Saúde

Ministro anuncia nova secretária de combate à Covid

A médica infectologista Luana Araújo será a titular da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta-feira (12) a médica infectologista Luana Araújo como titular da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, criada na gestão dele para centralizar as ações de combate à pandemia. Ela é formada pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em epidemiologia na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Em breve discurso, Araújo se solidarizou com as vítimas e familiares da Covid-19 e prometeu trabalhar com evidências científicas. Ela disse ter atuado na linha de frente do combate à doença, ressaltou sua formação na Universidade Johns Hopkins e vocação para “trabalhar com preparo e resposta dos sistemas de saúde ao redor do mundo em relação a pandemias”.

“Essa é minha vocação natural, ministro, e fico muito feliz que se alinhe aos objetivos traçados para essa secretaria: trabalho duro, pautado na tecnicidade, nas evidências científicas, buscando sempre soluções eficientes e adaptadas a nossas vulnerabilidades socioeconômicas, de modo a oferecer o que há de mais atualizado e adequado à nossa realidade”, afirmou a médica.

Queiroga destacou que, ao escolher Araújo, seguiu orientação do presidente da República, Jair Bolsonaro, de ter quadros qualificados na pasta. E também ressaltou o fato de a nova secretária ser mulher, afirmando que elas são “sinônimo de eficiência no enfrentamento à pandemia da Covid-19”.

O evento no qual Queiroga anunciou a secretária também foi apresentado pela pasta como um lançamento da Campanha de Conscientização sobre Medidas Preventivas e Vacinação contra a Covid-19. Na ocasião, o ministro interagiu com novos personagens relacionados ao tema: a família do Zé Gotinha. Foi apresentada ainda uma nova página na internet com dados sobre Covid-19.

Em diversos momentos do breve evento Queiroga mencionou cumprir as determinações do presidente Jair Bolsonaro, como, por exemplo, quando afirmou atuar em conjunto com outros ministérios. A ministra Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e o ministro João Roma, da Cidadania, estavam presentes.

“O presidente sempre teve compromisso com a saúde e com a economia. E nos deu essa incumbência de trabalhar de maneira integrada, com os demais ministérios, para conseguirmos assertividade nas ações de políticas públicas”, destacou Queiroga.

O Globo

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support