Eventos de massa estão liberados no RN a partir de hoje
Atividades podem ser realizadas respeitando-se protocolos de biossegurança e limites de pessoas
Estão permitidos, a partir de hoje, no Rio Grande do Norte, a realização de eventos de massa. Pelo decreto publicado em 23 de junho pelo Governo do Estado, estão liberados eventos com até 150 pessoas, desde que esse número não ultrapasse 20% da capacidade do local.
Também está liberado o funcionamento de cinemas e teatros, desde que com 60% de sua lotação, além de eventos corporativos com até 450 pessoas.
A liberação está condicionada à utilização dos protocolos de biossegurança, como aplicação do álcool em gel, respeito ao distanciamento social e uso de máscara de proteção sobre boca e nariz.
O decreto de 23 de junho estabeleceu essa retomada de evento de forma gradual, permitindo, inicialmente a realização de eventos corporativos, técnicos, científicos e convenções, cinemas, museus, teatros e parques de diversões. A retomada, dividida em 5 fases, teve início em 25 de junho, e segue gradualmente até 20 de agosto, quando serão aumentados os números de pessoas em cada etapa.
Para os eventos de massa, recreativos e sociais, cuja liberação teve início hoje, também estão sendo retomados em 5 fases e até 17 de setembro haverá liberação para 100% do público, caso permaneça o atual cenário epidemiológico de queda de registros de casos, mortes e redução da ocupação de leitos hospitalares com pacientes de covid.
Para essa liberação gradativa, o Governo do Estado, por meio do Comitê Cientifico, levará em consideração o indicador composto, que alia a avaliação da situação pandêmica com a capacidade de resposta do governo ao cenário.
Os parâmetros são definidos em níveis, com indicação de cores. Nível 1 (risco baixo, cor verde), Nível 2 (risco moderado, cor verde escuro), Nível 3 (risco médio, cor amarela), Nível 4 (risco alto, cor laranja) Nível 5 (risco extremo, cor vermelha). Para a retomada de eventos de massa, serão considerados os níveis 1 e 2. Para as demais atividades, será considerado até o nível 3. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN) divulga a situação dos indicadores por município a cada semana.