DECRETOS SERÔDIOS

 

Depois de uma grande farra, vem a indesejada ressaca. Não importa a denominação, se serôdios ou tardios, o certo é que os tais decretos anunciados por governadores e prefeitos depois da pandemia voltar a ganhar força, favorecem aos que já ganharam um bom dinheiro com suas festas e acaba gerando enormes prejuízos aos pequenos comerciantes e músicos locais que tentam sobreviver. O correto teria sido seguir o sábio recado do – é melhor prevenir do que remediar, ou seja, os grandes eventos e aglomerações não eram para acontecer. Agora não tem alternativa, é remediar mesmo, no sentido literal da palavra.

Não cabe agora apontar o dedo na direção dessa ou daquela pessoa, porém não abriremos mão de condenar e cobrar atitudes mais sérias daqueles que são indicados pelo povo para cuidar de suas vidas, isso no que diz respeito a gestão pública. Sejam mais responsáveis e honrem o voto e o mandato que lhes foram confiados. Saber que existe uma pandemia séria assolando o mundo e, mesmo assim, autorizar a realização de festas e aglomerações, não é nada republicano.


OS PRESIDENCIÁVEIS

Fevereiro termina com lançamento e cancelamento na corrida presidencial no Brasil. No primeiro caso, se a memória não me trai, pela quarta vez Ciro Gomes (PDT) disputará a presidência da República. O candidato do PDT inclusive já teria definido o seu slogam a ser utilizado na campanha da seguinte forma: “A Rebeldia da Esperança”. Ele agora começa o trabalho na busca do nome para compor sua chapa na condição de vice, havendo uma tendência pela ex-ministra Marina Silva (Rede) com diálogo aberto também no rumo do ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, o popular “Batman”.

No caso de Ciro Gomes foi o lançamento da candidatura, porém existiu um cancelamento de lançamento. Essa situação envolve o ex-presidente Luiz Inácio (PT) que tinha programado esse ato para fevereiro. O ato aconteceria em Minas Gerais, na Praça da Estação na capital Belo Horizonte. A informação sobre motivação do cancelamento teria sido o avanço dos novos casos da Covid-19. Enquanto estuda uma nova data de lançamento segue a discussão em torno do ex-tucano que deixou o PSDB Geraldo Alckmin anunciado como candidato a vice. Esse nome gerou divergências no PT por se tratar de um adversário histórico do partido e do próprio pré-candidato Lula. O debate segue aberto.

MERCADO CENTRAL

Finalmente o foco deixa de ser apenas o estádio Nogueirão. A notícia de que existe uma exigência para que o Mercado Central de Mossoró seja adequado na questão da segurança contra incêndio coloca em cena uma situação que já vinha sendo denunciada. Sempre que o Corpo de Bombeiros surgia com exigências para a realização de jogos no estádio Nogueirão a pergunta era feita: Por que só fiscaliza com rigor o estádio? E era comum alguns comentários citarem exatamente situação de risco no Mercado Central.

Agora o mercado entrou na mira, e precisava mesmo. Assim a Prefeitura de Mossoró terá que regularizar e adequar o local às exigências do Corpo de Bombeiros, já com decisão judicial nesse sentido tomada. A alta carga de incêndio acabou gerando a motivação ao Ministério Público do RN, autor da ação. A contar da decisão anunciada na semana que passou o município terá um prazo de 18 meses para cumprir a sentença. Após o serviço entra em cena o CB para sua vistoria e, estando tudo certo, emitirá o laudo para o funcionamento legal, sem maiores riscos. Iniciativa positiva para comerciantes e frequentadores desse ambiente.

CONFLITO MILITAR E FUTEBOL

Bola rolando no campo e, muita tensão literalmente no ar. Esse é o ambiente encontrado pelas delegações classificadas para o Mundial de Clubes que tem como sede os Emirados Árabes Unidos que enfrenta um conflito militar justamente na região de Abu Dhabi que abriga os jogos no período entre 3 e 12 de fevereiro. Entre os participantes um representante brasileiro, o Palmeiras. Até mísseis balísticos estão sendo disparados pelos radicais huthis do Iêmen.

A preocupação só cresce diante do registro de pessoas mortas e com ataques, por exemplo, a postos de combustíveis. Isso significa que o conflito também acontece no perímetro urbano e, claro, existe a preocupação com os estádios nos quais os jogos serão realizados no sentido de que estes sejam transformados em alvo. Diante do quadro, e não poderia ser diferente, a Fifa anuncia o aumento na segurança dos clubes, funcionários da própria entidade e torcedores. Além de torcer pelo bom futebol e uma participação positiva do representante brasileiro, fica aqui a torcida maior por um ambiente de paz.

SEGURANÇA NA ESTRADA

Além da pista de rolamento que precisa de cuidados frequentes com o serviço de taba-buracos e uma boa sinalização, as rodovias que cortam o estado do Rio Grande do Norte também necessitam de melhor atenção em relação as suas laterais. Leia-se acostamentos limpos sem mato ou buracos e uma boa proteção de referência. No último caso a questão diz respeito à colocação, quando necessário, da defensa metálica. Na Fórmula 1 essa proteção é sempre citada com o nome de guard reil.

Se trata justamente de uma proteção de veículos que por ventura estejam desgovernados e tendam a atravessar a pista. Por sua vez, principalmente para viagens noturnas e até em período de chuva, servem de referência em pontos mais altos em relação as laterais das pistas, sejam em retas ou curvas. Voltando ao cenário potiguar, alguns trechos da BR-304 estão necessitaram dessa proteção. Fica a dica para que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) possa incluir em sua agenda.

DELEGACIA VIRTUAL

A missão da polícia não é nada fácil. Já trabalhei como repórter policial e conheço o ambiente. Por isso tudo que for possível para valorizar e melhorar as ações do setor, deve ser feito. No Rio Grande do Norte a Polícia Civil que tem lutado para manter e valorizado o seu salário, também abre canal que facilita o acesso da população que precisar de sua assistência. E fazendo uso positivo da internet coloca à disposição a Delegacia Virtual. Acessando o www.policiacivil.rn.gov.br

Não é algo novo, porém existe a necessidade de reforçar o lembrete para a população fazer uso da ferramenta, principalmente enquanto vivemos o período de pandemia da Covid-19. O cidadão pode procurar o serviço em caso de: Ameaça, furto e roubo (exceto veículos); Estelionato, injúria, difamação, calúnia; Acidente de trânsito sem vítima; Dano, vias de fato, perturbação do sossego; Desaparecimento de pessoa, constrangimento ilegal; Maus-tratos contra animais; Localização de pessoa desaparecida e dano causado por acidentes naturais. O cidadão receberá o arquivo do Boletim de Ocorrência em seu e-mail. A Delegacia Virtual fica disponível 24 horas.

MENSAGEM

“Fazer o bem faz bem, independente do reconhecimento. A solidariedade não comporta vaidades pessoais”.

Ana Stoppa

CANDITURA NAS REDES SOCIAIS

Nas redes sociais, meio que já demonstrou sua eficiência em outros pleitos, a campanha para o governo do Rio Grande do Norte já começou. Nos últimos dias tem rodado nos grupos de whatsapp um vídeo no qual Breno Queiroga, do Solidariedade, aparece colocando seu nome como pré-candidato usando como mote do seu discurso “Já chega, a velha política já deu o que tinha que dar”. O discurso é de oposição a governadora Fátima Bezerra (PT) candidata à reeleição que costura aliança com o MDB, partidos na visão dos apoiadores de Breno compostos pelos personagens da tal velha política.

Por sua vez, em relação ao método de campanha via redes sociais, o Solidariedade vai se utilizando, por exemplo, da mesma receita que levou o até então desconhecido Allyson Bezerra a ser eleito deputado estadual e na sequência prefeito de Mossoró-RN. Até aqui tem dado certo, o desafio agora é reconquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa deixada pelo agora chefe do executivo mossoroense além de um mandato de deputado federal e, no caso de Breno Queiroga, o governo potiguar.

CALENDÁRIO ELEITORAL

Nas últimas colunas estamos trazendo, sempre que possível, alguns informes sobre as eleições de 2022. Aliás, registre-se, a equipe de reportagem do portaldorn.com vem realizando um excelente trabalho também em torno dessas decisões. Na última semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o tempo que os partidos terão na propaganda gratuita no rádio e TV. Legendas com mais tempo: DEM, MDB, PDT, PL, PP, PSB, PSD, PSDB, PSL, PT e Republicanos. Todos terão disponíveis 20 minutos e 40 inserções nos dois meios de comunicação durante o primeiro semestre deste ano.

A base para essa definição foi o desempenho das legendas nas eleições gerais de 2018. No total, foram distribuídos 305 minutos de veiculação e 610 inserções aos 23 partidos que cumpriram os requisitos. Na propaganda gratuita, os partidos devem cumprir a legislação eleitoral e veicular conteúdos que difundam os ideais partidários, mensagens aos filiados, temas de interesse da sociedade e promoção da inclusão na vida política do país. O tempo definido pelo TSE não tem relação com a propaganda eleitoral destinada à apresentação dos candidatos que vão concorrer às eleições de outubro. O horário eleitoral gratuito terá início somente em agosto. (Fonte: Agência Brasil).

VÍDEOS POPULARES

A mídia tradicional, aqui cito o rádio, jornal impresso e televisão, que já não estavam mais sozinhos com o advento da internet, agora observa a concorrência ser ampliada por outros meios. O canal continua sendo as redes sociais, porém a criatividade tem dado o tom da mudança e nos últimos tempos tem crescido o número de pessoas que gravam os chamados “vídeos populares”, mesmo que de forma amadora, porém com bons conteúdos e resultados.

São pessoas sem maiores ligações com o jornalismo profissional que se arvoram a fazer vídeos amadores para denunciar situações que julgam gerar prejuízos à população. O líder do movimento comunitário em Mossoró-RN, Otávio Lopes Filho, o conhecido “Otavinho”, é um bom exemplo. Tem gravado vídeos interessantes denunciando, com boa mensagem, situações que poderiam ser melhor observadas pelo poder público. Se é para favorecer o coletivo, que sejam todos bem-vindos.


DICA LEGAL – MACHA À RÉ

Não é muito raro, infelizmente, nos deparamos no trânsito com um motorista desenvolvendo velocidade inadequado e, pior, em marcha à ré. Cuidado, essa ação é considerada uma infração grave e encontra-se abrigada em dispositivo no Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Como a sua execução implica em restrições de visibilidade e mobilidade do condutor, que precisa virar-se e também olhar pelo retrovisor, essa marcha é uma das manobras de risco.

Na verdade não existe uma distância para a execução da marcha à ré. Por isso, além de uma enorme dose de prudência, fala-se em pequenos deslocamentos e, no máximo, distância de 8 metros. Reforçando, não há previsão legal para aquele que seria o espaço regular ou distância permitida. O art. 194 do CBT diz: “Transitar em marcha à ré, salvo na distância necessária a pequenas manobras e de forma a não causar riscos à segurança: Infração – grave; Penalidade – multa”. Como já foi dito, também vale um boa dose de prudência no trânsito para proteger você que é o condutor e as demais pessoas que estão circulando.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support