FESTEJOS JUNINOS

Chegou o mês de junho e com ele a festança que toma conta de várias cidades, principalmente da região Nordeste. É a festa que tem forró, comida gostosa e animação. É uma festa danada de boa, que alegra o meu coração. Esse período representa hoje para muitos municípios a mesma força que tem o carnaval com o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, o trio elétrico na Bahia e o frevo em Pernambuco. Além da alegria que leva, fomenta o turismo e faz crescer a economia local.

Por isso, como vivemos ano de eleição municipal, caso você escute algum candidato criticando os investimentos feitos pelas prefeituras nos festejos juninos, desconfie da conversa dele. Ninguém, por exemplo, vai chegar ao poder e mexer nos investimentos do São João em Campina Grande, na Paraíba, Caruaru, Pernambuco e, muito menos no Mossoró Cidade Junina, no Rio Grande do Norte. Pelo contrário, aquele que ocupar a cadeira de vereador ou prefeito, terá a obrigação de melhorar esses eventos para que a cidade continue crescendo no turismo e na economia. Anotem.


CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE

Ainda repercutem, e são palavras que devem ser guardadas e analisadas por todos e por muito tempo, as duras críticas feitas pelo ex-promotor de justiça e deputado, Deltran Dallagnol. Ele foi categórico, e isso é grave, em afirmar que a “corrupção venceu” pelas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF). Coordenador da força tarefa no Ministério Público durante a “Lava Jato”, ele criticou duramente a ação do ministro Dias Toffoli que anulou todas as decisões da operação contra o empresário Marcelo Odebrechi.

No caso as palavras duras foram dos dois lados. O ministro Toffoli, por exemplo, falou na existência de conluio entre, acusação e defesa nos processos da “Lava Jato”, que, segundo ele, violou os direitos de Odebrecht. Isso também em relação a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde, na época, era juiz titular o atual senador Sérgio Moro. Diante da nova situação o deputado federal cassado pelo Paraná, Dentran Dallagnol, ainda disse que um dos maiores corruptos confessos da história do Brasil, que entregou provas e informações sobre crimes cometidos por autoridades de todos os escalões da República, foi blindado pelo ministro que ele mesmo citou em sua delação. O quadro de credibilidade de algumas instituições no Brasil é delicado. Gravíssimo.

O ENEM DOS CONCURSOS

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNPU), também conhecido como o Enem dos concursos, já tem uma nova data para acontecer. Inicialmente, para esse ano de 2024, as provas estavam agendadas para o dia 05 de maio, porém por conta da tragédia provocada pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, forçaram, acertadamente, a decisão pelo seu adiamento. As avaliações agora foram programadas para acontecer no dia 18 de agosto.

A confirmação da nova data é do Ministério da Gestão e Inovação (MGI). A expectativa é de que os exames deverão reunir mais de 2 milhões de candidatos e serão aplicados em 228 municípios nas diferentes regiões do Brasil. Pronto, só para fechar, já podem avisar ao deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) que, em viagem fora do Brasil, andou postando dia e horário errado sobre esse concurso em suas redes sociais. O CNPU já havia sido suspenso e ele, o deputado, e sua assessoria, estavam desinformados.

A PROFESSORA E OS ANALFABETOS

É no mínimo contraditório o Rio Grande do Norte ser governado por uma professora, já no segundo mandato, e o Estado aparecer com a taxa de analfabetismo com quase o dobro da média nacional. É o que conta uma matéria detalhada publicada no jornal Tribuna do Norte, de Natal. Claro, não se joga tudo na conta da atual gestão, o descaso com a educação potiguar já vem de décadas, porém se esperava de uma professora e militante do movimento sindical que sempre cobrou investimentos na educação, algum projeto que levasse o RN por outro caminho.

Vale citar que os dados da matéria foram coletados junto ao Censo Demográfico de 2022, este realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam e definem os números do analfabetismo do nosso estado como alarmantes. Repito, com quase o dobro nacional o Rio Grande do Norte possui 13,9% de pessoas acima de 15 anos analfabetas, enquanto a média nacional é de 7%. Aguardar que em seu segundo governo a professora Fátima Bezerra consiga fazer algo de diferente que mude essa realidade negativa. O percentual de analfabetos aumenta quando se chega as pessoas com idades de 65 ou mais. Quadro lamentável.

POTIGUAR CONVOCADO NA COPA AMÉRICA

Quando se fala em competição internacional, do tipo, Copa Libertadores, Copa do Mundo e Copa América, o foco costuma ser as equipes e os seus jogadores. Porém existem outros envolvidos com a prática do futebol que também sonham e aguardam uma convocação, levando em consideração um bom serviço prestado em sua área. E assim acontece, por exemplo, com aqueles que optaram para atuar na arbitragem.

Em relação a próxima Copa América, que será disputada nos Estados Unidos, o Rio Grande do Norte festeja nesse momento a convocação do árbitro Pablo Ramon Gonçalves. Ele teve seu nome relacionado e convocado pela Conmebol entre árbitros centrais, árbitros assistentes e de vídeo. Ao tomar conhecimento da notícia e, junto com sua família, Pablo Ramon festejou e disse que era a realização de mais um sonho. Ele já trabalhou em jogos da Libertadores e também eliminatórias para a Copa do Mundo. Votos de sucesso e um bom trabalho nos EUA. Os parabéns a Pablo Ramon são extensivos a arbitragem potiguar. A competição será disputada no período de 20 de junho até 14 de julho.

O FIM DAS SAIDINHAS

Não deu. Apesar do esforço do presidente Lula que vetou parte do projeto aprovado por senadores e deputados, essa posição presidencial foi derrubada e o fim da saída temporária de presos, as chamadas “saidinhas” para visitas a familiares em feriados, foi mantido. Entre os deputados federais 126 votaram pela manutenção do veto enquanto 314 votaram pela derrubada, e mais duas abstenções. No senado foram 11 votos favoráveis ao veto e 52 contrários, além de uma abstenção.

Com essa votação o projeto retoma seu formato original de acordo com aprovação do Congresso em março deste ano. A lei agora proíbe a saída temporária de presos do regime semiaberto. A autorização para a saída fica restrita aos detentos que cursam supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior. Para os analistas políticos essa é uma derrota para o governo Lula que se empenhou pessoalmente na tentativa de modificar aquilo que já havia sido aprovado pelo Congresso.

MENSAGEM

Festa junina

“Tá na hora de pular fogueira, dançar quadrilha e se deliciar com as comidas típicas de arraiá!”

O Pensador

SEMANA DE INSCRIÇÃO NO ENEM

De acordo com notícia publicada pela Agência Brasil, os próximos dias serão de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Tendo iniciado ainda no mês de maio, dia 27, o processo de inscrição segue até o dia 07, agora no mês de junho. Outra decisão tomada diz respeito a manter um prazo diferenciado para o Rio Grande do Sul, devido à tragédia vivida pela população depois das chuvas e cheias dos rios e lagoas. O prazo, somente nesse caso, será estendido além do período já mencionado.

Se já tem o período de inscrição definido, os interessados também querem notícias sobre a realização das provas. Essas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro e, voltando a inscrição, os estudantes interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. Ainda de acordo com a matéria da Agência Brasil, a taxa de inscrição custa R$ 85 e poderá ser paga até o dia 12 de junho. Os moradores do Rio Grande do Sul também terão isenção desse valor. A meta agora é não perder tempo e garantir a inscrição o mais breve possível.

CONVOCAR PARA SUPRIR DEFICIÊNCIA

Na pauta uma boa oportunidade do governo do Rio Grande do Norte suprir um pouco da deficiência na saúde pública. Muito boa a lembrança e cobrança do vereador mossoroense Ozaniel Mesquita (União Brasil). Ele cobrou que o Governo do Estado convoque os profissionais da saúde aprovados no concurso, esse realizado ainda em 2018. Já passou um bom tempo.

O vereador inclusive aproveitou seu pronunciamento na tribuna da Casa do Povo para levantar a questão dos nomes disponíveis. Segundo ele, apesar de vários profissionais constarem no cadastro de reserva, o Governo Estadual realizou nova seleção, via Processo Seletivo Simplificado (PSS), e passou a convocar apenas os profissionais em regime temporário. Ozaniel disse que enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais estão entre os profissionais que aguardam a convocação.

PROCESSO SELETIVO NA UFERSA

Mais uma oportunidade de qualificação é aberta em Mossoró-RN. A vez agora é da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) que através do seu Núcleo de Educação a Distância (Nead) abriu inscrições para processo seletivo de alunos de graduação com cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química e Computação. Com duração de 04 anos os cursos, como já foi posto, são todos à distância, porém com registros presenciais para avaliações e atividades práticas.

O período de inscrição já foi aberto e vai até o dia 16 de junho. Como realizar esse procedimento e demais informações os interessados poderão acessar o https://nead.ufersa.edu.br/. Com 830 vagas disponíveis a previsão é que as aulas sejam iniciadas ainda em 2024 em seu segundo semestre. Aqueles que buscarem um dos cursos poderá utilizar, como meio de acesso, sua nota do Enem relacionada aos exames a partir de 2013, ou ainda utilizando diploma e, por fim, concorrendo como professor da educação básica. Fica a dica.


DICA LEGAL – FESTA E LEI SECA

Estamos vivendo mais um período de muita festa pelo Brasil, com maior destaque para a região Nordeste com as festas do mês de junho com o São João, Santo Antônio e São Pedro. Muito forró e, também não falta, o uso de bebida à base de álcool. Vale um lembrete aqui, a exigente Lei Seca. E um detalhe recente mostrou que, nem mesmo os policiais dessa equipe escapam da fiscalização, pois um deles foi preso na última semana no Rio Grande do Norte, foi afastado das funções e responde a um procedimento administrativo.

A Lei 11.705, aprovada em 2008, ficou mais conhecida como Lei Seca por reduzir a tolerância no nível de álcool no sangue de quem dirige. Com a sanção da nova lei, o Código de Trânsito Brasileiro foi alterado e provocou grandes mudanças nos hábitos da população brasileira. Desde 2012, o artigo 306 do CTB define como conduta criminosa conduzir veículo com mais de 0,3 mg de álcool por litro de ar alveolar ou 6 dg de álcool por litro de sangue, ou com a capacidade psicomotora alterada por outra substância psicoativa. Fique esperto e se for tomar uma, consiga o chamado “motorista da vez”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support