JESUS, SUS E OS JUDAS
No período que vivemos é carimbo ouvir a frase “é tempo de natal”. E é mesmo, tempo do nascimento do salvador. Aproveito a oportunidade para citar a professora paulista Edna Frigato, em suas redes sociais, quando diz “Não basta celebrar o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, é preciso também tê-lo no coração no dia a dia e seguir os seus ensinamentos”. Isso posto, vamos lembrar ainda que, apesar de tudo aquilo que ele pregou, fez e deixou, ainda surgiu no seu caminho a figura do traidor, o Judas. Detalhe importante, estamos falando do Judas Iscariotes que, na tradição cristã, vendeu o mestre Jesus Cristo por 30 moedas de prata aos soldados romanos.
E onde entra, no momento, o SUS – Sistema Único de Saúde, nessa história toda? É fácil de explicar. Aproveitando a citação da professora no tópico acima, “não basta aparecer na tela da televisão celebrando o SUS, é preciso tê-lo funcionando na prática em seu dia a dia, e não apenas na propaganda, muitas vezes, meramente politiqueira”. É muito forte a cena daquele cidadão sentado e morto em uma cadeira enquanto aguardava atendimento pelo SUS, que não veio, em uma Unidade de “Pronto” Atendimento (UPA). Enquanto isso, quando aquela figura de influência na população que faz a defesa do SUS precisa de assistência médica, passa longe da UPA e vai ao mais sofisticado, equipado e caro, hospital particular. Essa turma, é assim, o Judas, o traidor moderno do discurso politiqueiro, da falácia. É o que penso, e logo escrevo.
QUESTÃO DO ESTACIONAMENTO
Na edição anterior da nossa coluna comentamos um pouco dos muitos problemas existentes no trânsito, isso no Rio Grande do Norte e até na Paraíba, como foram os números apresentados dos acidentes no perímetro urbano em João Pessoa e Campina Grande, e citamos que em Mossoró-RN o quadro era idêntico. A repercussão do tema foi excelente, inclusive com manifestações de experientes sindicalistas do setor de transportes, parabenizando pela forma como o tema foi colocado. Desde já, eu agradeço. Obrigado mais uma vez aos amigos e leitores Diassis e Décio Neves.
No texto da coluna da semana passada focamos o comentário nas informações repassadas pelo Décio, esse semana quero me reportar ao que disse Diassis. Esse começou sua mensagem lamentando a postura antiga dos proprietários de lojas e funcionários que ocupam o estacionamento próximo as suas calçadas, tirando o espaço dos seus clientes. Enquanto isso, acrescentou ele, falta também na área comercial de Mossoró estacionamento rotativo, limitando os minutos entre o tempo de entrada e saída. Assim, acredita, ajudaria a fluir o trânsito e opções para ir de carro até a área central. Como não existe uma política de educação no trânsito, é preciso punir os infratores, por exemplo citou Diassis, voltando com a colocação de radares na Avenida Presidente Dutra, onde acidentes graves aconteceram e seguem com registros. Aos que não gostam da punição eu digo, não cometam e muito menos manifestem apoio aos que cometem infrações.
LIMITANDO AUMENTO DO MÍNIMO
Aquilo que já era o mínimo, agora ficou limitado. Isso mesmo, o mínimo limitado. Esse foi o Projeto de Lei enviado pela equipe econômica do Presidente Lula e aprovado pelos deputados federais e senadores. Isso significa, senhoras e senhores trabalhadores e trabalhadoras que dependem do salário mínimo de forma direta ou como base do seu ganho real, que todos estão juntos nessa limitação impositiva, digo, deputados, senadores e o Presidente da República Federativa do Brasil. Que não parem dúvidas.
E, ainda de acordo com o noticiário da CNN Brasil, esse foi o último projeto do pacote das medidas para cortar gastos e assim, acreditam, cumprir a meta fiscal. Parece assim que a falta de gestão é culpa do trabalhador que recebe salário mínimo. Na justificativa, se é que convence, o senador Rogério Carvalho (PT-SE), relator da proposta, disse que o senado evitou mudanças para acelerar a tramitação, não retornando mais à Câmara. Anote para não esquecer que, o projeto de lei (PL) limita o aumento real do salário mínimo e altera regras de acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). E tudo isso para melhorar os programas e benefícios sociais, ou seja, manter o povo dependente do dinheiro público (erário) e assim seguir como fácil massa de manobra. E eu pensei que tudo isso seria para gerar emprego e renda para tornar o trabalhador independente do governo e apenas dependente do seu suor e competência. Sonho meu, sonho meu…
JOGANDO TUDO FORA
Se aproxima a disputa de mais um Campeonato Estadual de futebol profissional no Rio Grade do Norte e com ele a certeza antecipada de um grande prejuízo. A questão aqui diz respeito a perca de uma das principais referências do futebol norte-rio-grandense que é a ausência da cidade de Mossoró. Alguns podem se perguntar, como assim, já que temos Potiguar e Baraúnas, times da cidade, jogando a competição? Eis o problema, eles estão no torneio, a cidade não.
Eu digo que Mossoró, principal cidade do interior, participa com seus representantes e não estará presente pelo fato de Potiguar e Baraúnas mandarem seus jogos além fronteira do município. Mais uma vez o estádio Nogueirão segue fechado e assim o torcedor alvirrubro e tricolor fica na obrigação de acompanhar o clube do coração em outra cidade. Isso significa, mais um ano, de mando de campo jogando em Assu, Serra do Mel, Pau dos Ferros ou Apodi, reforçando, Mossoró fica de fora. Por isso eu digo, em 2025 no Campeonato Estadual a dupla Potiba estará jogando tudo fora. O estádio Nogueira segue fechado sem perspectiva de reforma ou permuta.
VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
A preocupação com um possível novo avanço, em larga escala, da Covid-19, tem provocado a realização de campanhas extras de vacinação. Em Mossoró a prefeitura promoveu no sábado, 21, um dia especial com público alvo definido tendo como local a Unidade Básica de Saúde Maria Soares da Costa, no bairro Alto São Manoel, no região leste da cidade. Com essa ação o Executivo municipal espera poder manter sob controle a situação local. Atualmente, de acordo com informes publicados pelo RN em Fatos, com Luciano Lellys, a vacinação contra a Covid-19 contempla grupos de rotina e especial.
São eles: Criança de 6 meses a menores de 5 anos; Gestantes; Idosos, a partir de 60 anos ou mais idade; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência; Pessoas imunocomprometidas; Indígenas vivendo em terra indígena; Indígenas vivendo fora da terra indígena; Ribeirinhos; Quilombolas; Puérperas; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente; Pessoas com comorbidades; Pessoas privadas de liberdade; Funcionários do sistema de privação de liberdade; Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e; Pessoas em situação de rua. A vacinação contra Covid-19 para a população em geral será ofertada, eventualmente, mediante disponibilidade de doses.
TRANSPORTE PÚBLICO FECHANDO AS PORTAS
Antes quando se falava no transporte público fechando suas portas, seria para garantir segurança dos passageiros após o embarque. Hoje essa denominação, infelizmente, tem outro sentido nada agradável aos usuários de transporte público. O fechar aqui, de forma literal, significa que estes estão encerrando suas atividades. O foco, pelas informações que me foram repassadas pelo leitor e militante experiente do movimento sindical dos profissionais do volante, Diassis, é o chamado transporte coletivo urbano em Mossoró-RN.
Algumas empresas já foram embora e, segundo ele, não consegue entender a mágica para a sobrevivência de uma única empresa que presta esse serviço na capital do Oeste. Diassis reforça que não adianta se queixar do preço do combustível pois, segundo ele, ali no bairro São Manoel, em sua principal via de acesso, a Presidente Dutra, existem pontos com 20 taxis dos quais, uns 15, fazem viagens com apenas 01 passageiro. Porém, no geral, o quadro é delicado e a tendência é o desaparecimento completo do famoso ônibus de linha. Lamentável.
MENSAGEM
“Assim como os pastores seguiram a estrela para encontrar Jesus, que possamos seguir o seu exemplo de humildade e fé.”
DEU A LOUCA NO JOGADOR DE FUTEBOL
Nem mesmo a prisão de alguns famosos jogadores e ex-jogadores de futebol consegue inibir os demais no sentido de evitarem cometer algum tipo de delito. Além dos problemas com Daniel e Robinho, inclusive com cadeia para ambos, a turma ainda do lado de fora parece querer seguir o mesmo caminho. Cito aqui os casos mais recentes envolvendo os jogadores Vitinho, esse do Baraúnas de Mossoró e no cenário nacional, Everton Cebolinha, do Flamengo.
O volante Vitinho do tricolor mossoroense foi preso suspeito de participação de um assassinato em Campina Grande, cidade da Paraíba. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o atacante rubro-negro surtou em sua residência, com ciúmes da esposa Isa Ranieri e, de acordo com relato de vizinhos ao jornal Extra, promoveu um “quebra-quebra” dentro do apartamento. Aliás, seria o segundo ato do jogador que teria feito o mesmo no último mês quando quebrou o celular da esposa. Pelo visto deu a louca nos jogadores de futebol, achando que podem tudo e não gostam da paz.
REVISÃO DE FÉRIAS
Fim de ano, muitas festas, férias das crianças e até uma licença, para muitos, do trabalho e, enfim, saindo um pouco da rotina para relaxar. Alguns permanecem em suas cidades no entanto, e não são poucos, outros buscam novos ares e para isso pegam a estrada. É nesse momento que os especialistas recomendam cuidado redobrado com o veículo providenciando de forma antecipada a chamada revisão de férias.
A dica mais direta é cuidar de freios, pneus, troca do óleo e uma boa checada na bateria. Afinal, lembram novamente os especialistas, o seu carro estará saindo de uma rotina tranquila da cidade para pegar a estrada e enfrentar trânsito, mudança de temperatura entre outras situações que acabam por forçar de forma extra toda a estrutura do veículo. Para encarar tudo isso sem estragar suas férias, é preciso sim realizar a revisão completa. No mais, um bom descanso e divertimento.
“VALE-PERU” PARA JUÍZES EM MATO GROSSO
Seja qual for o seguimento a turma não perde a oportunidade de querer colocar um extra no bolso. Só que desta vez em um seguimento do judiciário brasileiro o ato não se completou. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu suspender o pagamento de auxílio-alimentação natalino de R$ 10.055,00 aprovado para juízes e servidores do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT). O tal auxílio ficou mais conhecido como “vale-peru”.
A decisão foi proferida na sexta-feira (20) pelo corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, e suspende a deliberação do Conselho da Magistratura do TJMT que foi aprovada no dia 17 de dezembro para garantir o repasse do benefício no mês de dezembro. A norma também reajustou o auxílio mensal dos meses seguintes para R$ 2.055,00. Na decisão, o corregedor entendeu que o aumento do auxílio-alimentação representa uma “desconfiguração” do benefício e achou necessário suspender o pagamento para analisar profundamente o caso. Como se encontra em análise, é possível que o “vale-peru” chegue até o carnaval e se torne “vale-folião”. (Fonte: Diário do Poder).
DICA LEGAL – CADASTRO ANIMAIS DOMÉSTICOS
A coisa pode parecer um pouco maluca e realmente provocou muitas reações estranhando a medida, mas, agora é lei, vamos informar aqui na nossa Dica Legal. Acontece que, deputados e senadores aprovaram e o governo federal sancionou a lei 15.046, agora mesmo no dia 18 de dezembro de 2024. De acordo com o que foi colocado na justificativa, e de forma reduzida reproduzimos aqui, a medida tem o objetivo de ajudar na localização de pets abandonados, seus proprietários e a implementação de novas políticas públicas. E eu que pensava que, cuidar do animal de estimação seria missão daquele que se propõe criar. Afinal, quem ama, cuida.
Sigamos com os dados da nova lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela cria um cadastro nacional de animais domésticos reunindo informações por meio de um banco de dados, que possa ajudar a localizar os donos de animais abandonados, combate a maus-tratos e obter segurança para compra e venda. E se ligue nesses detalhes: A União será responsável por criar e fiscalizar o cadastro, que será acessível ao público pela internet. Na plataforma, estarão disponíveis informações como CPF, RG e endereço dos donos, além de dados dos animais, como espécie, raça, idade e vacinas. Se ligou, seus dados estarão expostos na rede mundial de computadores. Além de documentos, até o seu endereço.