Em Natal

Projeto Educonex@o já atende 71% da Rede Municipal de Ensino

Foram beneficiadas com o projeto, inicialmente, 105 unidades, sendo 54 escolas de Ensino Fundamental e 51 Centros Municipais de Educação Infantil.

Capacitação e novas tecnologias são termos fundamentais e que hoje é uma realidade na Rede Municipal de Ensino de Natal. Lançado em março deste ano, o Projeto Educonex@o, que acontece na capital do Rio Grande do Norte numa parceria do Instituto Net Claro Embratel (Grupo América Móvil), Instituto Crescer e Prefeitura do Natal, já foi implantado em 71,9% das 146 unidades de ensino do município.

Para o pleno funcionamento, o Educonex@o está promovendo a capacitação de 72 professores para o uso das atuais tecnologias digitais e que resultam em novas formas de ensino e aprendizagem, além de garantir internet e TV por assinatura nas unidades de ensino.

O coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE Natal), da Secretaria Municipal de Educação, professor Mailson Corsino de Barros, explica que o Instituto Net Claro Embratel fez a doação de dois pontos de Internet Banda Larga com velocidade de 10 Mega e serviço de TV a Cabo (incluindo canais educativos e filmes infantis) para dois pontos, ambos, em cada unidade de ensino.

Foram beneficiadas com o projeto, inicialmente, 105 unidades, sendo 54 escolas de Ensino Fundamental e 51 Centros Municipais de Educação Infantil. Alcançando 71,9% da Rede Municipal de Ensino, com possiblidades de totalizar 100% no atendimento.

Segundo o coordenador do NTE Natal, o processo de instalação já foi totalmente concluído pelo Grupo e os serviços estão em pleno funcionamento. “Disponibilizamos um técnico do NTE para acompanhar as instalações, para viabilizar o melhor local dentro das escolas e centros de educação. Nas escolas escolhemos colocar um ponto de TV e internet ligado as lousas digitais e o outro ponto foi escolhido um local que possa ser distribuído para toda a escola, beneficiando a parte administrativa das unidades, pois os pontos tem Wi-Fi”.

“A parceria permitiu a chegada da internet de qualidade nas unidades de ensino e vai levar esses recursos para a sala de aula, facilitando o trabalho do professor e despertando a curiosidade e aprendizado do aluno. Também é bom destacar a importância das lousas digitais nas escolas, que com TV por assinatura serão utilizadas como cinema e para assistir programas voltados para a educação”.

O gerente de operações da Net, Elton Rodrigo dos Santos, afirmou que o Grupo América Móvil tem o intuito de mostrar à população que são capazes de atender seus anseios e de levar para todos o que tem de mais avançado em tecnologia, segurança e satisfação. Natal foi a primeira cidade beneficiada pelo projeto em 2017. Além disso iremos dotar os professores de estratégias para lidar com as tecnologias em nosso curso pelo Instituto Crescer. Já finalizamos a instalação de todas as 105 unidades.

A Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro, situada no bairro Neópolis, conjunto Pirangi, Zona Sul de Natal, é uma das unidades de ensino contemplada com o Projeto Educonex@o. A escola possui atualmente 272 alunos matriculados, e atende crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Para a professora do Laboratório de Informática, Francinete Morais de Matos Noberto, a implantação do Projeto Educonex@o é de extrema importância para melhorar o aprendizado das crianças. “Com a chegada do recurso da internet dinamiza mais ainda o nosso trabalho, melhorando nas áreas de ensino e aprendizagem”.

Ela conta que durante o curso de capacitação do projeto, os docentes cursistas estão aprendendo como utilizar as novas tecnologias associadas as práticas pedagógicas. “Vamos utilizar esta nova linguagem e os recursos da internet para dinamizar a aprendizagem significativa, ensinando e orientando os nossos alunos na busca e pesquisa de novas informações”.

“O objetivo é fazer com que os estudantes possam usar os recursos das novas tecnologias de forma significativa e criativa. Como podemos utilizar um nível de aprendizagem a partir das redes sociais como Instragram, Facebook e Twitter? E utilizar os elementos da internet para o planejamento das aulas? Vamos produzir vídeos e fazer reportagens, trazendo para eles, a possibilidade de serem produtores, produzindo materiais a partir dos conteúdos trabalhados nas disciplinas”, explicou a professora.

A aluna Samily Graciele Belo da Silva, de nove anos, contou que está muito contente com a chegada da internet em todos os computadores do laboratório de informática da escola. “Agora, eu e meus colegas temos a oportunidade de pesquisarmos na internet, ajudando nos trabalhos de sala de aula. Também ouvimos músicas e assistimos vídeos, orientado pelos nossos professores”.

A estudante Ana Clara Silva de Oliveira, de nove anos, também achou muito importante a utilização da ferramenta da internet na escola. “Quando estou fazendo um texto no Word e tenho dúvida como escrever uma palavra, também pesquiso na internet. Nesta aula, estamos pesquisando na internet sobre a vida e obra da escritora Nísia Floresta. A pesquisa, ajuda bastante nas nossas atividades”.

Com abrangência nacional, o Educonex@o está presente em 36 cidades brasileiras, e em 13 Estados. Entre os anos de 2011 e 2016, beneficiou mais de 1.030 escolas, 1.400 professores e 38 mil alunos. Natal é a segunda cidade do país em termos proporcionais de abrangência do projeto. A cidade com maior abrangência é São Caetano do Sul (SP).

PMM

Notícias semelhantes