Precauções

II Ursap realiza capacitação sobre coronavírus.

A capacitação teve como palestrantes a enfermeira especialista em Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Hospital Rafael Fernandes

A II Unidade Regional de Saúde Pública ( II Ursap) realizou nesta quarta-feira (19), no auditório da unidade de saúde, uma Capacitação sobre Coronavírus direcionada aos coordenadores da Atenção Básica e enfermeiros com perfil multiplicadores dos Municípios.

A capacitação teve como palestrantes a enfermeira especialista em Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Hospital Rafael Fernandes, Hugmara Araújo Fonseca e o farmacêutico bioquímico Davi Trigueiro do LAREN.

Presentes ao evento a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a coordenadora do Núcleo Técnico, Cintia Simão, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Vera Cristina Vale, o diretor do Hospital Rafael Fernandes, Leonardo Menezes e a enfermeira do LAREN, Maria das Graças Góis Morais.

Segundo a enfermeira especialista em Enfermagem do Trabalho, Hugmara Fonseca são objetivos desta capacitação preparar os profissionais de enfermagem e da Atenção Básica no sentido de minimizar os efeitos da disseminação de uma cepa pandêmica sobre a morbimortalidade e suas repercussões na economia e no funcionamento dos serviços essenciais; monitorar a entrada de uma cepa pandêmica no estado; fortalecer as ações realizadas nos Municípios do RN para vigilância ativa e assistência aos possíveis casos e fortalecer a infraestrutura do Estado para lidar com situações de emergência epidemiológica em doenças de transmissão respiratória: vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, diagnóstico laboratorial, assistência, e comunicação.

“Os principais sintomas da doença são febre alta, tosse e dificuldade para respirar. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos”, disse Hugmara Fonseca.

Precauções

Lavagem de mãos frequente com água e sabão, com duração mínima de 20 segundos, evitar tocar nos olhos, nariz e boca, com as mãos não lavadas, evitar contato próximo com pessoas doentes, ficar em casa quando estiver doente, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com lenço de papel descartável, jogando-o no lixo após uso, limpar e desinfetar objetos e superfície tocados com frequência, evitar aglomeração de pessoas, não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos ou garrafas) e evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Os Hospitais de Referência são o Hospital Giselda Trigueiro e o Hospital Maria Alice Fernandes. O Brasil permanece sem confirmação da doença.

“Este evento faz parte do Plano Estadual de Contingência para Infecção Humana pelo novo Coronavírus. As Equipes das Unidades Básicas de Saúde e os profissionais de enfermagem deverão estar preparados para atuarem de forma efetiva na disseminação de informações, orientando a comunidade sobre os riscos de transmissão e as formas de evitá-la, bem como coordenar o acesso aos serviços de referência, de acordo com os protocolos técnicos pré-definidos para a organização racional da rede de assistência à saúde., ressalta a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support