Ufersa firma parceria de pesquisa em Ciências Agrárias com instituição israelense
Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) assina termo de cooperação com o Agricultural Research Organization Volcani Institute (ARO-VOL) em Israel.
A comitiva da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) esteve na tarde desta terça-feira, dia 25/07, no Campus principal do Agricultural Research Organization Volcani Institute (ARO-VOL), localizado em Rishon Lezion, em Israel. Na oportunidade, a comitiva foi recebida pelo Doutor Shmuel Assouline, diretor Associado de Cooperação Internacional e responsável pela assinatura de parcerias entre o ARO-VOL e universidades e centros de pesquisa de todo o mundo.
Na oportunidade, a comitiva ufersiana foi recebida pelo Doutor Shmuel Assouline, Diretor Associado de Cooperação Internacional e responsável pela assinatura de parcerias entre o ARO-VOL e universidades e centros de pesquisa de todo o mundo. A reitora Ludimilla de Oliveira assinou o termo que permitirá que as duas instituições possam desenvolver pesquisas em diversas áreas das ciências agrárias. A reitora enfatizou que a parceria celebrada neste dia é fruto dos trabalhos da primeira missão realizada em janeiro do corrente ano e que contou com a colaboração da embaixada brasileira em Tel Aviv e da embaixada israelense em Brasília. Isso permitiu que todo o processo tenha sido muito rápido.
O ARO-VOL possui seis institutos de pesquisa: proteção de cultivos, ciências vegetais, engenharia agrícola, pós-colheita, ciências animais e ciências do solo e da água. Além do Campus Central, o ARO-VOL tem outros dois campi que estão localizados no Norte (Centro Newe Yaar) e no Sul (Centro Gilat) de Israel. As pesquisas do ARO-VOL abrangem toda a gama de atividades de pesquisa agrícola, especialmente na agricultura de zonas áridas.
Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Glauber Nunes, a assinatura do termo é muito importante para que professores e estudantes possam realizar suas pesquisas na maior organização pública de pesquisa em Israel, com reputação internacional de excelência em ensino e pesquisa. O referido Pró-reitor enfatizou que esse é o primeiro passo do plano de expansão internacional que visa tornar a UFERSA parceira com as principais instituições de pesquisa e pós-graduação que atuam em regiões de climas áridos e semiáridos. Importante ressaltar que o plano de internacionalização também pretende abranger outras áreas do conhecimento e não apenas as ciências agrárias.
Ainda segundo o Professor Glauber, em 2024, a UFERSA pretende investir na formação de seus estudantes de graduação e pós-graduação, bem como docentes, em termos de proficiência da língua inglesa, fortalecendo o CELIS, e no custeio de pesquisas com a colaboração de grupos israelenses. O aporte inicial será superior à 1 milhão de Reais, com possibilidade de ampliação, para custeio de missões, intercâmbio e custeio das atividades científicas entre os grupos brasileiros e israelenses.
Para Gerson Menambro, ex-embaixador do Brasil em Israel, a Ufersa tem conhecimento acumulado e experiências ricas que podem ser transferidas à Israel, assim como também se beneficiar as experiências israelenses. “Espero que a parceria renda muitos frutos para o futuro”, desejou Menambro, compartilhando da satisfação em ter contribuído com as tratativas.