Esperança para recebimento de atrasados

O Governo do Estado convocou o Fórum dos Servidores para uma reunião nesta terça-feira (12/3), às 10 horas, na Secretaria de Planejamento (SEPLAN). O objetivo, segundo consta do documento convocatório enviado aos membros do fórum, será apresentar a Proposta de Receita Extra. Para os servidores, surge um alento para o recebimento dos salários atrasados.

O dinheiro extra em questão será aquele advindo de empréstimo que será feito tendo como garantia os royalties do petróleo.

Há servidores que ainda têm a receber do Governo do Estado o mês de novembro de 2017 e o décimo terceiro salário daquele ano, além de dezembro e o décimo terceiro salário de 2018 (esses dois últimos, para todos os servidores).

Desde que assumiu, a governadora Fátima Bezerra (PT/RN) assumiu o compromisso de tentar colocar os salários do funcionalismo público em dia. Em diálogo com os trabalhadores, buscou assegurar o pagamento em dia a partir do mês de janeiro (inclusive antecipando valores para os que ganham menos e para quem está com maior saldo de salários em atraso). Os trabalhadores te, entendido o esforço da governante.

Professores vão à Câmara
Em greve desde a última sexta-feira, (8/3), os professores da rede municipal de ensino saem em caminhada nesta terça-feira, (12/3), até a Câmara Municipal. Eles vão acompanhar a sessão do Legislativo local, onde deverá ser posto em discussão o projeto de lei que concede reajuste aos docentes. Além de reivindicar o reajuste do Piso do Magistério e a concessão das progressões funcionais, os professores protestam pelo fato de a prefeita Rosalba Ciarlini querer conceder apenas 3,75% de reajuste quando o percentual definido pelo Ministério da Educação (MEC) foi de 4,17%.

Mudança de estratégia
Os professores iriam realizar assembleia no auditório do Hotel Villa Oeste. Tiveram, no entanto, que transferir o ato para a sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) quando foram informados que a Câmara colocou o projeto que concede o reajuste para ser votado analisado a partir da sessão de amanhã.

Ditadura se afunilando
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está proibindo seus funcionários de concederem entrevista para falar sobre a Reforma da Previdência. De acordo com comunicado da direção geral do órgãos aos chefes de departamento, diretores, supervisores, coordenadores, nenhum deles poderá falar à imprensa sobre o tema. O comunicado informa ainda que apenas o comando do Ministério da Economia está autorizado a atender á imprensa para discorrer sobre o tema. A determinação é da sexta-feira passada, (8/3).

Audiência
A governadora Fátima Bezerra (PT/RN) recebeu nesta segunda-feira, (11/3), representantes de entidades sindicais de defesa dos trabalhadores do Rio Grande do Norte. Na pauta, discussão sobre respeito aos direitos dos servidores públicos. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN), professor Francisco de Assis Filho, foi um dos líderes sindicais presentes.

Recuo
O prefeito da cidade de Paiçandu, no Paraná, revogou sua própria decisão e voltou a efetuar o desconto do pagamento das mensalidades sindicais em folha. Os próprios trabalhadores fizeram pressão para que o prefeito revogasse seu ato anterior.

Reforma da previdência
Os sindicatos municipais do Rio Grande do Norte tem realizado, a cada dia, debates, palestras e outros eventos sobre a Reforma da Previdência. Instrumentalizam os trabalhadores sobre os efeitos da reforma para que, ao irem às ruas protestar, eles tenham conhecimento de causa e tenham plena consciência sobre o que estão combatendo.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support