ARTIGO

Psicoterapia online em tempos de isolamento social

Muito se fala sobre a psicoterapia e os seus benefícios, já que a mesma tem como intuito auxiliar os indivíduos a desmistificar pensamentos, que frequentemente incomodam a si mesmo e às outras pessoas, esse processo terapêutico é um momento onde paciente e psicólogo se debruçam sobre seu contexto de vida particular, embasado em experiências que podem ter lhe trazido sofrimentos, traumas e questões de relacionamento, consigo, com os outros ou com o mundo. No entanto, diante de todas as mudanças ocasionadas pelo Covid-19, estamos vivendo um momento de isolamento social, onde as pessoas se deparam com várias incertezas, de não saber o que poderá vir a acontecer nos próximos dias, semanas e meses.

Contudo, buscar a manutenção da sua saúde mental é uma tarefa diária e primordial para poder viver de maneira saudável, aprendendo assim a filtrar situações e discernir pontos positivos dos negativos, buscando escolher o que é melhor para você naquele momento.

Portanto, a psicoterapia online tem como ponto positivo o fato de você não precisar se deslocar até o consultório do profissional, o que já ajuda quem tem rotina apertada ou até aqueles que viajam muito a trabalho. Outra vantagem é a flexibilidade dos horários, que podem ser também uma das dificuldades de pessoas com rotinas corridas e não conseguem um horário nos consultórios de maneira presencial. Nesse momento de quarentena é importante cuidar da saúde, tanto a física quanto a saúde mental. Porém, tem pessoas que tem um receio em ir ao psicólogo, por achar que serão julgados, isso pode acontecer também com a psicoterapia online, onde a sessão ocorre de forma online por meio de uma plataforma que possa fazer vídeo chamada, assim tudo ocorrerá com os mesmos sigilos éticos, para que o paciente sinta-se resguardado, garantindo também que o local onde irá realizar a sua consulta seja privado, para evitar que alguém fique ouvindo o que está sendo falado na sessão.

Dessa forma, é importante lembrar que a sessão de terapia online conta apenas com profissionais previamente cadastrados e autorizados pelo CRP, assim poderá realizar este tipo de atendimento online, portanto, se estiver procurando um profissional, procure verificar se este tem permissão para tal atuação. Portanto, para saber se você irá se adaptar ao processo de terapia online, é necessário que você dê início ao processo, só dessa forma você irá saber se prefere online ou presencial, só não fique sem fazer a terapia.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...