Contra decreto

Combate às armas une senadores potiguares

Pela primeira vez, na atual legislatura, uma matéria conseguiu a unanimidade dos parlamentares do Rio Grande do Norte no Senado

Pela primeira vez, na atual legislatura, uma matéria conseguiu a unanimidade dos senadores potiguares. Zenaide Maia (PROS), Jean Paul Prates (PT) e Styvenson Valentim (PODEMOS) votaram, na noite de ontem, 18/6, pela derrubada do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) que previa flexibilizar o porte de armas. O decreto foi rejeitado por 47 votos. Votaram a favor 28 senadores.

Ainda não há informação se os senadores articularam-se para votar contra a matéria proposta pelo presidente, mas o fato é que os três se posicionaram pela aprovação da derrubada dos decretos presidenciais, entre eles o que autoriza posse e porte de armas para algumas categorias. Na prática, o combate às armas acabou unindo os parlamentares potiguares no Senado. A expectativa agora é para saber o posicionamento dos deputados federais do Rio Grande do Norte, já que a matéria será analisada pela Câmara Federal.

Em maio, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto facilitando o porte de armas de fogo para políticos, caminhoneiros e moradores de área rural. Ao anunciar o Decreto 9.785, Bolsonaro afirmou inicialmente que seriam incluídos atiradores esportivos, caçadores e colecionadores (CACs), além de praças das Forças Armadas – o que daria cerca de 255 mil pessoas. O texto final, entretanto, contemplou 19 categorias – e cerca de 19,1 milhões de pessoas poderiam ter acesso facilitado ao porte, segundo estimativa do Instituto Sou da Paz.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support