Epidemiologia

Idosos representam quase 70% dos óbitos por Covid-19 no RN

O dado foi destacado na coletiva de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quarta-feira (30)

Os idosos são maioria entre as vítimas fatais da Covid-19 no Rio Grande do Norte. É o que aponta dados do mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de mais recente da Covid-19 no Rio Grande do Norte, Segundo o documento, 69,6% dos óbitos pela doença ocorreram em pessoas com 60 anos ou mais.

O dado foi destacado na coletiva de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quarta-feira (30), e chama atenção para o cuidado com a saúde da pessoa idosa, que tem o dia 1º de outubro instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional do Idoso.

De acordo com o professor Kênio Costa Lima, do Instituto Envelhecer/UFRN, na maioria dos Estados do Nordeste o índice de óbitos em idosos chega aos 70%, e no Maranhão a taxa é de quase 80%.

“Precisamos refletir sobre a perda da autonomia e da independência que a população idosa está sofrendo com a pandemia. Temos que voltar as atenções para a manutenção da condição de saúde dos idosos e evitar o preconceito. Ninguém precisa morrer apenas por causa da idade”, afirmou.

O professor também destacou a importância da atenção primária em saúde no acompanhamento da população idosa, segundo ele “essencial para controlar as doenças crônicas, para que não haja agravamento dos casos, evitando óbitos”.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...