Ufersa

Nova reitora lança nota sobre nomeação

Ludimilla Oliveira foi anunciada hoje como primeira mulher a comandar a Ufersa.

A professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, anunciada pelo presidente Bolsonaro como futura reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) lançou nota à sociedade, a imprensa e a comunidade ufersiana falando sobre ter sido a escolhida.

Veja a nota na íntegra:

               NOTA À SOCIEDADE, A IMPRENSA E A COMUNIDADE UFERSIANA

Abro está nota, glorificando e agradecendo a Deus por todas às coisas, por seus feitos , maravilhas e ressalto : obrigada Senhor até aqui a Tua mão me sustentou.

Só poderia mesmo ser no país de Mossoró, com toda à sua vanguarda de pioneirismo na vida de mulheres, que se escreveria  mais uma página da sua história , e dessa vez sobre: a professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, uma mossoroense, a ser primeira mulher reitora em 53 anos de existência da ESAM-UFERSA.

Um momento ímpar, vivido sob a égide de uma pandemia e num mundo virtual, de maneira plena. Um destaque, quero fazer numa fala de encerramento no momento do único debate , entre os postulantes ao cargo durante a campanha para  a consulta acadêmica, que também pela primeira vez, superaram em número, chegando a cinco, com uma única mulher.

Eis o trecho…”  Mossoró terra de Celina Guimarães, irei na contramão como o ex- Ministro Francisco Fausto Paula de Medeiros, o qual tive  a honra de sentar na cadeira 23, antes ocupada pelo mesmo na AMOL – Academia Mossoroense de Letras , para fazer da UFERSA uma só…”

O destaque acima, é para justificar os fatos que sucederam o momento após,  o processo histórico , da  “CONSULTA ACADÊMICA que não É ELEIÇÃO”, realizada por meio do edital 02/2020 da UFERSA, que foi abalizada conforme Medida Provisória nº 914/2019, Lei nº 9.192/1995, como também, em similar teor ao Decreto nº 1.916/1996 e Instrução normativa CONSUNI/UFERSA nº 001/2020.

Assim como, Celina Guimarães, fui confundida. Um despacho ideológico, subjetivo e com qualificadoras amplamente arvoradas no mundo virtual, e a professora Ludimilla Oliveira passou a ser : GOLPISTA, INTERVENTORA, MAU CARÁTER, DITADORA, AUTORITÁRIA, CONTRA A DEMOCRACIA, A VERGONHA DE SEUS ALUNOS DA UFERSA, A VERGONHA DE SEUS COLEGAS  PROFESSORES, MORTA COM DIREITO A TÚMULO POLÍTICO, FASCISTA, SEM DIREITO A NENHUM SEGUNDO DE PAZ E AINDA TEVE QUEM  SOLICITASSE MINHA MORTE, ANTES QUE ESSE DECRETO FOSSE PUBLICADO.

À  SOCIEDADE, A IMPRENSA E A COMUNIDADE UFERSIANA :

Respeito às manifestações, mas é preciso esclarecer:

1.     Nunca será um GOLPE , a escolha de quem não fica numa primeira colocação de uma LISTA TRÍPLICE, e aqui me refiro a minha terceira colocação na mesma.

LEIAM ATENTAMENTE, na integra o artigo 1º do Decreto 1.916/96, “O Reitor e o Vice-Reitor de universidade mantida pela União, qualquer que seja a sua forma de constituição, serão nomeados pelo Presidente da República, escolhidos dentre os indicados em listas tríplices elaboradas pelo colegiado máximo da instituição, ou por outro colegiado que o englobe, instituído especificamente para este fim”, vejamos, in verbis, as primeiras frases do Edital nº 02/2020 – UFERSA, “O colégio eleitoral, instituída pela portaria UFERSA/GAB No. 0153/2020, de 12 de fevereiro de 2020, revogada PORTARIA UFERSA/GAB N.º 249/2020, de 12 de maio de 2020 no uso de suas atribuições legais torna público edital para condução da consulta à comunidade acadêmica com a finalidade de formação de lista tríplice para a escolha de reitor desta universidade”.

2.     “REITOR ELEITO” , a expressão amplamente utilizada para fazer o chamamento da indicação de uma primeira colocação numa LISTA TRÍPLICE , NÃO  justifica a DEMOCRACIA.  Nesse caso, a escolha cabe unicamente a  Presidência da República, não tivemos uma ELEIÇÃO COM VOTOS DIRETOS , e mais  essa luta para  ELEIÇÃO DIRETA NAS UNIVERSIDADES, não tem sido pauta em nenhum momento independente do momento político, de quem governa à nação. Restando nesse caso , o aceite pacífico para quem de direito for nomeado , num momento de escolha onde couber uma LISTA TRÍPLICE.

3.     INTERVENÇÃO, CONTRA A  DEMOCRACIA , essa discussão não cabe nesse momento da ESAM-UFERSA. Primeiro, porque a escolha para  a gestão  2020-2024, aconteceu dentro da forma legal, legitimamente constituída e mais todos os que participaram do processo, assinaram dando ciência para os trâmites decorrentes do EDITAL (já destacado anteriormente) .  Nesse sentido, muito menos ainda cabe o destaque CONTRA  A DEMOCRACIA DA COMUNIDADE ACADÊMICA , porque a comunidade teve a oportunidade não só de opinar na escolha , mas de acompanhar a seriedade da condução de todo o processo na Universidade.

A autonomia universitária, nos termos do artigo 207 da CF, se mantém integra na escolha do segundo ou terceiro de uma lista tríplice. “Nos termos da jurisprudência deste Tribunal, o princípio da autonomia universitária não significa soberania das universidades, devendo essas se submeter às leis e demais atos normativos. [RE 561.398 AgR, rel. min. Joaquim Barbosa, j. 23-6-2009, 2ª T, DJE de 7-8-2009.]”. A Universidade tem sua autonomia tal qual a todos os institutos, regido pelo Poder Executivo, quais sejam, Autarquias, Fundações, Empresas pública e, inclusive, institutos de outros poderes como o Supremo Tribunal Federal – STF, Tribunais Superiores (STJ, TRT, TRE), o qual haverá sempre o controle político da Presidência da República.

Entretanto, assim como o ex- Ministro Francisco Fausto de Medeiros, TRT (Areia Branquense ilustre) , terei que seguir na contramão. O caráter subjetivo incitado pela aversão , ódio, em manifestos publicados e divulgados, em todo o percurso até aqui, só me fez crescer ainda mais e entender, que nossa nação  realmente precisa de formação, educação, parcimônia e compreensão para perceber o que é viver num Estado Democrático de Direito.

Mossoró terá nos anais de sua história, uma mossoroense, que numa tarde durante a participação de uma “live a convite da ABMCJ- Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica”, teve que bruscamente revidar as afrontas, as intolerâncias e as acusações desnecessárias, primeiro por ser Ludimilla , humana e com direito a ser respeitada em seus espaços. Mas, o fato ganhou visibilidade, passando a ser palanque de (des) honra , e do aprofundamento contra a minha integridade enquanto pessoa humana.

Um outro ponto importante da história da ESAM-UFERSA, que veio à tona,  foi um fato ocorrido em 1991 na Instituição. INTITULADO COMO UM GOLPE,      com um percurso diferente em sua tramitação na ESAM e com uma situação , que em nada pode ser comparada a esse nosso momento de CONSULTA ACADÊMICA – LISTA TRIPLICE. Mas, usado como parâmetro para por fim , na tranquilidade das atividades acadêmicas a partir de agora.

A situação exposta, só serve para mostrar que nosso compromisso com a ESAM-UFERSA, permanece com o vínculo ainda mais forte , assertivo, determinado, aguerrido e responsável. Faremos o nosso melhor, com afinco, zelo, dedicação e com amor. Às diferenças, serão diluídas no respeito, no comprometimento, na paz , no diálogo , numa gestão republicana, transparente e valorizando às pessoas, acima de tudo por serem humanas, por seus sentimentos e convicções.

A essência, o caráter, a lisura e o saber fazer sob a liderança de uma mulher, trará  um impacto para a memória e mais uma página para a história do país de Mossoró.

UFERSA ANGICOS, UFERSA CARÁUBAS, UFERSA PAU DOS FERROS , UFERSA MOSSORÓ, somos uma UFERSA SÓ.   E , daqui em diante  às ações e o nosso trabalho trarão  respostas , conceitos, valores e o balizamento necessário capaz de promover a integração, o crescimento e o desenvolvimento para se viver a GESTÃO 2020-2024, com Prof. Ludimilla Oliveira  e o Prof. Roberto Pordeus e toda a sua equipe.

Saúde e paz  é o meu desejo para cada um de vocês, pois tenho a  certeza que dias melhores virão!

  Prof . Dra. Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira

Mossoró 21 de agosto de 2020.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support