Incentivo

Estado vai ganhar 50 agentes de leitura

– Projeto prevê que estudantes visitem as casas entregando livros e explicando sobre a importância do ato de ler

O Rio Grande do Norte vai ganhar, a partir de janeiro próximo, 50 agentes de leitura. Será por meio do Projeto Cidadania Cultural, aprovado pela Fundação José Augusto (FJA) no Fundo de Combate à Pobreza.

Presidente da FJA, o poeta Crispiniano Neto afirma que a proposta de agentes de leitura foi criada inicialmente no Ceará, sendo acatada pelo Ministério da Cultura, nos governos de Lula e Dilma. “Nas gestões de Wilma de Faria e Iberê Ferreira (ex-governadores do RN), tivemos 550 agentes de leitura em nosso Estado”, relembra Crispiniano Neto.

Ele diz que o projeto funciona da seguinte forma: de bicicleta, os agentes vão de casa em casa, fazendo uma conscientização sobre a importância do hábito da leitura. “Eles vão fardados, com uma mochila com 20 livros, de boné, e com protetor solar. Em cada residência vão deixando os livros. 15 dias depois eles refazem a rota para avaliar com os leitores como foi a experiência e oferecendo outros livros”, detalha.

Os agentes de leitura serão estudantes que ganharão uma bolsa de 500 reais para fomentar a leitura nas residências potiguares.

Dos 50 agentes, 10 ficarão em Natal, 5 em Mossoró e um em cada cidade que tem Casa de Cultura. Ainda segundo Crispiniano Neto, o Projeto Cidadania Cultural prevê ainda a realização de oficinas de dança, música, artes visuais, pintura, grafite, para capacitar os jovens e formar grupos artísticos-culturais.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support