MPRN

Servidor público é preso em operação contra esquema de ‘fura-fila’ na Saúde de Natal

Justiça também proibiu três pessoas de exercerem funções públicas. Operação Bom Samaritano cumpriu mandados em Natal e Parnamirim.

Nesta quarta-feira (8), o Ministério Público realizou uma operação em Natal, no Rio Grande do Norte, para investigar um suposto esquema de “fura-fila” na rede de saúde pública da cidade. A ação, apoiada pela Polícia Militar, foi denominada Operação Bom Samaritano e resultou na prisão temporária de um servidor e na proibição de três outras pessoas de exercerem suas funções públicas.

O MP está investigando a inserção de informações falsas em banco de dados do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que pode resultar em pena de 2 a 12 anos de reclusão e multa, bem como a associação criminosa, com pena de 1 a 3 anos de reclusão.

De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte, há suspeitas de que o grupo estaria recebendo vantagem financeira indevida em troca da marcação de consultas e procedimentos médicos no Sisreg, ou estaria atendendo a pedidos de políticos para realizar as marcações.

“Muitos dos beneficiados, ainda segundo o que já foi apurado, sequer eram moradores da capital potiguar. As fraudes investigadas teriam sido cometidas principalmente na Unidade Integrada de Saúde da Cidade da Esperança (Policlínica Oeste)”, informou o MP.

A investigação revelou que uma das investigadas “vendia” consultas, exames e até cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto outro investigado oferecia serviços de “assessoria” aos municípios do interior do Estado e realizava marcações em nome de servidores públicos após o pagamento de valores mensais. Já um terceiro suspeito, que se candidatou a vereador em 2020, mas não foi eleito, tem vínculos políticos locais de acordo com os investigadores.

Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos nas residências dos investigados em Natal e Parnamirim. O material apreendido será analisado pelo MP para identificar a possível participação de outras pessoas no esquema fraudulento.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support