Entrave

Bolsonaro veta MP que permitia compra de vacina por Estados e municípios

Com atitude, presidente dificulta ainda mais o processo de imunização da população contra a Covid

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou nesta terça-feira, 2/3, no Diário Oficial da União (DOU), uma série de vetos que tornam ainda mais difícil o acesso da população à vacina contra a Covid-19. Os vetos de Bolsonaro praticamente destroem a essência da Medida Provisória nº 1.003/20, conhecida como MP da Proteção à Vida, aprovada pela Câmara dos Deputados, em dezembro de 2020, e pelo Senado, em fevereiro deste ano.

Um dos artigos vetados pelo presidente previa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deveria conceder autorização temporária de uso emergencial para a importação, a distribuição e o uso de qualquer vacina contra a Covid-19 em até cinco dias após a submissão do pedido, desde que determinadas autoridades sanitárias estrangeiras tenham aprovado a vacina e autorizado sua utilização.

Essa medida possibilitaria que as vacinas entrassem mais rapidamente no Brasil e permitiria que prefeitos e governadores, diante da incapacidade do governo federal de traçar um plano nacional de vacinação eficaz, agissem para imunizar suas populações.

Outro obstáculo à ação de prefeitos e governadores é o veto a um parágrafo segundo o qual “no caso de omissão ou de coordenação inadequada das ações de imunização de competência do Ministério da Saúde referidas neste artigo, ficam os Estados, os Municípios e o Distrito Federal autorizados, no âmbito de suas competências, a adotar as medidas necessárias com vistas à imunização de suas respectivas populações, e caberá à União a responsabilidade por todas as despesas incorridas para essa finalidade.”

Caso o veto seja mantido, a ação de Estados e municípios ficará imensamente comprometida, adiando ainda mais a proteção dos brasileiros e, consequentemente, a recuperação da economia. Diante desse verdadeiro ataque à vida dos brasileiros, parlamentares do PT reagiram prontamente.

O ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) afirmou que o partido lutará para derrubar os vetos de Bolsonaro e que, se necessário, recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF), que já garantiu a Estados e municípios o direito de comprar doses de vacinas contra o novo coronavírus.

“Bolsonaro deu uma prova clara, evidente, de que é contra vacinar o povo brasileiro, que não quer vacinar o povo brasileiro, que vai criar obstáculos a cada ação que nós fizermos”, disse Padilha. Já o também deputado federal José Guimarães classificou o conjunto de vetos de Bolsonaro como um “escândalo que não pode ficar impune”.

O ataque de Bolsonaro à MP da Proteção à Vida mostra ainda que ele insiste na sua política de divisão do país e de total descaso com a transparência. Foram vetadas ainda, por exemplo, a obrigatoriedade de uma lista pública com o total de vacinas compradas pelo Ministério da Saúde, incluindo a relação de fornecedores e a destinação das doses; a coordenação do Plano Nacional de Imunização pelo Ministério da Saúde de maneira conjunta com estados e municípios; e as diretrizes de que esse plano deve atender prioritariamente as populações mais vulneráveis.

GOVERNADORES – Enquanto Bolsonaro trabalha para impedir o acesso da população à vacina, governadores lutam para salvar vidas e não desistem de seus planos de imunizar os brasileiros. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou que espera ter contrato assinado para aquisição da vacina russa Sputnik V ainda esta semana, além de ter agendado reuniões com representantes da Pfizer e da Johnson&Johnson.

O governador do Piauí, Wellington Dias, por sua vez, cumpre agenda nesta terça-feira em Brasília, onde conhecerá a linha de produção da União Química, que produz a Sputnik V no Brasil.

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto (PC do B) também cumpre agenda em Brasília com igual propósito.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support