Política

Veja como votaram os deputados do RN na privatização dos Correios

Quatro dos 8 parlamentares deram voto favorável, dois se abstiveram e dois foram contra

A maioria dos deputados do Rio Grande do Norte votou a favor do projeto de lei (PL) que autoriza o governo federal a privatizar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). Dos parlamentares potiguares com assento na Câmara Federal, 4 votaram a favor, 2 votaram contra e 2 se abstiveram. 

O PL 591/2021 foi aprovado no plenário da Câmara na quinta-feira, 5/8, por 286 votos favoráveis, 173 contrários e duas abstenções.

Os parlamentares aprovaram o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA). Após a derrubada de destaques, o texto segue para votação no Senado.

Deputados contrários ao PL reforçaram que a estatal atende todos os milhares de municípios do país e dá lucro. Os parlamentares também criticaram a discussão de privatizações em meio à pandemia. O líder da Minoria, Marcelo Freixo (PSB-RJ), adiantou que recorrerão à Justiça caso o texto seja aprovado.

“Nós vamos enfiar este País que deveria ser soberano, autônomo, numa situação de sucumbência. Nós estamos colocando este País de joelhos. Nós precisamos garantir a soberania e a autonomia e fazer com que esse serviço público universal chegue a todo o Brasil”, argumentou, em nome da Minoria, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Os defensores da privatização criticaram a burocratização e a qualidade do serviço prestado hoje pelos Correios.

“Não há investimento na modernização. Há burocratização. Com esse novo modelo, teremos condições de ter um mercado livre, com a possibilidade de controle pela agência reguladora para não permitir abusos e conseguir um serviço modernizado, eficiente e adequado a estes novos tempos, o que o Correio não consegue fazer”, defendeu o líder do Cidadania, Alex Manente (SP).

Na pauta desta quinta há ainda requerimentos de urgência, duas medidas provisórias, e uma série de projetos de lei, como o PL 2.337/2021, que muda as regras do Imposto de Renda. Veja a íntegra da pauta.

Depois da votação dos Correios, o Plenário da Câmara dos Deputados derrubou, por 413 votos a 14, o texto do Senado à MP 1040, que busca desburocratizar o ambiente de negócios no país. A proposta havia sido votada ontem no Senado, que promoveu mudanças no texto. A MP agora seguirá para sanção presidencial.

O relator do texto na Câmara, Marco Bertaiolli (PSD-SP), disse que a proposta do Senado contém mudanças que os deputados não consideram “convenientes e oportunas”. Segundo Bertaiolli, alterações na Lei das SA e na regulamentação da profissão de tradutor são dispensáveis, e o texto pode expor o Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Veja como votaram os deputados do Rio Grande do Norte:

Sim

  • Beto Rosado (PP)
  • General Girão (PSL)
  • João Maia (PL)
  • Walter Alves (MDB)

Não

  • Natália Bonavides (PT)
  • Rafael Motta (PSB)

Abstenções

  • Benes Leocádio (Republicanos)
  • Carla Dickson (Pros)
Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support