Coronavírus

Idosa de 99 anos volta para casa após passar 7 dias internada com Covid no RN

Dona Peregrina Exaltação dos Santos já havia tomado as três doses e passou sete dias em um leito cínico voltado para pacientes com a doença em São Gonçalo do Amarante

Uma idosa de 99 anos voltou para casa após passar sete dias em um leito clínico voltado para pacientes com Covid-19 em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

A família da dona Peregrina Exaltação dos Santos e a Secretaria Municipal de Saúde atribuíram o quadro mais tranquilo da doença na idosa à vacinação contra a doença. Ela já havia tomado as três doses.

Dona peregrina deve completar 100 anos de idade no dia 30 de abril. Segundo a família, sempre houve muito cuidado com ela, durante a pandemia, mas no dia 25 de janeiro a idosa testou positivo para a Covid-19. A situação deixou a família preocupada.

“Claro que a preocupação existe, devido à idade dela, avançada, mas não tão grande, porque ela estava estável, não precisou de UTI. Não houve aquela preocupação tão intensa, como se ela não estivesse vacinada, porque ai sim o vírus seria bem pior”, diz o neto, Carlos José Santos.

Peregrina ficou internada sete dias no Hospital de São Gonçalo do Amarante e não precisou de UTI.

Ela já tinha concluído o esquema vacinal contra a Covid-19 em outubro de 2021 e a família atribui a isso o fato de ela não ter desenvolvido sintomas mais graves da doença. Ela precisou usar máscara de oxigênio apenas por um dia, “graças à ciência e às vacina que ela tomou”, diz o neto.

O secretário de Saúde do município, Jalmir Simões da Costa, explicou que a paciente chegou ao hospital com a saturação abaixo do normal, permaneceu em um leito clínico e deixou a unidade sem nenhuma sequela, diferente da situação de outros pacientes que, segundo ele, têm chegado ao hospital sem o ciclo vacinal completo.

“Diferente dos demais, dona Peregrina nos deixou uma lição que a vacina salva vidas. Ela tomou a terceira dose em outubro de 2021 e foi salva. A vacina salva. Infelizmente, os demais pacientes que estão chegando, em sua maioria, não têm o ciclo vacinal completo”, declarou.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a maior parte dos pacientes internados com quadro grave de Covid em unidades de tratamento intensivo da rede pública no RN é de pessoas que não completaram o ciclo vacinal contra a doença.

G1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support