Bom dia, vamos falar um pouco hoje sobre as farinhas, vocês conhecem os tipos de farinhas e seus benefícios? Vou citar algumas aqui para deixar todos informados.
FARINHA DE BANANA VERDE
Ela é rica em fibras, tem baixo índice glicêmico e possui grandes quantidades de vitaminas e minerais e, por isso, é considerada um bom suplemento alimentar, já que pode ter diversos benefícios para a saúde.
Assim, devido às suas propriedades e à sua composição, os principais benefícios da farinha de banana verde para a saúde são:
Ajuda a emagrecer porque sacia a fome e faz os alimentos permanecerem mais tempo no estômago; Controla a diabetes porque tem baixo índice glicêmico e é rica em fibras, que impede os picos de glicemia no sangue; Melhora o trânsito intestinal porque tem fibras insolúveis, que aumentam o bolo fecal, facilitando sua saída; Diminui o colesterol e os triglicerídeos porque favorece que estas moléculas se unam ao bolo fecal, sendo eliminados do corpo; Favorece as defesas naturais do corpo porque com o intestino funcionando bem, ele consegue produzir mais células de defesa; Combate a tristeza e a depressão devido a presença de potássio, fibras, sais minerais, vitaminas B1, B6, betacaroteno que possui.
RECEITA:
Panqueca com farinha de banana verde
Ingredientes:
1 ovo;
3 colheres de óleo de coco;
1 xícara de farinha de banana verde;1 copo de leite de vaca ou de amêndoa;
1 colher de fermento;
1 pitada de sal e de açúcar ou stévia.
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes com um mixer e depois preparar cada panqueca colocando um pouquinho da massa numa frigideira pequena untada com óleo de coco. Aquecer os dois lados da panqueca e depois usar como recheio frutas, iogurte ou queijo.
FARINHA DE MARACUJÁ
Ela é rica em fibras, vitaminas e minerais, podendo ser considerada uma ótima aliada do processo de emagrecimento. Além disso, devido às suas propriedades ajuda a regular os níveis de colesterol e glicose, além de garantir a sensação de saciedade.
Esta farinha ajuda a emagrecer porque contém pectina o que ajuda a diminuir os picos de glicemia na corrente sanguínea, que são responsáveis por gerar fome e vontade de comer doces.
Como fazer a farinha de maracujá em casa:
A farinha de maracujá pode ser facilmente feita em casa, sendo apenas necessário 4 maracujás. Para fazer a farinha, basta separar a polpa da casca do maracujá. Depois, é necessário retirar a parte branca da casca e colocar no forno médio até que fiquem secas e quebradiças.
Em seguida, colocar no liquidificador ou num mix e bater até que esteja tudo triturado. Para guardar, basta colocar a farinha em um recipiente limpo, seco e bem fechado.
Para não desperdiçar a polpa da fruta, é interessante fazer um suco de maracujá, que possui também vários benefícios para a saúde, incluindo a diminuição da ansiedade e melhora da qualidade do sono.
Devido a grande quantidade de fibras, vitaminas, ferro, cálcio e fósforo, a farinha de maracujá pode ser utilizada com diversas finalidades, sendo as principais:
• Ajudar a emagrecer;
• Controlar os níveis de açúcar no sangue;
• Saciar o apetite;
• Diminuir a absorção de gorduras;
• Ajudar a baixar o colesterol;
• Diminuir a absorção de carboidratos;
• Combater a prisão de ventre;
• Acalmar e combater a insônia;
• Desintoxicar e purificar o organismo.
Para que a farinha de maracujá tenha efeito a curto e longo prazo, é importante que a pessoa a consuma de forma regular e sempre acompanhada de alimentação equilibrada e saudável, prática de atividades físicas regulares e ingestão de líquidos durante o dia.
RECEITA:
Biscoito de maracujá com coco
Ingredientes:
– 1 xícara de farinha de trigo integral;
– 1 1/2 xícara de farinha de maracujá;
– 1/2 xícara de açúcar mascavo;
– 1 colher de cacau;
– 3/4 xícara de leite de coco;
– 3 colheres de sopa de óleo de coco;
– 2 colheres de suco de maracujá concentrado
Modo de preparo: Misture muito bem todos os ingredientes até que forme uma massa homogênea que possa ser moldada com as mãos, formando pequenas bolinhas. Estenda a massa sobre uma mesa ou bancada da cozinha, com um rolo de massa. A seguir corte a massa em pequenos quadradinhos ou em círculos e leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, até que fiquem bem cozidos. Coloque papel alumínio ou papel manteiga para que os biscoitos não fiquem grudados na assadeira.
FARINHA DE UVA
A farinha de uva é feita a partir das sementes e da casca da uva, e traz benefícios como regular o intestino devido ao seu teor de fibras e prevenir doenças cardíacas, pois tem uma elevada concentração de antioxidantes.
Essa farinha é fácil de ser utilizada e pode ser usada em pratos doces ou salgados, também podendo ser produzida em casa. Os seus principais benefícios para a saúde são:
Prevenir doenças cardíacas, por ser rica em antioxidantes como o resveratrol; Melhorar o funcionamento do intestino, por conter fibras; Melhorar a circulação, pois reduz a inflamação e a formação de aterosclerose nos vasos sanguíneos; Reduzir o colesterol, por conter flavonoides, que são antioxidantes poderosos; Reduzir dores nas articulações, devido ao seu alto teor de antioxidantes; Combater o envelhecimento precoce, pois os antioxidantes mantêm a saúde das células da pele; Prevenir varizes, por ativar a circulação sanguínea; Ajudar a controlar a glicemia, por ser rica em fibras.
Ela também pode ser encontrada na forma de cápsulas, e os seus benefícios são obtidos a partir do consumo de 1 a 2 colheres de sopa dessa farinha por, pode ser adicionada em vitaminas, saladas de frutas, bolos e sucos, como mostrado nas receitas a seguir.
RECEITA
Bolinho de Farinha de Uva
Ingredientes:
– 1 xícara de farinha de trigo integral
– 1 xícara de aveia em flocos
– 1 xícara de farinha de uva
– 1/2 xícara de açúcar mascavo
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1/4 colher de chá de sal
– 1 xícara de leite
– 1/2 xícara de maçã picada
– 1 colher de sopa de óleo de coco
– 2 ovos
– 1 colher de chá de essência de baunilha
Modo de preparo: Em um recipiente grande, misturar as farinhas, a aveia, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outro recipiente, misturar o leite, a maçã picada, o óleo de coco, os ovos e a baunilha. Despejar a mistura líquida sobre os ingredientes secos e misturar até ficar uniforme. Colocar a massa em forminhas de pequenas untadas e levar ao fone pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até que o teste do palito indique que o bolinho cozinhou.