legislativa.

O projeto, inédito no estado, quando implementado, terá a função de agregar cada um destes grupo de atendimento. Hoje o atendimento é distinto para cada tipo de investigação criminal, como os tipos de denúncias relacionadas às mulheres que podem ser direcionadas à Delegacia de Atendimento Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM).

“Apenas três estados da federação possuem esse atendimento integrado, humanizado. Diante dessa necessidade de oferecer este tipo de atendimento à população do Rio Grande do Norte, nós temos trabalhado intensamente durante os últimos meses, com muitas reuniões, conversas com as pastas sociais”, explicou a diretora de Planejamento da Polícia Civil, Paoulla Maues. “Destes três estados, retiramos as melhores experiências de cada projeto e iremos implementar ao nosso”, acrescentou.

Delegada-geral da Polícia Civil do RN, Ana Cláudia Saraiva destacou a importância de uma prestação de serviço mais humanizada dentro da Polícia Civil, assim como acredita na união e esforço do governo para dar continuidade ao projeto. “A política de atendimento tem que iniciar com a prevenção, por isso também é importante esse engajamento da Policia Civil com secretarias como a de Serviço Social (Sethas), Educação (SEEC)E Semjidh nós começaremos a passar estratégia de mudança de cultura, de desconstrução do preconceito”, destacou. “Esse é o primeiro passo, vamos apresentar a minuta de lei que está sendo finalizada para a Governadora”, concluiu.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support