Sucessão

Ufersa precisa ser universidade do semiárido brasileiro, diz Josivan

Candidato propõe, entre outras coisas, parcerias, criação de novas pró-reitorias e mudança na forma de ocupação de cargos por servidores

A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) é vista, por excelência, como uma instituição voltada para o semiárido potiguar. Por sua origem, por sua localização e por sua vocação. Para o professor Josivan Barbosa, candidato a reitor da instituição, em consulta que acontece amanhã, 15/6, a Ufersa precisa ser e assumir sua identidade de universidade do semiárido brasileiro.

“O desafio que se apresenta é transformar a Ufersa na Universidade do Semiárido e, para a concretização desse sonho, que é maior do que o projeto de transformação da ESAM em Ufersa, precisamos ultrapassar as pseudo-barreiras territoriais. Ou seja, é preciso mudar a concepção da Ufersa como uma universidade cuja atuação está restrita à região do semiárido potiguar e passar a assumir sua identidade de instituição voltada para o semiárido brasileiro”, opina.

Para isso, para além das ações que a Ufersa já desenvolve, Josivan e Nilza Alves (candidata a vice-reitora), apontam que são necessárias a consolidação e ampliação dos cursos nas áreas de saúde e tecnologia. “Metas que nos parecem plenamente justificáveis no cenário atual”, afirma Josivan, acrescentando também é preciso ampliar a oferta de vagas na graduação numa das regiões do país que tem a menor percentagem de jovens participando do Sistema Federal de Ensino Superior.

Josivan Barbosa e Nilza Alves defendem ainda parcerias institucionais fortes com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), EMBRAPA, empresas privadas e organismos internacionais.

A chapa montou o seu conjunto de propostas classificando-as por áreas e nominando-as como projetos. Assim, o Projeto Competências propõe uma nova de distribuição de cargos entre os servidores; o Projeto Novas Reitorias sugere a criação das Pró-Reitorias de Desenvolvimento Institucional, a de Inovação Tecnológica e a de Integração com a Sociedade. Já o Projeto Normas Claras defende a aprovação de um novo estatuto para a Ufersa, e o Projeto Capacitação propõe a criação de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter) para servidores.

Veja mais em: http://josivandaufersa.com.br/

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support