Mossoró

Proposta de hospital universitário prevê mais de 200 novos leitos

A Prefeitura de Mossoró recebeu, nesta quinta-feira (15), representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e da Câmara Municipal para discutir a proposta de criação de um hospital universitário no município. A reunião aconteceu no Salão dos Grandes Atos, no Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo mossoroense.

O encontro reuniu o prefeito em exercício de Mossoró, Marcos Medeiros; os reitores Cícilia Maia (Uern) e Rodrigo Codes (Ufersa); o vereador Thiago Marques (PSD), além dos secretários municipais Rodrigo Forte (Governo) e Augusto Cavalcante (Programas e Projetos Estratégicos). A pauta foi considerada estratégica para o fortalecimento da rede de saúde e do polo universitário da cidade.

Segundo Marcos Medeiros, o Município está aberto à construção conjunta do projeto e vai contribuir com o que for necessário. “De pronto, recebemos as instituições e ouvimos a proposição. Queremos contribuir para que o sonho das universidades de ter um hospital universitário que venha atender a população de toda a região se torne realidade”, disse.

A reitora da Uern, Cícilia Maia, enfatizou o impacto positivo que o hospital terá para a formação acadêmica e para a saúde pública. “Esse equipamento será um espaço de formação e de absorção profissional, mas, principalmente, um avanço para a qualidade de vida da população. É um passo importante para fortalecer nossas instituições e oferecer uma saúde mais digna e acessível.”

Rodrigo Codes, reitor da Ufersa, reforçou que a articulação também busca incluir a proposta na destinação de futuras emendas parlamentares da bancada federal. “Queremos avançar na elaboração de um projeto técnico robusto, com dados, visitas a experiências bem-sucedidas e o envolvimento direto das universidades e do Município. O objetivo é garantir que essa demanda se materialize.”

O vereador Thiago Marques, responsável por articular o encontro, lembrou que o hospital universitário terá um impacto direto no número de leitos em Mossoró. “Hoje temos pouco mais de 600 leitos. A estimativa é que o hospital traga mais de 200 novos leitos, o que representa um avanço significativo. É uma proposta que contempla não apenas Mossoró, mas toda a região Oeste.”

A criação de um hospital universitário em Mossoró é uma antiga demanda da comunidade acadêmica e da população local. Com dois cursos de medicina — um na Uern e outro na Ufersa —, o município reúne as condições técnicas, estruturais e humanas para sediar a unidade, que poderá integrar o sistema de hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A próxima etapa da articulação será o levantamento de dados técnicos, visitas a instituições que já possuem hospitais universitários e a formalização de uma frente parlamentar para apoiar a proposta junto à bancada federal.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support