Congestionamento de ministros

Mossoró é diferente mesmo, sempre proporcionando situações que levam ao interesse geral. Não só dos seus munícipes, como também de outros compatriotas. Na semana do feriado de 30 de setembro em Mossoró tivemos um verdadeiro congestionamento de ministros por suas “glebas”. Parecia até Brasília fora do Distrito Federal com ministros circulando, participando de reuniões e amuniciando algumas ações do governo federal. Esperemos que algo de concreto tenha ficado para não parecer mero passeio em véspera de ano eleitoral.

Aqui reside o “X” da questão – as eleições de 2022. Pelo que entendi acompanhando as informações dos especialistas na política potiguar, os dois ministros que circularam por Mossoró e região, Rogério Marinho e Fábio Faria, disputam a indicação para concorrer ao senado federal. Aliás, vamos lembrar, pré-candidatos são muitos, porém só teremos uma vaga a ser preenchida. Por fim, só reforçando, que esse congestionamento de ministros na festa da liberdade não fique apenas no contexto político, que Mossoró e o Rio Grande do Norte sejam merecedores das ações positivas do governo que eles representam. Por exemplo, as sonhadas passarelas enfim sejam instaladas no complexo viário dos abolições.


O PADRE APELOU

Famosa por conta dos seus deliciosos pasteis, inclusive com uma rede que se espalha pelo estado batizada de “Pastel Tangará”, a cidade melhorou, digamos assim, o recheio de sua fama depois da realização de mais uma festa alusiva a sua padroeira, Santa Terezinha. Não por conta da fé do seu povo nas noites de novena ou pela concorrida procissão, o fato destaque mesmo foi a reação do padre Lenilson Silva, quando fez uma avaliação e citou a falta de retorno positivo aos pedidos de ajuda para a festa junto a prefeitura, vereadores e outros seguimentos da sociedade local.

O padre simplesmente, com suas razões, apelou. Em tom sereno como é peculiar aos sacerdotes, foi discursando, ou melhor, pregando a palavra durante uma missa e aproveitou o momento para cintar que a gestão de Tangará não tem uma moeda para a festa e não liberou sequer uma flanela para dizer “vamos acenar com o apoio do município, não temos”. Porém foi justo ao citar o vice-prefeito Augusto e o vereador Breno que, de cunho pessoal, ajudaram. No mais, disse que anunciaria no encerramento no som mais potente o nome daqueles que não deram a mínimo ao evento religioso. E foi adiante afirmando que colocaria em outdoor o nome de todos eles.  Como disse o Pe. Lenilson, a população precisa saber quem recebeu o pedido de apoio e não apareceu. O padre apelou.

GOVERNO EM MOSSORÓ

Não é nenhuma novidade, pois já aconteceu em outras oportunidades, porém não deixa de ser importante a presença do governo estadual em Mossoró-RN com parte de sua estrutura. Isso aconteceu no período das comemorações do 30 de setembro, data na qual Mossoró libertou seus escravos cinco anos antes da Lei Aurea. Resta saber o que fica de concreto para o coletivo da cidade essa passagem da governadora Fátima Bezerra, seus assessores e apoiadores políticos.

Tenho observado muitos comentários sobre o fim da lista tríplice para escolha do reitor(a) da Uern, porém esse é um assunto que não favorece muito, como disse, o coletivo do município e região, já que Mossoró é cidade polo. Por exemplo, a recuperação da RN-117, para evitar os frequentes acidentes. O fim do atendimento em macas e corredores do Hospital Regional Tarcísio Maia, como também o concerto definitivo do seu tomógrafo. Isso sim irá beneficiar o geral. Não deixar faltar uma simples fita para teste de glicemia, também seria uma excelente notícia para diabéticos e não diabéticos. Certamente esses pontos foram lembrados, por isso aguardemos pelo ato concreto, como por exemplo o retorno das cirurgias eletivas.

RÁDIO CIDADE WEB

Mesmo de forma virtual, via redes sociais, foi uma alegria reencontrar e conversar com o amigo radialista dos melhores, Wellington Lopes. Companheiro dos bons com quem tive o prazer de trabalhar na Rádio Difusora de Mossoró-RN. Na conversa tomei conhecimento que ele coloca em prática seu novo projeto na internet com a Rádio Cidade Web. Aproveitar aqui e desejar sucesso, além do talento para o rádio, o amigo Wellington também é merecedor de todas as conquistas possíveis.

Ele me enviou uma mensagem lembrando do seguinte programa e eu compartilho com você leitor: “Todos os dias de 11 as 13 horas, você ouve aqui na cidade…SAUDADE CIDADE…por q já sabe, aqui na cidade a saudade não tem idade”. Com toda certeza será mais um bom motivo para ouvir rádio pela internet. Isso posto, fica a dica – Rádio Cidade. Acessando o http://l.radios.com.br/r/183555. Mais uma vez, votos de sucesso ao amigo Wellington Lopes.

SERVIÇOS NÃO CONCLUÍDOS

Já falamos, sem faltar com respeito a ninguém e nos limitando aos fatos, do congestionamento de ministros em Mossoró e a instalação do governo estadual na cidade. Destacamos a importância dos dois momentos, porém esperamos ações concretas para afirmar que foram presenças positivas. Como aqui não temos políticos de estimação, vamos nos reportar também ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (SD), que tem se esforçado para manter a popularidade realizando ações em diferentes bairros do perímetro urbano e zona rural. Atitudes positivas para um gestor, porém existe sempre aquele deslize que merece reparo.

O gestor mossoroense, e sua equipe de assessores, tem dado argumentos fortes para seus opositores nos últimos dias. Principalmente no que se refere a iluminação pública, calçamento e recuperação de ruas, abastecimento de água na zona rural e limpeza no geral. De acordo com as críticas tem sido comum o prefeito aparecer, fazer discursos animados, iniciar o serviço e não concluir. Simplesmente, uma ou duas semanas depois do ato oficial, somem os trabalhadores e seus equipamentos e não retornam, deixando serviços inacabados pela cidade. Tenho escutado isso de opositores declarados e da população, no segundo caso, vida rádio e redes sociais. Postura estranha, precisa mudar, do contrário vai cair no descrédito.

SONHO ADIADO E ESPERANÇA RENOVADA

Como diz o título do tópico, um sonho adiado e a esperança renovada. O tema aqui é esporte com as participações do MEC e do Baraúnas no Campeonato Potiguar da Série B, também conhecida como segunda divisão ou ainda, a segundona. Infelizmente a caminhada já encerrou para o MEC que foi eliminado antes mesmo da fase semifinal. No caso, é o fim de um sonho de retornar as disputas da primeira divisão, sonho que fica adiado para a temporada 2022. A diretoria do MEC fez a sua parte oferecendo boa estrutura de trabalho, porém em campo os resultados não aconteceram como planejado.

Já o time do Baraúnas, rebaixado para a segunda divisão, finalmente resolveu soprar as cinzas e saber se ainda tinha lenha para queimar voltando ao cenário. Após o rebaixamento o tricolor sucumbiu, porém resolveu retornar e, por enquanto, vai dando tudo certo. Mesmo com uma campanha difícil, conseguiu avançar de fase e mantem acesa a chama da esperança de Mossoró voltar a contar com dois representantes. O Potiguar continua na divisão de elite. Agora é concentrar total atenção na semifinal e, quem sabe, subir mais um degrau. A caminhada é difícil, porém já foi dado o primeiro passo.

MENSAGEM

“Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer”.

                                                      Santo Agostinho

CONTRA E A FAVOR

Incrível como é enraizada entre nós essa cultura de ficar raivoso e invejoso quando o sucesso é alcançado pelo outro. Fica sempre aquele sentimento, entre muitos, do tipo “por que ele não eu?”. Creio que esse chega até ser um sentimento pecaminoso. Pois bem, é isso que observo diante do comportamento de alguns clubes do futebol brasileiro, junto com a própria CBF. Em uma semana são contra e derrubam uma liminar que permitia ao Flamengo colocar público em seus jogos. Na semana seguinte se reúnem, sem a presença do Flamengo, e aprovam o retorno do público aos estádios em jogos da Série A do Campeonato Brasileiro.

Eis o comportamento contra e a favor. O contra aqui, na verdade, é somente para atingir o concorrente mais competente, no caso o Flamengo. O melhor seria se aproximar do rubro-negro para aprender como ganhar títulos e mais títulos. Infelizmente aquele sentimento vil, não permite esse tipo de postura. É mais fácil para quem sofre, como diria o jornalista Nelson Rodrigues, do complexo de vira-lata, ficar apenas reclamando e tentando atrapalhar o sucesso alheio. Enquanto alguns perdem tempo assim, os cães ladram e a caravana passa. No caso em foco, quem passa é o bonde do Mengão.

BASTIDORES DA ELEIÇÃO NA OAB

A exemplo da decisão equivocada de fazer oposição às escuras, sem mostrar a cara e com atitudes apenas agressivas contra o prefeito de Mossoró-RN, Allyson Bezerra (Solidariedade), utilizando as mesmas ferramentas do extinto “blog do Paulo Doido”, a turminha que parece haver pedido o “osso”, resolveu atacar nas eleições da OAB Mossoró. No caso do prefeito chegaram ao ponto de atacar sua família, e no processo eleitoral da ordem o alvo escolhido é a candidata Vânia Furtado. O motivo é simples: Seu nome vai despontando como o preferido. As pesquisas apontam nesse rumo.

Só para refrescar a memória dos mais distraídos, a turma do “blog Paulo Doido”, caiu em descrédito e pagou caro por isso. Pagou no bolso e na profissão. É tomar cuidado, pois vai ficando clara algumas situações no próprio blog que surgiu. Eles não tomaram cuidados para, ao mesmo tempo que agridem algumas pessoas, rasgam elogios a outras que estão na mira dos prováveis responsáveis pelas publicações ou são pessoas ligadas aos que realmente possuem interesse em denegrir a imagem daqueles que estão no poder ou despontam como favoritos em um pleito eleitoral.  Não precisa ser investigador profissional para não confundir alhos com bugalhos, beija-flor com helicóptero e, ao final, somar dois mais dois.

EMISSÃO DO TÍTULO ELEITORAL

Nesse tópico vamos antecipar um procedimento que se relaciona com o próximo tema do “Dica Legal – Voto Facultativo”. Aqui traremos informações, em temo de pandemia da Covid-19, de como fazer a solicitação do título de forma on-line, no caso utilizando o sistema TítuloNet. Acesse o sistema, selecione a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento. Além dessas informações, é preciso anexar quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. A primeira é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As duas seguintes são da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto.

Lembrando que esse procedimento também vale para eleitores já com a idade da obrigatoriedade do título. Para concluir o processo é necessário juntar um comprovante de residência. Homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar. As imagens devem estar totalmente legíveis. Caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral. O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.


DICA LEGAL – VOTO FACULTATIVO

Em 2022 teremos eleições gerais, então fique atento aos prazos. Destacaremos alguns detalhes do voto facultativo. Lembrando o artigo 14 da Constituição Federal de 1998, no qual diz que o voto é facultativo para jovens de 18 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Aqui tem um ponto interessante a ser posto. Você sabia que jovens de 15 anos que completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições, também podem tirar a primeira via do título eleitoral? Pois é, pode, e isso precisa ser feito entre janeiro e maio de 2022, mais precisamente termina dia 4 de maio.  Se ligue nos prazos.

Mesmo não sendo obrigatório esse voto, a própria Justiça Eleitoral vem realizando uma campanha “Bora Votar!”, de incentivo a participação dos jovens de 16 e 17 anos. O voto não é o único, porém é um dos meios de fomentar a democracia além de ser um ato de cidadania. Participando cedo você, quem sabe, poderá no futuro entrar na vida pública ajudando a mudar, para melhor é claro, a sua cidade, seu estado e o país. Por conta da pandemia, essa requisição pode ser feita de casa mesmo pelo sistema TítuloNet. No tópico anterior a esse eu trago detalhes de como realizar esse procedimento.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support