Antidemocrático

Reitor pró tempore do IFRN não aceita ser questionado e encerra reunião de conselho

Josué Moreira segue tomando decisões que contrariam o regimento do instituto e causam indignação na comunidade acadêmica

 

O clima no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) está ficando cada vez mais ruim. Tudo por conta da postura ditatorial do reitor pró-tempore do órgão, professor Josué Moreira.

Ontem, por exemplo, Moreira encerrou uma reunião extraordinária – virtual – do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPEX). De acordo com comunicação oficial do IFRN, o reitor pró tempore não gostou de ser questionado sobre a ilegalidade na nomeação de um auxiliar seu e encerrou o encontro sem que todos os pontos de pauta fossem debatidos.

Tudo teve início quando se começou a deliberar sobre o segundo ponto de pauta: “Apreciação de novo calendário de reuniões do CONSEPEX”, que acabou por não ser votado por conta da postura antidemocrática de Josué Moreira de encerrar precocemente a reunião.

Indagado sobre a suposta ilegalidade na nomeação – para membro do Conselho – de servidor com punição imposta em Processo Administrativo Disciplinar (PAD), o reitor pro tempore entrou em discussão com alguns membros do CONSEPEX. O questionamento tratava da participação do pró-reitor de Extensão, professor Bruno Lustosa, que respondeu a PAD a menos de 24 meses, o que, de acordo com os conselheiros, impossibilitaria sua presença na reunião.

O professor Josué se recusou a responder à indagação, proposta em questão de ordem, pois não se tratava de ponto de pauta. A discussão se intensificou e o pró-reitor de Ensino, professor José Ribeiro, interveio defendendo o posicionamento do reitor pro tempore. Josué Moreira optou por encerrar a reunião, alegando que não havia condições de seguir com o debate.

“O conselheiro Alexmay [Nunes] está tumultuando o momento ao seguir questionando sobre um tema que não está na pauta. Não vou responder. Não sou obrigado a responder nem a ele nem a ninguém. Já disse que ele faça a solicitação de informações via processo e somente por lá responderei”, declarou. Em seguida, Prof. Josué se retirou da sala virtual de reuniões e a reunião foi dada por encerrada.

O Portal do RN teve acesso aos áudios da reunião que mostra Josué Moreira se recusando a responder o questionamento apesar de os conselheiros insistirem respeitosamente para que ele respondesse. O Portal do RN não conseguiu contatar o professor Josué Moreira para apresentar sua versão para os fatos.

O CONSEPEX divulgou nota sobre o episódio. Veja na íntegra abaixo:

NOTA A COMUNIDADE

Informamos que a reunião extraordinária do CONSEPEX, que acontecia na tarde dessa quarta-feira, 03/06/2020, foi interrompida, antes da finalização do segundo ponto de pauta, pelo Reitor Pro-tempore do IFRN, professor Josué Moreira.

A reunião extraordinária foi assim convocada pelos membros do Conselho, conforme art. 28, § 2º do regimento interno do CONSEPEX, já que não houve cumprimento pelo reitor pró-tempore do calendário pré-estabelecido e divulgado, onde constava que deveríamos ter uma nova reunião ordinária em 08/05/2020. Dessa forma, estavam entre os pontos de pauta assuntos relevantes para a instituição, tais como: a convocação de eleições suplementares para preenchimento das vagas em aberto no Conselho, a aprovação de novo calendário de reuniões, informações sobre a homologação do pagamento das bolsa-permanência aos alunos beneficiários, a retomada da discussão acerca da minuta de regulação dos projetos de ensino; solicitação de esclarecimento acerca de processos de redistribuição; e revalidação dos diplomas emitidos pelas universidades em cooperação com o IFRN.

Por diversas vezes o reitor e membros da gestão usaram de linguagem autoritária ao responder aos questionamentos realizados que tinham relação com os pontos de pauta. E a crescente animosidade culminou em um impasse, quando um conselheiro levantou questão de ordem sobre a legalidade da participação do representante da Pró-Reitoria de Extensão que tenha sido condenado em processo administrativo como membro do Conselho, já que um dos artigos do regimento interno do CONSEPEX veda a eleição de membros que tenham sofrido sanção administrativa.

A essa questão, o reitor disse que não responderia, e com a insistência do conselheiro de que, como presidente do Conselho, ele tinha obrigação regimental de responder às questões levantadas, ele disse que não responderia, e deu a reunião por encerrada.

Enquanto Conselho continuamos trabalhando para que nova convocação extraordinária dê vencimento aos demais pontos de pauta, extremamente necessários à discussão.

Seguimos, portanto, imbuídos de nossa missão, enquanto conselho desta instituição, de delinear diretrizes e definir prioridades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte quanto às dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support