AS FRUTAS NO NOSSO DIA A DIA

Olá, como passaram a semana? Como prometido vou trazer mais um assunto interessante para vocês refletirem, hoje vamos falar um pouco sobre a importância das frutas na alimentação diária.

Vários estudos epidemiológicos têm sugerido a importância do consumo de frutas e hortaliças na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e obesidade 1,2,3. O conhecimento sobre o consumo desses alimentos considerados protetores torna-se essencial, uma vez que hábitos de vida estabelecidos na infância podem ser mantidos na vida adulta. Além disso, práticas alimentares inadequadas têm sido reconhecidas como um dos principais determinantes da obesidade 4, cuja prevalência no Brasil, no decorrer de três décadas (1974- 2008), triplicou entre crianças em idade escolar e adolescentes 5.

Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) 6, o consumo mínimo de frutas e hortaliças para adultos deve ser de 400g por dia, recomendação também adotada pelo Ministério da Saúde do Brasil 7. Porém, de acordo com algumas investigações, a ingestão desses alimentos ainda é baixa no Brasil 8,9. A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008/2009 identificou consumo insuficiente de frutas e hortaliças (< 400g diários) em mais de 90% da população brasileira.


SEPAREI TRES FRUTAS PARA FALAR UM POUCO SOBRE ELAS:

PITAYA

A pitaya é uma fruta rica em fibras, água, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B, C e E, além de ter poucas calorias, o que pode trazer diversos benefícios para o organismo, como proteção das células do corpo, melhora do funcionamento do intestino e ajuda no processo de perda de peso, desde que faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

ACEROLA

A acerola é uma fruta que pode ser usada como planta medicinal devido à alta concentração de vitamina C. Os frutos da acerola, além de saborosos, são muito nutritivos, porque são muito ricos também em vitamina A, vitaminas do Complexo B, ferro e cálcio.

MELANCIA

A melancia é uma deliciosa fruta com muita água, rica em potássio e magnésio, que faz dela um excelente diurético natural. Esta fruta apresenta efeitos benéficos no equilíbrio de líquidos, ajudando a prevenir a retenção de água e a promover uma pele bem hidratada e jovem. A melancia é composta por 92% de água e apenas 6% de açúcar, que é uma pequena quantidade que não afeta negativamente os níveis de açúcar no sangue e, por isso, é uma boa opção para incluir na dieta.

Essas frutas são bem conhecidas em nossa região, espero ter ajudado com esse conteúdo e próxima semana tem mais, deixem aqui seus comentários e dicas de quais assuntos querem ver por aqui.


Instagram: lisyannemendesnutri

E-mail: [email protected]

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support