Coronavírus

Idosa morre de Covid-19 após esperar vaga na UTI

Francisca era hipertensa, diabética e tinha quadro de osteoporose

Diagnosticada Covid-19, a idosa Francisca Maria de Fátima dos Santos, de 67 anos, morreu na noite desta segunda-feira (8) após esperar na fila por um leito de UTI. Ela estava em uma sala improvisada do Hospital Santa Catarina, na zona Norte de Natal, esperando ser transferida para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A paciente deu entrada no último dia 2, sendo prontamente atendida pela equipe médica. Naquele momento, em virtude da crescente demanda provocada pela pandemia da Covid-19, todos os leitos estavam ocupados.

Ela foi inscrita na Central Estadual de Regulação, que fez uma busca ativa por vaga de leito de UTI, mas ela não resistiu e foi a óbito na noite de ontem. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), ela estava na prioridade 2 da fila de espera – que são pacientes que precisam de internação em leito crítico.

Francisca era hipertensa, diabética e tinha quadro de osteoporose, o que agrava sua situação.

Nesta terça-feira, pelo menos 51 pessoas confirmadas ou com suspeita de coronavírus estavam na fila de espera por um leito de UTI. Eram 4 pessoas na prioridade 1 e 47 na prioridade 2. Ainda há pacientes das prioridades 3 e 4 que também precisam de leitos, porém, mais simples, clínicos. Nestes últimos grupos, são 72 pessoas.

A Sesap afirma que há previsão de abertura de 114 leito no estado ao longo dos próximo 15 dias. Desses, 51 são leitos clínicos, de estabilização ou retaguarda, enquanto 63 são leitos de UTI.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...