NOS BAILES DAS ELEIÇÕES

Agora sim, de forma oficial e legal, começa a corrida pelo voto para aqueles que almejam os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. As eleições municipais no Brasil em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno, onde existir, marcado para 27 de outubro. Isso posto, é hora de botar o pé na estrada, afinal, todo candidato tem que ir aonde o eleitor está. Sempre foi assim, e assim será, mesmo com a ferramenta da internet e suas redes sociais sendo usadas como arma poderosa para propagar a mensagem de maneira mais rápida.

Hoje as redes sociais são fortes aliadas em uma campanha política porém, tenho comigo as lembranças de como era e continua sendo. Faço aqui referência as caminhadas de porta em porta, o chamado do carro de som e, no período da noite, o comício seguido de passeata e novo comício para fechar a programação. Se candidatar é buscar o caminho do voto que vai dar na eleição de alguns e no insucesso de outros. Votos de sucesso aos postulantes e, mais uma vez, pé na estrada. Se a estrada é longa e o caminho é difícil, como diria Aluízio Alves – Mais uma razão para ser dado o primeiro passo.  


O PIOR DO SER HUMANO

Os bandidos golpistas não perdem tempo. Até mesmo na desgraça alheia eles não perdoam e encontram um meio de praticar seus atos criminosos. Essa turma criou perfis falsos das vítimas da queda do avião da Voepass e, pasmem, estão pedindo doações em nomes de familiares e junto ainda divulgam apostas eletrônicas. A mensagem mentirosa diz o seguinte: “Gente quem puder nos ajudar nesse momento tão doloroso em nossas vidas ficaremos muito gratos”. Claro, os parentes das vítimas do acidente pedem que seguidores denunciem a fraude e não façam nenhuma doação.

Imagine, o pedido seria para custear despesas funerárias. A declaração do filho do piloto derruba de imediato essa farsa. Logo que tomou conhecimento do fato providenciou tudo e, até mesmo quando a direção da empresa procurou para custear as despesas foi informada que já estava tudo resolvido. Como diz o título da nota, é pior do ser humano esse tipo de atitude, no caso dos golpistas. A humanidade das guerras e dos crimes como este é algo repugnante. Só Cristo voltando e passando nova vassoura.

CELULAR E CERVEJINHA

Não poderia ser diferente, no país no qual o próprio Presidente da República diz que “garotos roubam ou furtam telefones celulares apenas para tomar uma cervejinha”, o ambiente é de total insegurança e, prejuízo para as vítimas. Em pesquisa realizada pela Datafolha os números apontam cerca de 1.680 celulares roubados ou furtados por hora no Brasil. E para complicar mais ainda a vida das vítimas, muitos ainda pagavam as prestações do aparelho.

A pesquisa foi divulgada na terça-feira, 13, em São Paulo, e no mesmo dia na cidade de Mossoró um casal, ao sair de casa para o trabalho foi assaltado, chamados de bandidos e os dois celulares levados. Detalhe: A vítima tinha pago apenas a segunda prestação. Esse número leva em consideração as queixas registradas, existem casos nos quais as vítimas, sem acreditar na providência policial e judicial, não faz sequer o Boletim de Ocorrência. Fica a impressão que a bandidagem tomou como um conselho a declaração do presidente sobre roubar ou furtar “apenas” para tomar uma cervejinha. O que seria pior, o ato ou declaração da autoridade?

SOS VOTO E O DISQUE-DENÚNCIA

Diz o ditado popular que “mentira tem pernas curtas”. E para encurtar mais um pouco as pernas da mentira que hoje se espalha com mais velocidade pelas redes sociais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma nova ferramenta de combate ao que é dito, sem fundo de verdade, no período eleitoral. Trata-se do SOS Voto, um disque-denúncia à disposição do povo brasileiro durante o período das 8:00 às 20:00 pelo telefone 1491, de forma gratuita. A chamada desinformação mentirosa terá que ter ligação com o processo eleitoral organizado pelo próprio TSE.

O horário já citado, das 8:00 às 20:00 será de segunda a sexta-feira e no sábado ficará disponível das 9:00 às 17:00 e a capacidade será de atendimento de até mil ligações diárias através de colaboradores do tribunal, claro, devidamente treinado para o serviço que é inédito no processo eleitoral brasileiro. De acordo com o Guia Básico de Enfrentamento à Desinformação do TSE, a desinformação compreende todas as declarações públicas baseadas em informações, premissas ou dados incorretos, independentemente da intenção de quem as produziu ou as encaminhou. Também inclui o uso de dados parcialmente verdadeiros, mas distorcidos por manipulações de conteúdo ou contexto, com o objetivo de gerar desaprovação ou debilitar a imagem das instituições eleitorais. Concluindo, tome cuidado, a mentira pode sim ter pernas curtas. Embora muitas prosperem.

ACIDENTES AÉREOS

Não sei se tudo não passa de coincidência ou realmente passaram a divulgar algo que já acontecia e ninguém ficava sabendo em relação aos acidentes com aeronaves no Brasil. O certo é, depois do ocorrido com o avião da Voepass, muitos casos tem acontecido de maneira frequente. Espero que a primeira tese, da coincidência, esteja certo, pois essa é o tipo da informação que não deve ser guardada. Ela deve existir não no sentido de gerar pânico na população, e sim na linha de que medidas estejam sendo tomada para, cada vez mais, se evitar o acidente.

O choque da notícia do acidente aéreo vem sempre por conta do número de pessoas envolvidas. De minha parte ainda sustento a ideia de que este seja um dos meios de transporte mais seguro, porém é preciso relatar os fatos, mesmo que negativos, para que todos saibam, como já disse, que tipo de providência vem sendo tomada para manter essa condição de segurança. Assim penso, e logo escrevo.

PIOR ENSINO MÉDIO DO BRASIL

E o Rio Grande do Norte, governado por uma professora, teve o pior desempenho no ensino médio do Brasil. Isso de acordo com os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O baixo índice na qualidade do ensino no RN não é novidade. A situação persiste entre 2021 com 2,8 e agora em 2023 manteve negativo em 3,2, a pior educação básica da rede estadual de ensino no país. Uma lástima. E o pior, teve propagando oficial do governo Fátima Bezerra (PT) festejando o baixo número.

De acordo com especialistas, esse péssimo desempenho das escolas estaduais no Ideb é um reflexo da política de retirar professores da sala de aula. De acordo com levantamento hoje são 19 mil professores, mas somente 11 mil estão nas salas de aula e, desse total, apenas 7 mil são professores efetivos. Assim podemos concluir que a professora governadora não fez bem o seu plano de aula para melhor educar os jovens do Rio Grande do Norte. Os professores que deveriam ser lotados em sala de aula, hoje são desviados para funções administrativas. Gestão equivocada.

MENSAGEM

“Liderança não significa a dominação. O mundo está sempre abastecido com pessoas que pretendem governar e dominar os outros.”

Haile Selassie

BLOQUEIO DE RECURSOS NO RN

Se não faz pela obrigação na condição de gestor do hospital, terá que fazer pela força da Justiça. Assim espera-se um pouco de alívio nas contas e nas condições de atendimento do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, que atende pacientes de todo Rio Grande do Norte. O jornal Tribuna do Norte publicou de forma detalhada uma matéria na última semana falando da decisão judicial, acatando ação do Ministério Público, que bloqueou R$ 8.220.043,01 nas contas do Estado do RN. Valor a ser revertido, ainda de acordo com a decisão judicial, em favor do hospital supracitado.

Uma vergonha o desprezo do Governo estadual com a saúde pública. Situação de abandono também se registra no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró. Além do pagamento de dívidas dos anos 2022 e 2023 com fornecedores, o valor se destina ao abastecimento de medicamentos, insumo e material médico cirúrgico. Isso lembra alguma coisa ligada ao HRTM?

ELEIÇÕES E BOLSONARO EM MOSSORÓ

A presença do ex-presidente Jair Bolsonaro em Mossoró, logo no começo oficial da campanha eleitoral, acabou gerando um enorme burburinho. Teve gente até exagerando em dizer que o candidato a prefeito do PL, Genivan Vale, já teria encostado nos números das pesquisas no líder da corrida, atual prefeito e candidato a reeleição, Allyson Bezerra. Certamente a empolgação tomou conta da militância da candidatura oposicionista, porém não é para tanto.

Até acredito que Genivan tenha algum ganho com essa visita, porém é cedo para fazer qualquer tipo de afirmação no sentido de pressão ao atual prefeito, o preferido de acordo com as pesquisas. Os próximos dias dirão até que ponto essa visita poderá impactar na corrida eleitoral mossoroense. Na política temos duas linhas de voto. Uma é o líder que atrai o voto, a outra situação é saber o potencial desse líder em transferir voto para outro nome que não seja o seu.

ESTADUAL – POTIGUAR – SÉRIE B

Tudo pronto para mais uma edição do Campeonato Estadual Potiguar da segunda divisão, a Série B. A disputa segue o modelo de pontos corridos, com jogos de ida e volta, conforme adotado nos últimos anos. Na confirmação de participação, os clubes indicaram seus locais de mando. O Laguna jogará no Nazarenão, o Univap no Antônio Lopes Filho, o Rio Grande no Gonzagão, o QFC no Pascoal de Lima, enquanto Parnamirim e Alecrim mandarão seus jogos no Barretão.

A competição inclusive já tem definida as datas de sua primeira rodada e também a última. De acordo com informes da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), o dia 21 de setembro é a data prevista para início da competição, que segue até 24 de novembro. Mais uma vez a entidade confirma a transmissão dos jogos pela TV FNF. O campeão da Série B, além do acesso para disputar a Série A de 2025, também levará uma premiação em dinheiro no valor de 50 mil reais.


DICA LEGAL – JAZIDAS E RECURSOS MINERAIS

O artigo 176 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece que as jazidas, os recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica pertencem à União, mas que os concessionários têm a propriedade do produto da lavra. O artigo também estabelece que o aproveitamento dos recursos hídricos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas.

As jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento, e pertencem à União, garantida ao concessionário a propriedade do produto da lavra. O artigo, além do seu caput, possui mais quatro parágrafos. Um deles inclusive fala que não dependerá de autorização ou concessão o aproveitamento do potencial de energia renovável de capacidade reduzida.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support