Quando o bom senso pede passagem

O jornalista, radialista e advogado Gustavo Negreiros, apresentador da Rádio FM 96, de Natal, esteve em no olho do furacão esses dias. Negreiros ofendeu ativista Greta Thunberg, de 16 anos. Segundo o jornalista, Thunberg – que apresentou denúncia na Organização das Nações Unidas (ONU) contra países que violam direitos humanos, entre eles o Brasil – “é uma histérica e está precisando de homem”.

Além de desrespeitoso, misógino e profundamente desumano, o comentário do jornalista soa desarrazoado, sobretudo porque não se vislumbra uma ação da ativista contra Negreiros. E ainda há uma outra questão importante: o jornalista também é advogado.

O trato com a palavra e com o direito – sobretudo de outrem – exige cautela, lucidez e bom senso.

Dificilmente há o que se comemorar quando o jornalista é a notícia. Esse caso é um exemplo sintomático dessa assertiva.

Negreiros já pediu publicamente desculpas pelo comentário. “Foi péssimo e lamentável, me envergonho do comentário. Venho a público, pedir desculpas a cada um dos meus leitores, ouvintes e telespectadores”, escreveu o jornalista. Além da repercussão negativa do caso, Negreiros perdeu anunciantes. O episódio nos mostra o que acontece quando o bom senso é deixado de lado: sempre se ultrapassa o limite ético. Como escreveu o próprio Negreiros: fica a lição. Para todos nós.

Em tempo: o jornalista foi demitido pela direção da rádio.

DESISTÊNCIA

Pelo menos um vereador de Mossoró já tem demonstrado, junto a familiares e amigos próximos, o desejo de não concorrer à reeleição em 2020. Alega falta de preparo para a função. Duas questões chamam a atenção: a primeira é que o parlamentar pretende colocar o filho para substituí-lo. E segundo que somente após agora (o vereador está no terceiro mandato) é que o cidadão se tenha dado conta de que não tem capacidade para o cargo que hoje ocupa.

RESULTADO

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) apresenta no próximo sábado, 28/9, a partir das 9h, no auditório do SESI Mossoró, o resultado do Projeto Emendas Populares, através do qual colheu sugestões da população para apresentação de emendas ao orçamento do Estado. A parlamentar vai dizer como pretende apresentar emendas, a partir da consulta popular que realizou.

FOMENTO

Já nesta quinta, 26/9, a partir das 17h, no Teatro Lauro Monte Filho, será feito o anúncio do concurso para o edital de Fomento à Cultura Potiguar 2019 que objetiva a seleção de 80 iniciativas de artístico-culturais a serem fomentadas pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto.

NEGANDO

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) votou contra recurso que pode anular sentenças – muitas ilegais – prolatadas por juízes da operação, como o ex-juiz Sérgio Moro, que condenou ilegalmente o ex-presidente Lula e facilitou a vitória do presidente Jair Bolsonaro. Hoje, Moro é ministro da Justiça do governo Bolsonaro. O julgamento será retomado amanhã.

RELATORIA

O deputado estadual Francisco do PT será o relator do Plano Plurianual apresentado pelo governo Fátima Rosado e que servirá para os próximos 4 anos, a partir de 2020.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support