Decisão

Justiça determina que Estado reforme Delegacia de Touros em até 18 meses

A Vara Única da Comarca de Touros condenou o Estado do Rio Grande do Norte a realizar reformas e adequações na Delegacia de Polícia Civil de Touros, localizada no Centro do município, para atender às normas técnicas de acessibilidade e legislação vigente. As reformas incluem a instalação de sinalização tátil e mobiliário acessível.

As melhorias visam garantir que a estrutura da delegacia atenda plenamente às necessidades de pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, oferecendo segurança e funcionalidade. O Estado deve iniciar o procedimento licitatório e concluir todas as reformas necessárias caso ainda não tenham sido realizadas.

A Justiça Estadual concedeu um prazo de 18 meses para a execução das obras, sob pena de multa por atraso. A determinação atende a uma solicitação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, que pediu a realização das reformas em até 12 meses.

A ação judicial teve início após um cidadão cadeirante relatar a falta de rampa de acesso na delegacia. Em inspeção realizada por um arquiteto do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa das Pessoas com Deficiência, Idoso, das Comunidades Indígenas e das Minorias Étnicas (CAOP Inclusão), constatou-se que o prédio não atendia às normas de acessibilidade.

O Ministério Público destacou um parecer técnico de acessibilidade elaborado por um analista do MPRN, apontando que a falta de adequação prejudicava a locomoção e acessibilidade de pessoas com deficiência, dificultando seu acesso e utilização dos espaços e equipamentos.

Ao analisar o caso, o juiz Pablo de Oliveira Santos observou que o Estado tinha conhecimento dos problemas estruturais na delegacia, mas não apresentou provas de resolução efetiva ou cronograma para as reformas. O juiz ressaltou a obrigação legal do ente público de garantir acesso e utilização dos ambientes públicos para pessoas com deficiência.

“O Estado deve implementar a infraestrutura necessária na Delegacia de Polícia Civil de Touros, com segurança e acessibilidade, tornando-a funcional para cidadãos e servidores”, concluiu o juiz.

Tribuna do Norte

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support