STF vai fazer o óbvio, restar saber as razões

O Supremo Tribunal Federal (STF) solicitou à Polícia Federal o envio das mensagens conseguidas pela instituição junto aos supostos hackers e que estão sob poder do ministro Sérgio Moro. AS intenção é evitar que o ex-juiz as destrua, como ameaçou fazer.

Era o mínimo que se esperava da mais alta Corte do país. Espera-se que agora ela tenha liberdade e força para dar outro passo – previsível e necessário – afastar o procurador Deltan Dalagnol do comando da Lava Jato. Aliás, Deltan deveria no mínimo ser suspenso de suas atividades funcionais e, caso se comprove o que se suspeita e o que as mensagens revelam, que vá à cadeia, junto com seu cúmplice-mor, perdoe-nos o trocadilho.

A ação – e reação – do STF é o único caminho possível para que, lentamente, vá se construindo uma alternativa para que as instituições voltem a funcionar dentro da lei, o Judiciário pelo menos. Resta saber se os atos do Supremo são por respeito à legislação e à Constituição ou apenas tentativa de proteção por parte de seus membros, final de contas, muito do que se sabe da Lava Jato também respinga nos ministros da Corte. É aguardar para ver.

Jogos velozes
A Prefeitura de Mossoró retoma nos próximos dias a realização dos Jogos Escolares, após cinco anos sem as disputas. A edição 2019 do evento, que deve reunir todas as unidades da rede municipal de ensino, vai acontecer entre os dias 30 de outubro e 14 de novembro. Apenas 15 dias de jogos. Tempo curtíssimo.

Jogos velozes II
Há quem diga que a intenção da prefeita Rosalba Ciarlini, além de retomar a importante competição, é ofuscar o projeto do deputado Alysson Bezerra, o Circuito Alysson Bezerra de Esportes. 2020 está chegando.

Energúmeno
Jair Bolsonaro precisa entender que ele foi eleito para governar para todos e não apenas para aqueles por quem ele tem simpatia. E ao governar para todos, precisa também aceitar que entre todos há quem discorde dele e vá fazer oposição sistematicamente. Faz parte das regras do jogo democrático que ele, por intenção e também falta de preparo, insiste em quebrar.

Energúmeno II
Digo isso porque ele tem agido quase diariamente para prejudicar os Estados do Nordeste. Esquece que foi eleito, repito, para governar para todos. Esquece ainda que apesar de ter perdido em todos os Estados do Nordeste, por aqui também houve quem votou nele.

Energúmeno III
Uma das ações discriminatórias do seu governo para o Nordeste foi denunciada hoje pelo portal Uol que afirma que o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, proibiu que o banco empreste dinheiro a Estados e municípios nordestinos.

Nova guerra?
Parece que vai se repetir a guerra entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) e a prefeitura de Mossoró, omo ocorreu no início do ano, culminando com a greve dos professores, que durou de março a abril. A prefeitura ignorou a realização de uma reunião – sob sua responsabilidade – que deveria ter sido realizada nesta quinta-feira, conforme acordo feito no Ministério Público em 16 de abril passado.

Demissão arbitrária
O presidente demitiu o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ricardo Galvão. Motivo: Galvão falou a verdade sobre o desmatamento na Amazônia. Como Bolsonaro só governa com mentiras, Galvão perdeu o cargo.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...