Educação

Ufersa firma parceria de pesquisa em Ciências Agrárias com instituição israelense

Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) assina termo de cooperação com o Agricultural Research Organization Volcani Institute (ARO-VOL) em Israel.

A comitiva da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) esteve na tarde desta terça-feira, dia 25/07, no Campus principal do Agricultural Research Organization Volcani Institute (ARO-VOL), localizado em Rishon Lezion, em Israel. Na oportunidade, a comitiva foi recebida pelo Doutor Shmuel Assouline, diretor Associado de Cooperação Internacional e responsável pela assinatura de parcerias entre o ARO-VOL e universidades e centros de pesquisa de todo o mundo.

Na oportunidade, a comitiva ufersiana foi recebida pelo Doutor Shmuel Assouline, Diretor Associado de Cooperação Internacional e responsável pela assinatura de parcerias entre o ARO-VOL e universidades e centros de pesquisa de todo o mundo. A reitora Ludimilla de Oliveira assinou o termo que permitirá que as duas instituições possam desenvolver pesquisas em diversas áreas das ciências agrárias. A reitora enfatizou que a parceria celebrada neste dia é fruto dos trabalhos da primeira missão realizada em janeiro do corrente ano e que contou com a colaboração da embaixada brasileira em Tel Aviv e da embaixada israelense em Brasília. Isso permitiu que todo o processo tenha sido muito rápido.

O ARO-VOL possui seis institutos de pesquisa: proteção de cultivos, ciências vegetais, engenharia agrícola, pós-colheita, ciências animais e ciências do solo e da água. Além do Campus Central, o ARO-VOL tem outros dois campi que estão localizados no Norte (Centro Newe Yaar) e no Sul (Centro Gilat) de Israel. As pesquisas do ARO-VOL abrangem toda a gama de atividades de pesquisa agrícola, especialmente na agricultura de zonas áridas.

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Glauber Nunes, a assinatura do termo é muito importante para que professores e estudantes possam realizar suas pesquisas na maior organização pública de pesquisa em Israel, com reputação internacional de excelência em ensino e pesquisa. O referido Pró-reitor enfatizou que esse é o primeiro passo do plano de expansão internacional que visa tornar a UFERSA parceira com as principais instituições de pesquisa e pós-graduação que atuam em regiões de climas áridos e semiáridos. Importante ressaltar que o plano de internacionalização também pretende abranger outras áreas do conhecimento e não apenas as ciências agrárias.

Ainda segundo o Professor Glauber, em 2024, a UFERSA pretende investir na formação de seus estudantes de graduação e pós-graduação, bem como docentes, em termos de proficiência da língua inglesa, fortalecendo o CELIS, e no custeio de pesquisas com a colaboração de grupos israelenses. O aporte inicial será superior à 1 milhão de Reais, com possibilidade de ampliação, para custeio de missões, intercâmbio e custeio das atividades científicas entre os grupos brasileiros e israelenses.

Para Gerson Menambro, ex-embaixador do Brasil em Israel, a Ufersa tem conhecimento acumulado e experiências ricas que podem ser transferidas à Israel, assim como também se beneficiar as experiências israelenses. “Espero que a parceria renda muitos frutos para o futuro”, desejou Menambro, compartilhando da satisfação em ter contribuído com as tratativas.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support