Virtual sim, mas com suporte

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou na última segunda-feira, 8/6, a lei que cria a Delegacia Virtual da Mulher. A iniciativa é bastante louvável. A expectativa é que as mulheres se sintam mais seguras para denunciar abusos dos quais são vítimas. Com isso, poderá aumentar a demanda. E, por mais que a delegacia seja virtual, são necessários estrutura e suporte físicos para dar prosseguimento ao trabalho.

Sem condições mínimas para apurar as denúncias, a tendência é que as vítimas desistam do procedimento.

A Delegacia Especializada na Defesa da Mulher (DEAM) em Mossoró, por exemplo, tem apenas 4 policiais, além da delegada. Para o trabalho de rua, são somente 2 agentes. Com o número reduzido de policiais, o trabalho fica prejudicado.

Não são poucos os registros de abusos contra mulheres, principalmente em situações domésticas. Sem um bom suporte, as denunciantes sentem-se pouco protegidas e tendem a desistir de continuar com a denúncia.

Por tudo o que está posto, é necessário que o Governo do Estado invista para estruturar as delegacias físicas já existentes. Sem isso, tudo ficará apenas na virtualidade.

 

MAIS INTERVENÇÃO

Reprovável sob todos os aspectos a decisão do presidente Jair Bolsonaro de editar uma Medida Provisória (MP) proibindo a realização de eleições nas universidades e institutos federais. Para se ter uma ideia de o quanto o presidente quer ter o controle da gestão desses órgãos, basta citar que a MP não respeita sequer as instituições que já estão realizando o processo de consulta, como a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) que está concluindo o mencionado processo.

AUMENTANDO O PRAZO

A prefeita Rosalba Ciarlini quer aumentar alongar a dívida do município com o Previ Mossoró (instituto de previdência dos servidores). Ela quer aumentar o tempo de parcelamento do débito que a prefeitura tem com o órgão.

BLOQUEIO TOTAL

Itaú, Guamaré, Macau, Caraúbas e Pendências são as cidades potiguares que decretaram o lockdown, o chamado bloqueio total, como medida parav frear o avanço da Covid-19. A prefeitura de Florânia deve anunciar amanhã que também adotará o lockdown.

BLOQUEIO PARCIAL

Já em Tibau vigora, a partir de amanhã, uma espécie de boqueio parcial. É que a proibição de acesso a visitantes e turistas vigorará sempre nos finais de semana, até o dia 29 de junho. Durante os dias úteis, acesso liberado.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support